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Segurança e Limitação de Avarias
À semelhança das "Argos" antigas, as novas lanchas estão
equipadas com um sistema de esgoto e um sistema de incêndio,
que podem ser alimentados alternativamente pela bomba de
incêndio ou pela bomba de esgoto. Complementarmente, os
navios encontram-se apetrechados com uma motobomba
Godiva GD200.
As novas lanchas estão providas com um sistema automático
de detecção de incêndios e alagamentos de acordo com os re-
quisitos das Sociedades Classificadoras, que contemplará a
operação periódica sem vigilância da "Casa das Máquinas".
Centralizado numa central Algorex localizada na Ponte de Co-
mando e com sensores montados em diversos compartimentos e
porões, foi alargada a abrangência deste sistema, que nas
"Argos" antigas está circunscrito à "Casa das Máquinas" e não
está centralizado. Largada para Provas de Mar da LFR “Centauro”.
A activação dos sistemas fixos de combate a incêndios é ma-
nual. Por razões ambientais, o "Halon" foi substituído por A implementação de um Sistema de Gestão da Configuração nos
"Dióxido de Carbono" no sistema de extinção de incêndios. moldes previstos na Norma ISO 10007, vai permitir a caracteriza-
Por força da adopção da Convenção Solas (Emenda de 1983), ção física e funcional de todo o material das lanchas, com o objec-
foram instaladas na tolda 2 balsas salva-vidas, cada uma delas tivo último de permitir o controlo da construção e dos objectos
com capacidade para 8 pessoas. As lanchas antigas estão ape- nela identificados. Além de regular a gestão de todo o projecto, a
trechadas com 1 balsa salva-vidas, com capacidade para 20 Gestão da Configuração vai também integrar o ALI (Apoio
pessoas, instaladas em estrutura própria ao nível do tecto da Logístico Integrado) e o SSM (Sistema de Suporte de Manutenção).
superestrutura.
A garantia da qualidade das construções é suportado por um
CLASSIFICAÇÃO E REGULAMENTOS Plano de Inspecção e Ensaios, que incide particularmente no
controlo da qualidade das soldaduras, nomeadamente através de
ensaios não destrutivos, por radiografia e líquidos penetrantes,
O casco do navio, em alumínio, foi construído de acordo com
os requisitos da Sociedade Classificadora Lloyd’s Register of executados por laboratórios acreditados. Conforme atrás men-
Shipping, Rules and Regulations for High Speed Craft (Patrol cionado, a qualidade das construções em alumínio depende em
Craft). Os veios e hélices foram projectados de acordo com as larga escala da qualidade da soldadura e dos detalhes estrutu-
mesmas regras, e a sua manufactura certificada pela Lloy’s. O rais, o que justifica as preocupações adicionais tidas nesta área.
projecto de electricidade está certificado pela Rinave. No respei- CONCLUSÕES
tante a segurança, as lanchas cumprem também com a
Convenção Solas e com os requisitos de estabilidade em vigor Surgindo a meio do tempo de vida útil das "Argos" antigas, as
na Marinha (ITDINAV 802). novas lanchas vão fundamentalmente reforçar o dispositivo de fis-
Com efeito, e em consonância com as tendências actuais de calização da actividade da pesca, aumentando assim a capacidade
outras marinhas, houve a preocupação em adoptar ao máximo da intervenção da Marinha no âmbito do serviço público.
os padrões comerciais da construção naval, nomeadamente os Tal como na altura o foi a construção das lanchas em PRFV, as
ditados pelas Sociedades Classificadoras, tendo como intuito a novas construções em alumínio vão igualmente constituir uma ino-
redução de custos inerentes à utilização de materiais, equipa- vação na Marinha em termos de materiais de construção naval,
mentos e sistemas já existentes no mercado. proporcionando em particular ao Arsenal do Alfeite uma oportu-
Não foram também descuradas as normas ambientais eu- nidade de progressão tecnológica na área do projecto, da cons-
ropeias referentes à utilização de metais pesados nas tintas apli- trução e da manutenção naval.
cadas, proibindo, designadamente, o uso de tintas anti-vegetati- Decerto, não será descabido sublinhar aqui a importância que
vas no fundo com estanho na sua composição. Na área da tem para o Arsenal, não obstante a sua condição de estaleiro virado
saúde, foi igualmente impedida a utilização de amianto e lã-de- prioritariamente para a reparação naval, em manter a capacidade
-vidro nos isolamentos interiores. de projectar e construir navios, ainda que de porte limitado. São as
novas construções que obrigam o estaleiro a fazer investimentos em
novas ferramentas de projecto e manufactura, requerem que seja
actualizada a qualificação do seu pessoal, e introduzem as novas
exigências da indústria no domínio da qualidade, da saúde e do
ambiente, sem esquecer o efeito positivo que a mobilização daí
resultante produz sobre a motivação das pessoas.
Na realidade, esta segunda geração de lanchas Classe "Argos"
contempla várias inovações relativamente às lanchas antigas. Para
além da implementação de um Sistema de Gestão de Configuração
e de um Sistema de Garantia de Qualidade, foram introduzidas
melhorias importantes nas condições de habitabilidade e de segu-
rança do pessoal, e foram tidas em conta as presentes preocu-
pações ambientais.
A qualidade, a segurança e o ambiente, foram na verdade fac-
tores que tiveram uma nova preponderância no projecto dos novos
meios navais, acompanhando as mais recentes exigências regula-
mentares aplicáveis à indústria naval.
J. Rodrigues Rentróia
Ponte de Comando. CTEN ECN
REVISTA DA ARMADA • MAIO 2000 15