Page 160 - Revista da Armada
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foram objecto de ensaios em tanque com modelo à escala, efectua-
         dos em Inglaterra pela "Wolfson Unit".
           Enquanto nas lanchas antigas o material de construção é PRFV
         (Plástico Reforçado a Fibra de Vidro), nas novas lanchas é o alumínio
         naval. A experiência das antigas "Argos" provou que a construção em
         PRFV está estruturalmente apta, tendo, contudo, surgido alguns pro-
         blemas ao nível da interferência electromagnética (EMI), só parcial-
         mente solucionados. No entanto, a opção do alumínio não obedeceu
         a um requisito pré-estabelecido. Derivou unicamente do facto de
         fazer parte da proposta que, no cômputo global, se entendeu como
         sendo a mais vantajosa, isto é, a que obteve maior pontuação resul-
         tante da avaliação pela aplicação da análise multi-critério, o que
         obviamente extravasa a ponderação de aspectos meramente técnicos.
         A construção em alumínio é uma área tecnologicamente nova para a
         Marinha, havendo inerentemente alguma expectativa quanto ao
         desempenho estrutural do casco, quer na vertente operacional quer
         na vertente da manutenção. Por outro lado, é de esperar que os pro-  Casa das Máquinas.
         blemas de EMI sejam obviados pelo facto das novas construções
         serem em alumínio, um material que contrariamente ao PRFV não é  contínua de 1800hp a 1900RPM, que através de uma caixa
         "transparente" às radiações electromagnéticas.       redutora inversora ZF BW460-S, com uma relação de redução
           Embora a estrutura das lanchas não tenha sido projectada em  de 2.529:1, acciona uma linha de veios e hélice de passo fixo,
         função de requisitos exactamente iguais, verifica-se que o peso da  da série Gawn KCA, 4 pás e 1.175 m de diâmetro, o que permi-
         estrutura em PRFV das lanchas antigas 31 ton é superior, em cerca  tirá atingir uma velocidade de 28 nós em provas.
         de 7 toneladas, ao peso da estrutura em alumínio das novas "Argos"  O sistema de propulsão das novas "Argos" foi desenvolvido em
         24 ton. A estrutura em alumínio tem a vantagem de ser uma estrutura  torno da mesma filosofia das "Argos" antigas, tendo apenas os motores
         mais leve, mas exige que sejam tidos cuidados específicos na sol-  propulsores MTU 12V396TE84 (1743hp a 1940RPM) sido substituí-
         dadura e nos detalhes construtivos, quer na fase de desenvolvimento  dos pelos motores "Cummins", com sistema de comando mecânico
         do projecto quer na fase de execução, por forma a contrariar a vulne-  Kobelt com cabos flexíveis, mais simples e fiável que o sistema de
         rabilidade deste material na área da protecção catódica e da resistên-  comando electrónico dos motores "MTU".
         cia à fadiga, provocada pela reversão de tensões.
           Não obstante serem navios mais pequenos, as "Argos" antigas têm  Produção de Energia
         um deslocamento na condição carregado superior ao das novas lan-  A produção de energia a bordo é assegurada por 2 grupos elec-
         chas, explicado pelo maior peso da estrutura e pela maior capacidade  trogéneos "diesel-alternador", com motor Cummins 6BT-5.9-G1(M) e
         de combustível associada a uma maior autonomia:      alternador Leroy Sommer LSAM 44.1M4, de igual potência 75kVA e
                                                              totalmente redundantes. A distribuição a 220V/50Hz, monofásica,
        Comprimento Total...............27,20m  Propulsão     será obtida a partir da produção em 380V/50Hz, trifásica, através de 2
        Comprimento entre PP..........25,20m  As novas lanchas  bancos de transformadores de 40kVA, igualmente redundantes.
        Boca Máxima.......................5,90m  serão propulsionadas  As lanchas serão equipadas com 3 grupos de baterias marítimas de
        Pontal de Construção............3,20m  por duas linhas inde-  chumbo/ácido de 24VDC, iguais 504Ah/10h e redundantes, com-
        Deslocamento Carregado......97ton  pendentes, cada uma  postas por 4 elementos de 6VDC, sendo cada grupo servido pelo seu
        Calado (Carregado)...............1,45m  composta por um  carregador automático de baterias, iguais e com uma potência de
        Velocidade Máxima..............28nós  motor Cummins KTA-  1.2kW. Um grupo serve para arranque do motor de propulsão e ge-
        Velocidade Cruzeiro.............15nós  50M2, do tipo diesel  rador de EB, outro para o motor de propulsão e gerador de BB, e o
        Autonomia (15nós) ...............1350milhas  marítimo, 16 cilin-  terceiro para alimentação dos sistemas de 24V, incluindo os sistemas
        Potência Propulsora..............2x1743hp  dros em "V", ciclo de  de emergência.
        Guarnição ............................1of+1sg+8pr  4 tempos, sobreali-  Nas lanchas antigas a produção de energia é também assegurada
        Tanques Combustível...........20mcub  mentados, com refri-  por 2 grupos electrogéneos "diesel-alternador", com motor Cummins
        Aguada de Reserva ...............5mcub  geração do ar (inter-  6B-5.9-G-(M) e alternador Stamfor UCM 224G23, de igual potência
        Tanques Águas Sujas.............Não tem  cooler), capaz de de-  (60kVA) e totalmente redundantes. A distribuição a 220V/50Hz,
                                           bitar uma potência  bifásica, é obtida a partir da produção em 380V/50Hz, trifásica,
                                                                         através de 2 bancos de transformadores de 10kVA,
                                                                         também redundantes. Nestas lanchas os grandes con-
                                                                         sumidores são alimentados directamente a partir da
                                                                         produção, o que explica a menor potência dos trans-
                                                                         formadores.
                                                                           Na configuração inicial, as lanchas antigas foram
                                                                         equipadas com 2 grupos de baterias marítimas de
                                                                         24VDC 295Ah/20h e 2 grupos de baterias de 24VDC
                                                                         75Ah/20h. Os grupos de baterias de 295Ah/20h
                                                                         servem para arranque dos motores de propulsão e
                                                                         geradores, enquanto os grupos de 75Ah/20h servem
                                                                         para alimentação dos sistemas de 24V e sistemas de
                                                                         emergência.
                                                                           O facto dos pequenos consumidores nas novas lan-
                                                                         chas serem alimentados com corrente monofásica,
                                                                         permite a introdução de protecções diferenciais, privi-
                                                                         legiando deste modo a segurança do pessoal em
                                                                         detrimento da continuidade do funcionamento dos
         Fase intermédia da construção.                                  equipamentos.
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