Page 10 - Revista da Armada
P. 10

REVISTA DA ARMADA | 483

MARINHA VENCE PRÉMIO
DE GESTORES DE PROJETO

INTRODUÇÃO                                    as equipas foram instruídas acerca do si-    detentores de distintos graus de desenvol-
                                              mulador SIMULTRAIN – um dos simulado-        vimento de competências – Web design,
  Realizou-se no passado dia 24 de janei-     res de gestão de projetos mais sofistica-    bases de dados, programação, negócios,
ro, no Sana Lisboa Hotel, o Bright Challen-   dos do mundo – bem como das regras a         vendas e marketing, com diferentes motiva-
ge 2014, competição nacional de gestão        observar durante o dia da competição.        ções, disponibilidades e salários.
de projetos, na qual a Marinha participou
com uma equipa multidisciplinar consti-         O cenário em jogo só foi conhecido no        Lançado o desafio, as equipas iniciaram a
tuída por elementos do Estado-Maior da        próprio dia e apresentou o seguinte enun-    longa jornada de cerca de 8 horas com a aná-
Armada e dos Setores do Material e de         ciado: “Em conformidade com a nova es-       lise de um case study de natureza estratégica
Tecnologias da Informação, tendo con-         tratégia de mercado, a gestão pretende       – “Cabletech´s project portfolio”. Sendo no-
quistado o prémio de melhor equipa de         providenciar aos clientes um serviço in-     vidade em relação à edição de 2013, a intro-
gestores de projeto - “The Brightest Team     terativo online. Este serviço permitirá aos  dução da dimensão estratégica acrescentou
of Project Managers 2014”.                    clientes seguir e controlar as encomendas    assim um novo desafio à competição, reque-
                                              sem a intervenção dos departamentos de       rendo por parte das equipas uma avaliação e
A COMPETIÇÃO                                  suporte de serviços ao cliente e financei-   definição da estratégia a desenvolver de for-
                                              ro. O representante do cliente é o dono      ma a garantir o sucesso do projeto.
  A edição de 2014 colocou uma vez mais       do produto. A lista de produtos e o finan-
à prova gestores de projeto oriundos de       ciamento para a primeira fase foram defi-      Ao longo da competição, o desempe-
algumas das maiores empresas e insti-         nidos. Os membros de equipa base foram       nho das equipas foi avaliado com base nos
tuições nacionais como a Impresa Digi-        igualmente definidos.”                       seguintes critérios:
tal (vencedora da edição 2013), Grupo                                                      a. Boa estratégia – 10%
Jerónimo Martins, Montepio Crédito, PT,         Do enquadramento inicial do desafio,       b. Bom planeamento –15%
Estradas de Portugal, Universidade do Mi-     foi ainda identificado um conjunto de ta-    c. Dentro do custo – 40%
nho – estudantes mestrado, Thales, Victó-     refas que requeriam determinadas compe-      d. Em tempo – 10%
ria Seguros, Brisa, entre outras. Nesta edi-  tências, um número mínimo de recursos        e. Com elevada qualidade – 5%
ção participaram um total de 17 equipas.      a atribuir, o tempo estimado de duração e    f. Uma equipa motivada – 10%
                                              dependências entre atividades. Para a rea-   g. Um índice de gestão do risco elevado – 10%
  A preparação para a competição foi          lização das tarefas necessárias à conclusão
apoiada por uma web conference de cerca       do projeto, no prazo definido, com o me-       A simulação desenvolveu-se em 3 perío-
de uma hora de duração, através da qual       nor custo e elevada qualidade, foi consi-    dos correspondentes às semanas 1 a 4, 5
                                              derado um conjunto de recursos humanos       a 8 e 9 a 10.

10 MARÇO 2014
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15