Page 130 - Revista da Armada
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S. Jacinto (1918) - hidroaviões franceses.
necessário adquirir aviões para formar Portugal. Para avaliar e receber o mate- Aveiro. Com notável esforço são postos
uma esquadrilha em Angola, para apoio rial deixado pelos franceses foi nomea- a voar os antigos aviões deixados pelos
ao Exército no sul de Angola. O Minis- da, em 26-11-1918, uma comissão presi- franceses e são efectuadas diversas ope-
tério das Colónias reconheceu o empe- dida por Sacadura Cabral. Foram rece- rações aéreas, desde Águeda até ao
nho e a eficácia com que Sacadura Cabral bidos 8 “DD’s” (3 em mau estado) e 2 Porto, mais com a finalidade de atingir o
desempenhou estas comissões, atribuin- “Tellier’s” e 2 “GL’s”, dois hangares e moral dos revoltosos do que para causar
do-lhe um expressivo louvor. diverso material. Tratava-se agora de baixas. Sacadura Cabral que exercia
manter este Centro de Aviação Naval de nesta conjuntura o cargo de Director dos
REORGANIZAÇÃO Aveiro operacional, embora os recursos Serviços de Aeronáutica Naval foi louva-
DA AERONÁUTICA NAVAL humanos disponíveis fossem muito do, pelo seu empenho na pronta reparação
escassos. Nos Açores foi nomeado para dos hidroaviões e pelo seu envolvimento
Os Serviços de Aviação da Armada fo- dirigir o Centro de Aviação da Horta o directo nas operações (15-10-1919).
ram reorganizados pelo Decreto n.º 3743, Tenente Adolfo Trindade, que efectuou Este episódio infeliz da nossa história
de 05-01-1918 que criou a Direcção dos Ser- a transferência do material para Ponta teve a participação activa da Marinha e
viços de Aeronáutica Naval, regulamenta- Delgada e foi aos EUA adquirir quatro da sua Aviação Naval na defesa das
da pelo Decreto n.º 3815, de 02-02-1918, hidroaviões “Curtiss – HS 21” que instituições da República.
que já previa a instalação de centros de ficaram naquele centro a prestar serviço.
aviação naval. Desde o início de Dezembro de 1918 AS VIAGENS TRANSATLÂNTICAS
Mercê das diligências de Sacadura Ca- Sacadura Cabral tinha assumido o cargo
bral foram adquiridos, em França, como de Director dos Serviços de Aeronáutica Terminada a guerra, em quase todos os
já vimos, diversos hidroaviões que se Naval e foi a ele que coube a tarefa de países com aviação, surge a época dos
destinavam a efectuar a patrulha maríti- reorganizar um serviço que contava com “raids” e dos recordes de distância com
ma (6 “DD’s” e 2 “Tellier’s”), o que per- três centros de aviação, 24 aparelhos e aviões.
mitiu lançar a referida patrulha a partir escassos pilotos, somente sete. Por outro A primeira tentativa séria de efectuar a
de meados de Maio de 1918, ao mesmo lado as infra-estruturas eram igualmente travessia aérea do Atlântico Norte foi em-
tempo que os franceses a iniciavam a insuficientes e de caracter precário, em preendida, durante o ano de 1919, pela Ma-
partir de S. Jacinto, no norte. especial os hangares. Foram abatidos rinha Americana. Estacionando navios de
Neste serviço iria perder a vida um pi- diversos aviões ( entre eles os FBA’s) e 3 guerra, de 60 em 60 milhas, os hidroaviões
loto da nossa Marinha, o tenente Azeredo “DD’s”. Especial atenção foi dedicada partem da Terra Nova e alcançam os
e Vasconcelos e o seu mecânico, por se ter aos serviços de manutenção aeronáutica, Açores, em Ponta Delgada, embora com
perdido ao largo do Cabo da Roca, em constituindo-se oficinas que mantiveram algumas perdas. Coube ao Tenente Read
23-08-1918, no seu avião, o “Tellier 5”. excelente qualidade ao longo de toda a efectuar, a 28-05-1919, no NC-4, a etapa
Nos Açores a Marinha americana tinha existência da Aviação Naval. Ponta Delgada – Lisboa, tendo aqui con-
sido autorizada a operar com base na tactado Sacadura Cabral no Centro do
Horta hidroaviões de patrulha maríti- A REVOLTA MONÁRQUICA Bom Sucesso. A travessia foi concluída
ma, a partir de Março de 1918. DO NORTE DE PORTUGAL com a tirada Lisboa – Plymouth (Ingla-
O Governo Francês reconhecendo a terra).
importante intervenção de Sacadura Ca- Em Janeiro de 1919 deu-se, sob o co- Esta viagem deve ter tido grande in-
bral na cooperação aeronáutica luso- mando de Paiva Couceiro uma incursão fluência na decisão de Sacadura Cabral
-francesa resolveu agraciá-lo com o grau de tropas leais ao Rei, tendo sido procla- tentar efectuar uma travessia transatlânti-
de cavaleiro da Legião de Honra, tendo mada a monarquia do Norte. A Presi- ca, ainda mais ousada.
o Ministro da Marinha autorizado em dência da República, exercida pelo Al-
12-07-1918 a usar a respectiva insígnia. mirante Canto e Castro apelou à Mari-
A Grande Guerra terminou a 11-11-1918 nha, que enviou um batalhão de mari-
com o Armistício e de imediato franceses nha, sob o comando de Afonso Cer- Abílio Cruz Júnior
e americanos decidiram desactivar os queira e accionou os seus meios aéreos, V. ALM
centros de aviação que operavam em através do Centro de Aviação Naval de (Piloto aviador naval)
20 ABRIL 2000 • REVISTA DA ARMADA