Page 127 - Revista da Armada
P. 127

Sacadura Cabral
                          Sacadura Cabral



                                 O homem que deu asas à Marinha

                                                        1ª Parte





              mbora se tenham feito as mais  homem, cuja personalidade, apesar de  Após a apresentação do relatório da co-
              variadas conjecturas, ninguém  tão estudada é sob muitos aspectos des-  missão nomeada pelo Ministério da
         E conseguiu até hoje indicar os reais  conhecida. Num aspecto, nós marinhei-  Guerra, em que a Armada estava repre-
         motivos que levaram o 1.º Tenente  ros temos de lhe prestar justiça. Ingres-  sentada, o Parlamento aprovou a Lei n.º
         Arthur de Sacadura Freire Cabral Júnior,  sando na Aviação, Sacadura manteve-se  162, de 22-03-1914, que criou a Escola de
         já com trinta e quatro anos completados,  fiel à sua Marinha, que honrou e exaltou  Aeronáutica Militar, na qual já se previa a
         a responder ao concurso para pilotos  como poucos.                    existência de uma Secção de Marinha, do-
         aviadores militares, aberto                                                     tada com hidroaeroplanos e
         pelo Ministério da Guerra,                                                      material naval.
         em Agosto de 1915.                                                               A escolha do local recaiu
           A Grande Guerra ia no seu                                                     nos terrenos junto da linha
         segundo ano, cada vez mais                                                      férrea, próximo de Vila Nova
         sangrenta, Portugal ainda                                                       da Rainha e que se estendiam
         não entrara, oficialmente, em                                                   até ao Rio Tejo. Iniciou-se a
         guerra com a Alemanha. É                                                        instalação em Abril de 1915,
         certo que a Aviação criara                                                      mas arrastou-se até Outubro
         grande entusiasmo entre os                                                      de 1916.
         portugueses, mas Sacadura
         passara os quinze anos ante-                                                    CONCURSO PARA
         riores em África, desde guar-                                                   A AERONÁUTICA MILITAR
         da-marinha, primeiro na
         Divisão Naval do Índico e a                                                      A Ordem do Exército de
         partir de 1907 em trabalhos                                                     14-08-1915 trouxe um anúncio
         de geodesia, na delimitação                                                     publicado pelo Ministério da
         das fronteiras, primeiro em                                                     Guerra relativo à abertura de
         Moçambique e depois em                                                          um concurso para dez oficiais
         Angola.                                                                         do Exército ou da Armada
           Este oficial, considerado                                                     para serem enviados para o
         um excelente observador,                                                        estrangeiro, afim de frequen-
         curtido pelos sertões africa-                                                   tarem uma escola de aviação.
         nos e que efectuara pouco                                                       Nas condições do concurso es-
         antes uma travessia de An-                                                      tava previsto o exame de apti-
         gola para Moçambique, atra-                                                     dão física, que incluía entre
         vés do centro de África, era                                                    outros exames, o da vista
         alguém talhado para seguir               Sacadura Cabral, 2º Tenente (1910).    (acentuo este aspecto porque
         as pegadas do seu anterior                                                      houve quem atribuísse à falta
         chefe, Gago Coutinho, e de                                                      de visão o acidente que cau-
         tantos outros oficiais que dedicaram a  PRIMÓRDIOS DA AVIAÇÃO         sou a morte de Sacadura). Os candidatos
         maior parte das suas vidas a estruturar e                             deveriam ter menos de 35 anos.
         defender o nosso Ultramar.           O sonho de voar vinha de longe, mas  A este concurso responderam e foram
           Então porquê esse interesse súbito  foram os irmãos Wright que, em 1903, de-  aceites onze candidatos, nove do Exército
         pela aviação? Interesse esse tanto mais  ram aquilo que se pode designar por “pe-  e dois da Armada (Sacadura e Caseiro).
         extraordinário quando não houve    quenos saltos no ar”.  Coube a um franco-
         reacção colectiva dentro da Armada, do  brasileiro, Santos-Dumont, a proeza de,
         tipo: “Vamos juntos para a Aviação!” Ao  em 1907, efectuar o primeiro voo propul-  O CURSO DE PILOTO EM FRANÇA
         referido concurso responderam nove ofi-  sionado, embora de escassas centenas de
         ciais do Exército e dois da Armada,  metros. Finalmente Blériot, em 1909,  Tendo sido considerado apto para pilo-
         sendo que o outro concorrente da Ar-  atravessou o Canal da Mancha, iniciando  to, Sacadura seguiu para França com o
         mada, o guarda-marinha de Administra-  assim a transposição de certos obstáculos  GM Caseiro, afim de frequentar o curso de
         ção Naval Caseiro é alguém com motiva-  naturais.                     piloto aviador na Escola de Aeronáutica
         ções muito distintas.                Nesse ano de 1909 é criado o Aero Club  Militar, em Chartres. Os candidatos do
           Sacadura Cabral até ingressar na Avia-  de Portugal, que veio a ter um papel  Exército seguiram para os EUA.
         ção, apesar de ser considerado um bom  determinante no impulso da aviação em  Sacadura efectuou o primeiro voo em
         oficial, em nada se distinguia dos seus  Portugal, nomeadamente da aviação mili-  05-11-1915 e foi “largado” (primeiro voo a
         camaradas. A Aviação iria colocá-lo nos  tar, pois dele partiu a iniciativa, em 1912,  solo), em 09-01-1916. Finalmente a 09-03-1916
         píncaros da glória.                de propor ao Governo a criação de uma  efectuou a última prova de piloto, tendo
           Pretendo apresentar a figura de um  escola de pilotagem militar.    sido considerado um “très bon pilote”.   ✎
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • ABRIL 2000  17
   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132