Page 161 - Revista da Armada
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Segurança e Limitação de Avarias
           À semelhança das "Argos" antigas, as novas lanchas estão
         equipadas com um sistema de esgoto e um sistema de incêndio,
         que podem ser alimentados alternativamente pela bomba de
         incêndio ou pela bomba de esgoto. Complementarmente, os
         navios encontram-se apetrechados com uma motobomba
         Godiva GD200.
           As novas lanchas estão providas com um sistema automático
         de detecção de incêndios e alagamentos de acordo com os re-
         quisitos das Sociedades Classificadoras, que contemplará a
         operação periódica sem vigilância da "Casa das Máquinas".
         Centralizado numa central Algorex localizada na Ponte de Co-
         mando e com sensores montados em diversos compartimentos e
         porões, foi alargada a abrangência deste sistema, que nas
         "Argos" antigas está circunscrito à "Casa das Máquinas" e não
         está centralizado.                                   Largada para Provas de Mar da LFR “Centauro”.
           A activação dos sistemas fixos de combate a incêndios é ma-
         nual. Por razões ambientais, o "Halon" foi substituído por  A implementação de um Sistema de Gestão da Configuração nos
         "Dióxido de Carbono" no sistema de extinção de incêndios.  moldes previstos na Norma ISO 10007, vai permitir a caracteriza-
           Por força da adopção da Convenção Solas (Emenda de 1983),  ção física e funcional de todo o material das lanchas, com o objec-
         foram instaladas na tolda 2 balsas salva-vidas, cada uma delas  tivo último de permitir o controlo da construção e dos objectos
         com capacidade para 8 pessoas. As lanchas antigas estão ape-  nela identificados. Além de regular a gestão de todo o projecto, a
         trechadas com 1 balsa salva-vidas, com capacidade para 20  Gestão da Configuração vai também integrar o ALI (Apoio
         pessoas, instaladas em estrutura própria ao nível do tecto da  Logístico Integrado) e o SSM (Sistema de Suporte de Manutenção).
         superestrutura.
                                                               A garantia da qualidade das construções é suportado por um
         CLASSIFICAÇÃO E REGULAMENTOS                         Plano de Inspecção e Ensaios, que incide particularmente no
                                                              controlo da qualidade das soldaduras, nomeadamente através de
                                                              ensaios não destrutivos, por radiografia e líquidos penetrantes,
           O casco do navio, em alumínio, foi construído de acordo com
         os requisitos da Sociedade Classificadora Lloyd’s Register of  executados por laboratórios acreditados. Conforme atrás men-
         Shipping, Rules and Regulations for High Speed Craft (Patrol  cionado, a qualidade das construções em alumínio depende em
         Craft). Os veios e hélices foram projectados de acordo com as  larga escala da qualidade da soldadura e dos detalhes estrutu-
         mesmas regras, e a sua manufactura certificada pela Lloy’s. O  rais, o que justifica as preocupações adicionais tidas nesta área.
         projecto de electricidade está certificado pela Rinave. No respei-  CONCLUSÕES
         tante a segurança, as lanchas cumprem também com a
         Convenção Solas e com os requisitos de estabilidade em vigor  Surgindo a meio do tempo de vida útil das "Argos" antigas, as
         na Marinha (ITDINAV 802).                            novas lanchas vão fundamentalmente reforçar o dispositivo de fis-
           Com efeito, e em consonância com as tendências actuais de  calização da actividade da pesca, aumentando assim a capacidade
         outras marinhas, houve a preocupação em adoptar ao máximo  da intervenção da Marinha no âmbito do serviço público.
         os padrões comerciais da construção naval, nomeadamente os  Tal como na altura o foi a construção das lanchas em PRFV, as
         ditados pelas Sociedades Classificadoras, tendo como intuito a  novas construções em alumínio vão igualmente constituir uma ino-
         redução de custos inerentes à utilização de materiais, equipa-  vação na Marinha em termos de materiais de construção naval,
         mentos e sistemas já existentes no mercado.          proporcionando em particular ao Arsenal do Alfeite uma oportu-
           Não foram também descuradas as normas ambientais eu-  nidade de progressão tecnológica na área do projecto, da cons-
         ropeias referentes à utilização de metais pesados nas tintas apli-  trução e da manutenção naval.
         cadas, proibindo, designadamente, o uso de tintas anti-vegetati-  Decerto, não será descabido sublinhar aqui a importância que
         vas no fundo com estanho na sua composição. Na área da  tem para o Arsenal, não obstante a sua condição de estaleiro virado
         saúde, foi igualmente impedida a utilização de amianto e lã-de-  prioritariamente para a reparação naval, em manter a capacidade
         -vidro nos isolamentos interiores.                   de projectar e construir navios, ainda que de porte limitado. São as
                                                              novas construções que obrigam o estaleiro a fazer investimentos em
                                                              novas ferramentas de projecto e manufactura, requerem que seja
                                                              actualizada a qualificação do seu pessoal, e introduzem as novas
                                                              exigências da indústria no domínio da qualidade, da saúde e do
                                                              ambiente, sem esquecer o efeito positivo que a mobilização daí
                                                              resultante produz sobre a motivação das pessoas.
                                                               Na realidade, esta segunda geração de lanchas Classe "Argos"
                                                              contempla várias inovações relativamente às lanchas antigas. Para
                                                              além da implementação de um Sistema de Gestão de Configuração
                                                              e de um Sistema de Garantia de Qualidade, foram introduzidas
                                                              melhorias importantes nas condições de habitabilidade e de segu-
                                                              rança do pessoal, e foram tidas em conta as presentes preocu-
                                                              pações ambientais.
                                                               A qualidade, a segurança e o ambiente, foram na verdade fac-
                                                              tores que tiveram uma nova preponderância no projecto dos novos
                                                              meios navais, acompanhando as mais recentes exigências regula-
                                                              mentares aplicáveis à indústria naval.
                                                                                                J. Rodrigues Rentróia
         Ponte de Comando.                                                                               CTEN ECN
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MAIO 2000  15
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