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REVISTA DA ARMADA | 482

“If it can’t be simulated it

doesn’t exist in the real world”

Em 27 de Julho de 2012, com a conclusão de um longo e complexo programa de integra-
ção do cockpit do Lynx Mk95, de relocalização e modernização do simulador de voo, a
Marinha Portuguesa integrou o consórcio do Simulador de Voo de Lynx, o NATO Lynx Full
Mission Flight Trainer (NLFMFT), instalado na Base aeronaval de Nordholz, na Alemanha.

                                                                                           O simulador de voo do helicópte-
                                                                                           ro Lynx, NATO Lynx Full Mission Flight
                                                                                           Trainer (NLFMFT), foi concebido nos
                                                                                        –  finais da década de 80, pela empre-

                                                                                           sa canadiana CAE INC, atualmente um
                                                                                           dos maiores fabricantes de simulado-
                                                                                           res do mundo.
                                                                                           Os países membros do consórcio
                                                                                           proprietário e gestor do simulador de
                                                                                           então, a Holanda, Alemanha, Dina-
                                                                                           marca e Noruega, conceberam, numa
                                                                                           perspetiva de “pool and sharing”, o
                                                                                           objetivo de partilha dos custos de
                                                                                           construção, manutenção e operação
                                                                                           de um simulador “Full Motion - Full
                                                                                           Mission” de elevada complexidade
                                                                                           e qualidade, que permitisse o treino
                                                                                           das suas tripulações em todo o espec-
                                                                                           tro de missões dos seus helicópteros
                                                                                           Lynx, e que se proporcionasse como
                                                                                           um centro de excelência e de partilha
                                                                                           de conhecimentos e de experiências
                                                                                           na operação do Lynx.

JLSTE - Joint Lynx Simulator Training Establishment               •	 recriação das condições de voo durante a investigação de inci-
                                                                  dentes e acidentes;
Simulador de Voo – Benefícios                                     •	 a reprodução de condições adequadas para avaliação e valida-
                                                                  ção de novas técnicas e procedimentos de voo;
U m simulador de voo como o NLFMFT proporciona aos utiliza-       •	 a libertação do instrutor de grande parte das suas capacida-
     dores os mais variados benefícios:                           des do voo para a monitorização das atitudes e comportamen-
•	 a simulação da operação da aeronave em diversas condições      tos do aluno;
externas, eliminando os riscos de perda ou danos materiais e      •	 a elevada fiabilidade da tecnologia de simulação e das bases
humanos associados à execução de manobras perigosas, treino       de dados atuais, que proporciona uma elevada taxa de disponi-
de emergências e avarias de sistemas vitais da aeronave, voo      bilidade do simulador;
em condições atmosféricas e oceanográficas marginais, voo por     •	 a criação de automatismos nas tripulações, potenciando a efi-
instrumentos, e voo noturno;                                      ciência e a eficácia na operação das aeronaves, mitigando riscos
•	 a disponibilidade para a formação e treino sem a dependência   e, assim, aumentando a segurança em voo.
de fatores externos como condições ambientais e meteorológi-
cas adversas, permitindo mesmo adequá-los ao treino preten-       Antecedentes
dido;
•	 a acessibilidade, na medida em que permite o enquadramen-        Reconhecendo todas estas vantagens, as potencialidades e se-
to do voo que melhor sirva o objetivo do treino, subtraindo os    melhanças na operação com o Lynx Mk95, a Marinha começou a
momentos inúteis do voo (trânsitos, tráfego aéreo, etc.) e per-   utilizar o NLFMFT em 1994 para a conversão dos seus pilotos e
mitindo ainda a prática repetida de manobras e fases críticas de  operadores de sonar. O simulador encontrava-se então localiza-
voo;                                                              do na base aeronaval de De Kooy, na Holanda, onde permaneceu
•	 a gravação de imagens, procedimentos e comportamentos que      até o início de 2012.
permitem, a posteriori, a sua reprodução para análise e correção
de erros;
•	 a relação custo/eficácia baixa, reduzindo substantivamen-
te a fatura na formação e treino quando comparado com o
custo da operação real da aeronave1 ;

12 FEVEREIRO 2014
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