Page 10 - Revista da Armada
P. 10
REVISTA DA ARMADA | 483
MARINHA VENCE PRÉMIO
DE GESTORES DE PROJETO
INTRODUÇÃO as equipas foram instruídas acerca do si- detentores de distintos graus de desenvol-
mulador SIMULTRAIN – um dos simulado- vimento de competências – Web design,
Realizou-se no passado dia 24 de janei- res de gestão de projetos mais sofistica- bases de dados, programação, negócios,
ro, no Sana Lisboa Hotel, o Bright Challen- dos do mundo – bem como das regras a vendas e marketing, com diferentes motiva-
ge 2014, competição nacional de gestão observar durante o dia da competição. ções, disponibilidades e salários.
de projetos, na qual a Marinha participou
com uma equipa multidisciplinar consti- O cenário em jogo só foi conhecido no Lançado o desafio, as equipas iniciaram a
tuída por elementos do Estado-Maior da próprio dia e apresentou o seguinte enun- longa jornada de cerca de 8 horas com a aná-
Armada e dos Setores do Material e de ciado: “Em conformidade com a nova es- lise de um case study de natureza estratégica
Tecnologias da Informação, tendo con- tratégia de mercado, a gestão pretende – “Cabletech´s project portfolio”. Sendo no-
quistado o prémio de melhor equipa de providenciar aos clientes um serviço in- vidade em relação à edição de 2013, a intro-
gestores de projeto - “The Brightest Team terativo online. Este serviço permitirá aos dução da dimensão estratégica acrescentou
of Project Managers 2014”. clientes seguir e controlar as encomendas assim um novo desafio à competição, reque-
sem a intervenção dos departamentos de rendo por parte das equipas uma avaliação e
A COMPETIÇÃO suporte de serviços ao cliente e financei- definição da estratégia a desenvolver de for-
ro. O representante do cliente é o dono ma a garantir o sucesso do projeto.
A edição de 2014 colocou uma vez mais do produto. A lista de produtos e o finan-
à prova gestores de projeto oriundos de ciamento para a primeira fase foram defi- Ao longo da competição, o desempe-
algumas das maiores empresas e insti- nidos. Os membros de equipa base foram nho das equipas foi avaliado com base nos
tuições nacionais como a Impresa Digi- igualmente definidos.” seguintes critérios:
tal (vencedora da edição 2013), Grupo a. Boa estratégia – 10%
Jerónimo Martins, Montepio Crédito, PT, Do enquadramento inicial do desafio, b. Bom planeamento –15%
Estradas de Portugal, Universidade do Mi- foi ainda identificado um conjunto de ta- c. Dentro do custo – 40%
nho – estudantes mestrado, Thales, Victó- refas que requeriam determinadas compe- d. Em tempo – 10%
ria Seguros, Brisa, entre outras. Nesta edi- tências, um número mínimo de recursos e. Com elevada qualidade – 5%
ção participaram um total de 17 equipas. a atribuir, o tempo estimado de duração e f. Uma equipa motivada – 10%
dependências entre atividades. Para a rea- g. Um índice de gestão do risco elevado – 10%
A preparação para a competição foi lização das tarefas necessárias à conclusão
apoiada por uma web conference de cerca do projeto, no prazo definido, com o me- A simulação desenvolveu-se em 3 perío-
de uma hora de duração, através da qual nor custo e elevada qualidade, foi consi- dos correspondentes às semanas 1 a 4, 5
derado um conjunto de recursos humanos a 8 e 9 a 10.
10 MARÇO 2014