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REVISTA DA ARMADA | 482

Desenho técnico original para a produção do sextante   países aliados. Neste sentido, Sacadura        encontrar um volume considerável de cor-
de horizonte artificial, da autoria do Almirante Gago  Cabral desenvolveu todos os esforços ne-       respondência trocada entre o Comandan-
Coutinho.                                              cessários para manter, senão mesmo am-         te Sacadura Cabral e diversos fabricantes
                                                       pliar o Serviço da Aeronáutica Naval, pro-     aeronáuticos com vista à selecção e ob-
  É precisamente um desses aparelhos,                  movendo a aquisição de novos aparelhos         tenção do aparelho mais indicado para o
o FBA com o número “2” de matrícula da                 e a formação de mais pilotos aviadores         efeito. Mas, para além desta, possui tam-
Aviação Naval e o número “203” de série                navais.                                        bém este Centro diversa documentação
de fabrico, que se encontra exposto no                                                                relativa aos preparativos para a viagem:
Museu de Marinha, no Pavilhão das Ga-                    Mas o fim da Primeira Guerra Mundial         tabelas de distâncias, informações me-
leotas. Em rigor, tratar-se-á de um híbri-             marca também o início de uma nova era          teorológicas no Atlântico para o período
do constituído pela “coque” ou casco do                para a aviação. A disponibilidade de apa-      previsto para a viagem, inúmeros cálculos
número “2” e pelas asas do número “1”,                 relhos, decorrente do excedente de ma-         e apontamentos relativos à rota a seguir
uma vez que em Abril de 1918, Sacadu-                  terial aeronáutico, e o grande número de       e ainda esboços e desenhos técnicos para
ra Cabral sofreu um aparatoso aciden-                  pilotos militares formados durante o con-      a produção do instrumento de navegação
te num destes hidroaviões ao amarar no                 flito originam a multiplicação de eventos      que viria revolucionar as viagens aéreas
Tejo, com consequências apenas para o                  e demonstrações aéreas por entre a maio-       a longa distância: o sextante de horizon-
aparelho que ficou irremediavelmente                   ria dos países com aviação. Sucedem-se         te artificial da autoria do Almirante Gago
danificado. O FBA conservado no Museu                  os raids aéreos e os recordes de distância     Coutinho.
de Marinha será então o resultado do tra-              e velocidade com aeronaves.
balho das oficinas do CAN de Lisboa que                                                                 Com efeito, a principal originalidade
em Julho desse mesmo ano conseguiram                     Em 1919, a visita oficial do Presidente      que Gago Coutinho e Sacadura Cabral
recuperar este hidroavião2. Após ter sido              do Brasil, Dr. Epitácio Pessoa, a Portugal     pretendiam introduzir no seu projecto
abatido ao serviço de voo, foi mantido nos             proporcionou a oportunidade para o Co-         não consistia em quebrar recordes de dis-
hangares do CAN do Bom Sucesso, tendo                  mandante Sacadura Cabral apresentar ao         tância ou velocidade, mas antes demons-
em Junho 1935 participado, ao lado do                  Governo Português o seu projecto para a        trar a eficácia dos métodos de navegação
hidroavião “Santa Cruz”, na 1ª Exposição               realização da primeira travessia aérea do      aérea que pretendiam desenvolver e que
Internacional Aeronáutica de Lisboa, pro-              Atlântico Sul. O primeiro centenário da        permitissem conduzir em segurança a ae-
movida pelo Aero-Club de Portugal3. Des-               independência do Brasil, em 1922, seria        ronave sobre a imensidão do oceano. O
de 1962, ano da abertura do Museu de                   então o pretexto para a realização de tão      Almirante Gago Coutinho desenvolveu
Marinha ao público no Mosteiro dos Je-                 ambiciosa viagem que ligaria Lisboa ao         esse processo. Conhecedor experimenta-
rónimos, que o FBA “Shreck” número “2”                 Rio de Janeiro naquele ano. No entanto,        do dos procedimentos de posicionamento
se encontra em exposição no Pavilhão das               ainda em 1919, concretizava-se a primei-       em terra e no mar, adaptou aquelas técni-
Galeotas, sendo actualmente a aeronave                 ra travessia aérea do Atlântico Norte, rea-    cas para a sua utilização no novo meio, o
mais antiga existente em Portugal4.                    lizada pela Marinha Americana. Partindo        ar. Para que tudo corresse bem na viagem
                                                       da Terra Nova, os hidroaviões americanos       ao Brasil, era importante testar o novo
Os Raids Aéreos de 1921                                alcançam os Açores, em Ponta Delgada,          método numa viagem mais curta. Esta
e 1922: de Lisboa ao Fun-                              não sem terem registado algumas perdas,        ocorreu em 22 de Março de 1921, com
chal e ao Rio de Janeiro                               e graças ao apoio de uma linha contínua        a primeira ligação aérea entre Lisboa e a
                                                       de navios de guerra que, de 60 em 60 mi-       ilha da Madeira, registada em dois álbuns
  Terminada a Grande Guerra, havia ago-                lhas, indicavam a direcção a seguir aos pi-    fotográficos, da autoria do estúdio de fo-
ra que desenvolver os esforços necessá-                lotos dos aparelhos. O trajecto entre os       tografia madeirense Perestrelos, existen-
rios para a manutenção da Aeronáutica                  Açores e Lisboa é realizado pelo Tenente       tes no arquivo fotográfico do Museu de
Naval. Essencialmente, pretendia-se que,               Reed, com o qual Sacadura Cabral contac-       Marinha. Concluída a viagem após cerca
após o conflito, a aviação naval portugue-             ta pessoalmente no CAN do Bom Sucesso.         de sete horas e meia de voo, ficou efecti-
sa não se extinguisse, finda a ameaça no                                                              vamente demonstrada a precisão dos ino-
mar e o propósito que levou à sua criação,             Corrector de rumos ou “plaquê” de abatimento.  vadores instrumentos de navegação uti-
à semelhança do que sucedia entre alguns                                                              lizados, os quais iriam ser determinantes
                                                         A travessia do Atlântico Norte pela Ma-      no sucesso da travessia aérea do Atlântico
                                                       rinha Americana terá acelerado os prepa-       Sul – Lisboa/Rio de Janeiro, realizada en-
                                                       rativos para a concretização da travessia      tre 30 de Março e 17 de Junho de 19225.
                                                       do Atlântico Sul, para o qual Sacadura Ca-
                                                       bral começou imediatamente a estudar             Estes instrumentos, o sextante de hori-
                                                       e delinear o projecto para a viagem. O         zonte artificial desenhado por Gago Cou-
                                                       Governo Português concedeu-lhe todo o          tinho e o “corrector de rumos” ou “pla-
                                                       apoio, político, logístico e financeiro, no-   quê de abatimento” desenvolvido em
                                                       meando-o adido aeronáutico junto das           conjunto com Sacadura Cabral, utiliza-
                                                       Legações de Portugal em Paris, Londres e       dos na viagem de teste Lisboa-Funchal
                                                       Washington, enquanto durasse a comis-          em 1921, e consagrados na primeira
                                                       são de serviço para organizar a tentativa      travessia aérea do Atlântico Sul, no ano
                                                       de travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro.      seguinte, ocupam lugar de destaque no
                                                                                                      acervo relativo à Aviação Naval, em ex-
                                                         Uma vez mais, no Centro de Documen-          posição no Pavilhão das Galeotas do Mu-
                                                       tação do Museu de Marinha, podemos             seu de Marinha. Mas, para além destes,
                                                                                                      outras peças ajudam a contar a história
                                                                                                      desta perigosa viagem. Os fragmentos
                                                                                                      dos flutuadores e alguns manómetros
                                                                                                      do hidroavião “Lusitânia”, o primeiro uti-
                                                                                                      lizado para a viagem e irremediavelmen-
                                                                                                      te perdido ao tentar amarar junto aos
                                                                                                      penedos de S. Pedro e S. Paulo, em ple-
                                                                                                      no oceano Atlântico, representam de for-
                                                                                                      ma expressiva os riscos que sempre esti-
                                                                                                      veram associados a tamanha empresa e
                                                                                                      que, por diversas vezes, quase ditaram o
                                                                                                      seu fim6. Mas encontra-se também em

                                                                                                      FEVEREIRO 2014 15
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