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Sacadura Cabral com o 1º curso de pilotagem, em Vila Nova da Rainha.
Para a Aviação da Armada arrancar, só do Centro de Aviação Naval de Lisboa PARTICIPAÇÃO DE SACADURA EM
faltava a sua criação formal, que veio a com os referidos aviões “Tellier” e DIVERSAS AQUISIÇÕES DE MATERIAL
acontecer através do Decreto n.º 3.395, “DD8”. Terá sido aproximadamente na
de 28-09-1917, que criou a Aviação Marí- mesma altura que o Centro de Aviação de Já vimos que o Ministério da Guerra e
tima (mais tarde esta designação foi alte- Aveiro foi activado pelos franceses. o Ministério da Marinha tinham em
rada para Aeronáutica Naval). diversas ocasiões recorrido a
Por outro lado era necessário Sacadura para efectuar aquisições
adquirir novos aviões destinados à de material aeronáutico. A razão
patrulha marítima. Para isso o Go- desta confiança deve-se a um pro-
verno abriu um crédito de 500.000 fundo conhecimento técnico de
francos e encarregou Sacadura Ca- aviões e também aos contactos
bral de efectuar em França a aqui- que Sacadura tinha estabelecido
sição do material necessário. Irão em França com fabricantes de
ser escolhidos hidroaviões “Tellier aviões e de motores. Aliás Saca-
-3” e DD8 “Donnet – Denhant”. dura não se limitava a encomen-
Foram recebidos nos finais de dar aviões. Por norma, estabelecia
1917 e princípio de 1918: 6 “DD’s” um pacote logístico de sobresse-
e 2 “Tellier´s”. lentes e material oficinal, o que
O Centro de Aviação de Lisboa garantia que a entrada em ope-
entrou em actividade opera- ração dos aviões tinha a garantia
cional, quando em 14-12-1917, os do apoio oficinal e de peças ne-
tenentes Pedro Rosado e Azeredo cessário.
e Vasconcelos descolaram nos Sacadura era conhecido pela
FBA’s em Vila Nova da Rainha e sua isenção e honestidade. O
vieram amarar junto a Belém, Estado entregava-lhe verbas con-
entrando na Doca do Bom Su- sideráveis em divisas que eram
cesso. Houve ainda que proceder por ele geridas pessoalmente,
à instalação de um hangar para a fazendo posteriormente o acerto
recolha dos aparelhos. de contas.
Admite-se que os FBA’s tenham Não admira, pois, que quando
efectuado diversos voos de reco- o Ministério das Colónias necessi-
nhecimento nas aproximações da tou equipar uma esquadrilha
barra do Tejo, mas somente em para operar no norte de Moçam-
meados de Maio de 1918 é que a bique em apoio às nossas tropas
patrulha marítima da costa come- tenha recorrido a Sacadura. Aliás
çou em termos regulares, a partir Sacadura Cabral, instrutor em Vila Nova da Rainha - 1917. voltou a fazê-lo quando entendeu ✎
REVISTA DA ARMADA • ABRIL 2000 19