Page 23 - Revista da Armada
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se podia fazer era, nos portos, procurar balão de irrisório e afirmou que foi alvo       acima mencionada.
                                                                                            Não sabemos se esta medida proposta
saber se o seu funcionamento estava a ser de troça e de descrédito, a ponto dos al-
                                                                                         por Folque chegou a ser autorizada e se, em
correcto. Admitia-se que o funcionamen- manaques náuticos ingleses e franceses           caso afirmativo, se obteve algum sucesso.

to dum cronómetro era aceitável, quan- publicarem notas de crítica dizendo que os           Entretanto, devido a abalo de terra, o
                                                                                         edifício do Observatório da Marinha foi
do o avanço ou retardo diário fosse da sinais de Lisboa não mereciam confiança.          abandonado e construiu-se um mastro de
                                                                                         7 metros de altura, suportado por uma es-
ordem dos poucos segundos mas, mais E, esta crítica era, seguramente verdadeira          trutura de ferro, situado na cornija SE da
                                                                                         Sala do Risco. O balão, tinha 1 metro de
importante ainda, era averiguar se esses pois, em Abril de 1866, Filipe Folque refere
                                                                                                     diâmetro e era içado por um
valores se mantinham.                         que a ascensão e queda do balão, instala-              cabo enrolado num tambor,
                                                                                                     accionado por uma manivela,
Para o efeito, começou por ser usado do no terraço do Observatório para indi-                        que se encontrava numa barraca
                                                                                                     situada dentro da estrutura de
nos portos um dispositivo constituído por car diariamente a hora oficial, não eram                   ferro acima mencionada. Nas
                                                                                                     proximidades, estava colocada
um mastro, com um balão (o                                                                           uma peça de artilharia de calibre
                                                                                                     38, que tornava o sinal óptico
chamado balão da hora) que,                                                                          também sonoro.

manobrado manualmente,                                                                                   Um centro operacional esta-
                                                                                                     va instalado na chamada sala
era içado a meia haste, depois                                                                       dos cronómetros da Escola
                                                                                                     Naval, onde se encontravam
a tope, alguns minutos antes                                                                         as pêndulas destinadas à com-
                                                                                                     paração dos cronómetros. Este
das 1300 (tempo médio) e que                                                                         centro encontrava-se ligado ao
                                                                                         Observatório Astronómico da Ajuda,
caía nesta hora exacta. Assim,                                                           distante 4 000 metros, por dois fios tele-
                                                                                         fónicos (para precaver a ruptura de um
o piloto (ou o encarregado                                                               deles), que permitiam pôr a funcionar
                                                                                         electricamente o sistema que terminava
dos cronómetros de bordo)                                                                com a queda do balão.
                                                                                             Assim, o segundo balão começou a
podia avaliar, ao longo dos                                                              funcionar no dia 1 de Agosto de 1885 e
                                                                                         devido ao seu modo de funcionamento,
dias da sua permanência no                                                               foi um avanço considerável no sistema
                                                                                         de comparação dos cronómetros. Ao
porto, o avanço ou o retardo                                                             ponto do Diário do Governo publicar, pe-
                                                                                         riodicamente, a informação, para cada
de cada um dos cronómetros                                                               dia, com as diferenças entre a hora dada
                                                                                         pelo Observatório da Ajuda e a queda do
e, assim, conhecendo a suas                                                              balão, constatando-se que aquelas dife-
                                                                                         renças eram - com raras excepções - da
marchas, largava para viagem                                                             ordem de décimos de segundo.
                                                                                             Entretanto, o Balão do Arsenal que
com maior segurança e, con-                                                              tinha ainda os seus deméritos, foi subs-
                                                                                         tituído por sistemas ópticos comandados
sequentemente, muito mais O primeiro Balão do Arsenal.                                   pelo Observatório da Ajuda: um situado
descansado. Vamos supor que                                                              no cais em frente da Alfândega, outro,
                                                                                         nas proximidades da Cordoaria Nacio-
durante a permanência no porto, o pilo- efectuadas com o rigor desejado, apesar          nal e que foram abandonados em No-
                                                                                         vembro de 1945. Entretanto, o sinal horá-
to verificava que um dos cronómetros se das recomendações que tinham sido feitas         rio, via rádio, foi ganhando o seu estatuto
                                                                                         até que, hoje, os modernos sistemas de
atrasava regularmente 2 segundos por dia; neste sentido. E mais, considera – veja-se     medição do tempo, nos fazem esquecer
                                                                                         esta longa e dolorosa história que foi ter a
assim sendo, a navegar, ao fazer o ponto                                                 hora certa a bordo dum navio a navegar.

do navio, admitia-se que o cronómetro                                                                   António Estácio dos Reis
                                                                                                                              CMG
mantinha aquela marcha e assim se usava
                                                                                                                    estacioreis@netcabo.pt
a hora em conformidade. Percebe-se que
                                                                                         Notas:
o procedimento em causa não era perfeito
                                                                                            O leitor mais interessado encontra o assunto do Balão
mas, na época, foi, sem dúvida, a melhor                                                 do Arsenal desenvolvido na obra do autor:
                                                                                         O Observatório Real da Marinha
solução possível.

O uso do balão começa quando no

fim da década de 1820, Robert Waucho-

pe capitão-de-mar-e-guerra da Marinha

Inglesa, propõe que, nos portos, exista

um balão, conforme acima mencionado.

O primeiro balão foi usado, em 1829, em

Portsmouth e outros foram sendo insta-

lados em diversos portos, até que Lisboa

teve um dispositivo idêntico, a partir de

1858, no Observatório Real da Marinha,

um edifício que se encontrava na área do

Estaleiro da Ribeira das Naus e que foi

demolido quando aquele estaleiro pas-

sou para o Alfeite. Admitimos, que esta

medida tenha sido inspirada pela visita

que Folque fez, em 1854, ao Observatório

de Greenwich, ao pertencer ao séquito de

D. Pedro V, quando este soberano visitou

vários países europeus, pois no seu diá-

rio refere-se claramente a este dispositivo.  O segundo Balão do Arsenal.
No ano seguinte Folque seria nomeado

director do Observatório Astronómico da lá! - que “sem alguma penalidade” não se

Marinha.                                      conseguirá que o anúncio da hora se faça

Como a operação do balão era ma- rigorosamente. Por isso, dirigiu-se ao Mi-

nual, o sistema pecava pela sua falta de nistro da Marinha -- na altura, o visconde

rigor. Todavia, eram assim os balões que da Praia Grande de Macau -- para que o

existiam noutros países. O vice-almirante autorizasse a descontar na folha da efecti-

Augusto Ramos da Costa classificou este vidade do dia, àquele que cometesse a falta

                                                                           23REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2011
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