Page 203 - Revista da Armada
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da Escola Naval, do Instituto Hidrográfi- Capitão-de-Fragata Músico Carlos da Silva
co, nas suas diversas vertentes, e com o Ribeiro. A Banda habituou-nos a elevados
simulador de navegação do CITAN, onde padrões de qualidade e os seus concertos
os visitantes tinham a possibilidade de ver encerram uma enorme expectativa, sobre-
e simular a saída de uma força naval da tudo, para os amadores da boa música. O
Base do Alfeite, podendo conduzir um programa deste ano apresentava-se eclécti-
dos navios e manobrá-lo dentro de um es- co e equilibrado, adequado à comemoração
paço restrito. Esta iniciativa teve um êxito e à natureza do público, de que se espe-
enorme e atraiu umas centenas de adultos ram gostos diversificados. Mas não deixou
e jovens, com grande entusiasmo. de nos reservar algumas agradáveis surpre-
Um outro pólo expositivo foi colocado sas, como vem sendo seu timbre. Este ano
no magnífico edifício da antiga capita- comemoram-se duzentos anos sobre a data
nia, onde é preciso destacar um peque- de nascimento de Mendelssohn (3 de Feve-
no núcleo dedicado à Aviação Naval e ao reiro último), compositor alemão que viveu
Centro de S. Jacinto. Ali estavam também numa época histórica em mutação, rece-
representações do Comando Naval e das bendo uma influência múltipla do final do
suas actividades, da Direcção Geral da barroco (que o fascinava) e do classicismo
Autoridade Marítima, Escola de Tecnolo- temperados pelo romantismo emergente. A
gias Navais, Centro de Recrutamento da ele se deve a obra Sonho de uma Noite de
Armada, Comissão Cultural de Marinha, Verão, de que faz parte a popular Marcha
com uma parte dedicada ao Museu e à Nupcial. A peça apresentada pela Banda foi
Academia de Marinha e, naturalmente, a Abertura A Gruta de Fingal, Opus 26, es-
uma secção dedicada à Capitania do Por- crita durante uma viagem ao norte da Grã
to de Aveiro, com uma pequena mostra Bretanha, em 1830, e retocada dois anos
de documentos de registo relacionados depois, para uma primeira apresentação
com a Faina Maior. em Londres, no ano de 1832. A escolha
O terceiro pólo estava instalado no Ros- foi perfeita ao recair num trabalho onde se
sio, junto à margem norte do canal, com ouvem os ecos das ondas, que entram e re-
um LARC do Corpo de Fuzileiros e uma bentam na gruta cavada no imenso roche-
lancha de fiscalização rápida onde fize- do de uma paisagem selvagem, intercalados
ram o baptismo de mar cerca de 800 jo- com o canto das gaivotas e a harmonia das
vens. Ainda no mesmo local estava mon- águas em tempos de calma. Tudo cheira a
tada uma tenda com uma apresentação mar nesta obra de Mendelssohn, apresen-
de material (armamento e equipamento) tada pela Banda da Armada.
em uso nos fuzileiros, e uma torre de es- A primeira parte prosseguiu com Dragon
calada onde a juventude de Aveiro teve Fight de Otto Schwartz, e terminou com
ocasião de experimentar as sensações uma estreia absoluta de Time Machine,
fortes de uma actividade operacional opus 155, de Jorge Salgueiro. O compositor
entendida sob o ponto de vista desporti- residente da Banda da Armada já demons-
vo como radical. Num pequeno tanque, trou o seu enorme talento noutras ocasiões
controlado pela Escola de Mergulhado- e este trabalho apenas confirma a qualida-
res, cerca de 200 pessoas efectuaram o de dos anteriores sucessos. Como nos diz
seu primeiro mergulho com equipamento o programa, a obra inspira-se nos sons de
próprio, e num Hospital de Campanha, diversas máquinas do tempo, antigas e mo-
onde se instalou uma equipa do Hospi- dernas, electrónicas e mecânicas, que se
tal de Marinha foram feitos cerca de seis- agitam de forma frenética. Ao ouvi-lo, senti
centos testes de rastreio de saúde com o uma crescente obsessão de que nunca pa-
respectivo aconselhamento técnico, em rem, a transformar-se numa intensa angús-
função dos resultados obtidos. tia de que acabem por parar. Os meus pa-
rabéns para Jorge Salgueiro que, mais uma
O CONCERTO DA BANDA vez, nos trouxe uma excelente obra.
DA ARMADA A segunda parte abriu com Altair de Ge-
No dia 23 de Maio, pelas 22 horas, teve rard Oswald, a que seguiram duas obras do
lugar no Centro Cultural e de Congressos compositor americano George Gershwin. A
da cidade de Aveiro o Concerto Oficial primeira era uma selecção de partes da ópe-
do Dia da Marinha, levado a cabo pela ra Porgy and Bess – abrindo com o imortal
Banda da Armada, dirigida pelo maestro, Summertime – e a segunda foi a obra I Got
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