Page 13 - Revista da Armada
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ACADEMIA DE MARINHA

O Porto de Lisboa e a Golada do Tejo

INTRODUÇÃO                                     de 1992, foi a obra suspensa face às posições   que assim encheram as praias da Costa da
                                                                                               Caparica, dando origem ao extenso areal que
Nos dias 12, 19 e 26 de Janeiro de 2010        de uma Comissão deAvaliação do Estudo de        se manteve por largas décadas e que muito
         realizaram-sa na Academia de Mari-                                                    contribuíu para o desenvolvimento daquela
         nha três palestras centradas no tema  Impacte Ambiental, embora esse mesmo es-        zona em termos balneares. Aberta a Golada,
                                               tudo, então não obrigatório, tivesse concluído  as areias voltaram a passar para dentro do
                                               pela possibilidade da obra.                     Tejo, assoreando ciclicamente a parte terminal
                                                                                               da margem esquerda, acabando por sair com
em epígrafe, mas constituindo visões distin- De então para cá têm continuado a realizar-
                                                                                                              as sucessivas vazantes.
tas que adiante se resumem.Aprimeira, uma -se estudos que ajudem a melhor entender                               As principais consequências

visão hidro-oceanográfica, a segunda, a vi- a hidro e morfodinâmica da parte terminal                          da abertura da Golada foram,
                                                                                                              para além do referido assore-
são de um capitão da Marinha                                                                                  amento da margem esquerda
                                                                                                              e do emagrecimento extremo
Mercante e a terceira, a visão de                                                                             da Caparica, o crescimento da
                                                                                                              vertente N do banco do Bugio
um ex-administrador do Porto                                                                                  (700m em 50 anos) e o cresci-
                                                                                                              mento para SE do Bico de Pato
de Lisboa, respectivamente da                                                                                 – ponta SW do Cachopo Nor-
                                                                                                              te (800m em 50 anos), o que se
responsabilidade do Almiran-                                                                                  traduz num muito maior esfor-
                                                                                                              ço de dragagens para manter
te Francisco Vidal Abreu, do                                                                                  a Barra Sul permanentemente
                                                                                                              aberta, independentemente da
Comandante Joaquim Ferrei-                                                                                    maré, para os navios de maior
                                                                                                              calado que praticam o Porto de
ra da Silva e do Engº Damião                                                                   Lisboa (Fig. 2).
                                                                                                 O já referido estudo de 1989 concluía ser o
Martins de Castro.                                                                             fecho da golada a melhor solução para a ma-
                                                                                               nutenção da Barra Sul pois, diminuindo o
A iniciativa teve por finali-                                                                   comprimento da secção por onde entra e sai
                                                                                               um dado volume de água em cada ciclo de
dade acordar a discussão so-                                                                   maré (designado por prisma de maré), a cota
                                                                                               da secção tem forçosamente que aumentar,
bre a necessidade do fecho da                                                                  aprofundando assim, naturalmente, a Barra
                                                                                               Sul.Acresce que a obra do fecho, por efeito de
Golada do Tejo e teve como                                                                     ressonância, ainda faria aumentar o prisma de
                                                                                                         maré o que, por sua vez, iria refor-
origem próxima a tão falada                                                                              çar o aludido aprofundamento.
                                                                                                            Como vantagens adicionais do
decisão daAPLem expandir o                                                                               fecho da Golada eram ainda con-
                                                                                                         sideradas as seguintes: constituía
Terminal de Alcântara para a                                                                             uma solução para a retenção das
                                                                                                         areias da Caparica, como já antes
operação de contentores.             Fig. 1 – Barra do Porto de Lisboa, Edição de 1939.                  sucedera; melhorava a protecção
                                                                                                         do farol do Bugio; melhorava a
BREVE RESENHA HISTÓRICA                        do Estuário do Tejo, mas sem uma intenção                 protecção das infra-estruturas da
                                                                                                         margem direita, por menos expos-
                                               concrecta dirigida ao fecho da Golada e a um              tas aos Sudoestes e, finalmente, fica-
                                                                                                         vam criadas as condições para um
Que se conheça, a Golada do Tejo (desi- mais completo aproveitamento da margem                           aproveitamento da zona terminal
                                                                                                         da margem esquerda, com fundos
gnação vulgar para a passagem entre a Cova esquerda do rio nessa zona.                                   naturais da ordem dos 20m e águas
                                                                                                         tranquilas face à protecção dada
do Vapor e o Bugio) tem-se mantida aberta                                                      pela obra marítima.
                                                                                                 Decorridos que são quase 20 anos, e face
ao longo dos séculos tendo, no entanto, fe- A VISÃO HIDRO-OCEANOGRÁFICA                        às vantagens expostas, parece recomendável
                                                                                               que novos estudos sejam efectuados recor-
chado naturalmente durante mais de 50 anos,                                                    rendo a modelação física e/ou numérica, mas
                                                                                               orientados especificamente para o fecho da
de finais do séc. XIX até meados do séc. XX O vento dominante na costa W de Portugal            Golada, e para a análise de todos os seus efei-
                                                                                               tos, designadamente sobre o Cachopo Norte
(Fig. 1). Reabriu, por acção do homem, quan- continental é de NW, o que origina uma on-
                                                                                                           REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2010 13
do da zona foram retiradas cerca de 14,5 mi- dulação predominante do mesmo sector. Esta

lhões de metros cúbicos de areia para aterros ondulação dá, por sua vez, origem a uma cor-

na margem direita do Tejo, espe-

cialmente para o troço entre Belém

e Algés. Desconhece-se o que teria

sucedido se não tivesse havido esta

intervenção. Poderia muito bem ter

continuado fechada, reforçando-se

mesmo a acumulação de areia na-

quela ligação.

Informações recolhidas dizem

que no início dos anos 70 do séc. XX

houve, por parte de um grupo pri-

vado, intenções de construir um es-

taleiro naval na zona da Golada

que, naturalmente, seria fechada. O

projecto foi chumbado por a então

AGPL, hoje APL, ter intenções de
se instalar na mesma área. Mais re- Fig. 2 – Vista da Golada do Tejo.

centemente, em 1989, foi realizado um estu- rente de deriva litoral (formada por sedimen-
do pela Hidrotécnica Portuguesa a pedido da tos em suspensão) de Norte para Sul. O efeito
APL, no sentido de encontrar a melhor solu- da difracção provocado pelos cabos Raso e Es-
ção para o canal da Barra poder vir a receber pichel faz, no entanto, que nas zonas da Capa-
os futuros porta-contentores da 4ª geração. rica e da Península de Tróia, respectivamente,
Estudadas várias soluções, é recomendado o esta corrente seja de Sul para Norte.
fecho da Golada. Aberto o concurso interna- Quando a Golada estava fechada, como
cional, por decisão do Conselho de Ministros que existia um mega esporão a reter as areias
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