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das duas imponentes fragatas do séc. XIX que   A colecção de peças expostas nesta sala  volução industrial no final do século XIX que
         tiveram a particularidade de ser utilizadas du-  constitui uma singela referência a uma in-  iriam possibilitar o surgimento de inovadoras
         rante muitos anos no ensino da Escola Naval,  dústria com longa tradição no nosso país e  técnicas de construção naval e de novos tipos
         e ainda o modelo da fragata “D. Fernando II e  enorme valor estratégico, garante da capaci-  de armamento, proporcionando a consolidação
         Glória” último navio português construído nos  dade própria de manutenção da frota marí-  do poder naval moderno.
         estaleiros navais de Damão, na Índia.   tima nacional.                  Nesta sala encontramos uma Marinha de
           Sensivelmente a meio das escada-                                           Guerra completamente dissociada
         rias de acesso ao primeiro piso, en-                                         da Marinha Mercante, especialmen-
         contra-se a Sala do Oriente que reúne                                        te vocacionada para uma nova rea-
         um conjunto muito heterogéneo de                                             lidade que começava a surgir. Nela
         objectos, de fontes e épocas variadas.                                       está exposta uma importante colec-
         Todos eles possuem, porém, uma ori-                                          ção, composta por cerca de sessenta
         gem comum – o Oriente. Personalida-                                          modelos, que documenta a evolução
         des marcantes e cidadãos anónimos                                            da Marinha de Guerra Portuguesa
         apaixonados pelo Extremo Oriente                                             desde finais do Século XIX até aos
         trouxeram, através de objectos e há-                                         nossos dias.
         bitos, novas formas de estar. As por-                                         O visitante pode encontrar nesta
         celanas e o mobiliário chinês, entre                                         sala referências a alguns factos im-
         muitos outros artigos apresentados                                           portantes da nossa História que se
         nesta sala, resultam desse encontro.                                         verificaram naquele período, de que
         Destaca-se uma escrivaninha que foi                                          se salientam:
         pertença do oficial de Marinha e es-                                           - as expedições conduzidas no inte-
         critor Wenceslau de Moraes, que vi-                                          rior do Continente Africano no último
         veu os últimos anos da sua vida no                                           quartel do século XIX por dois oficiais
         Japão, seu país de adopção.                                                  da Armada, Hermenegildo Capelo e
           Já no primeiro piso, podemos cons-                                         Roberto Ivens, organizadas pela So-
         tatar a evidente dimensão que teve o                                         ciedade de Geografia de Lisboa.
         armamento nacional do passado em                                              - o combate naval ocorrido em
         sala dedicada à Marinha de Comér-                                            13 de Outubro de 1918 ao largo dos
         cio. O tráfego comercial marítimo de-                                        Açores, entre o caça-minas “Augus-
         sempenhou um papel preponderante                                             to de Castilho” (arrastão de pesca
         na construção e manutenção do Impé-                                          adaptado) e o submarino alemão
         rio Português.                                                               U-139, possibilitando que o navio de
           O recheio desta sala é em grande                                           passageiros que seguia sob escolta
         parte constituído pela colecção de   Colecção dos Astrolábios Naúticos.      continuasse a viagem sem qualquer
         modelos de navios de comércio per-                                           incidente rumo aos Açores. Do com-
         tencentes às várias companhias de navegação   No 1º piso o visitante pode também admi-  bate resultou a morte do comandante e de cin-
         existentes por alturas de 1918 e às que se se-  rar a colecção de peças expostas na Sala da  co dos elementos da guarnição e a perda do
         guiram, Carregadores Açorianos, Companhia  Marinha de Recreio, onde nos é dado a co-  pequeno caça-minas. Os sobreviventes foram
         Nacional de Navegação (CNN), Companhia  nhecer uma actividade com séculos de exis-  largados numa baleeira e viriam alcançar ter-
         Colonial de Navegação (CCN), Sociedade Ge-  tência, embora até meados do século XIX, ti-  ra passados sete intermináveis dias de enorme
         ral (SG), e outras, traduzindo a dimensão que  vesse sido praticada quase exclusivamente  sofrimento, depois de conseguirem percorrer a
         alcançou o armamento nacional no passado. A  pela família real.       remos as 200 milhas que os separavam da Ilha
         vasta colecção de navios de comércio exposta   Os modelos expostos documentam sobre-  de S. Miguel.
         reflecte o auge que a nossa Marinha Mercante  tudo embarcações construídas no séc.  XIX e   - os combates navais ocorridos em 18 de De-
         atingiu nas décadas de 60 e 70.    pertencem à colecção de modelos de peque-  zembro de 1961, na Índia, em que intervieram
           No seguimento da Sala da Marinha de Co-  nas embarcações de recreio, legada por Hen-  o aviso “Afonso de Albuquerque”, em Goa, e
         mércio, o Museu dedica uma sala à Constru-  rique Seixas. Os modelos distinguem-se pela  a lancha de fiscalização “Vega”, em Diu, me-
         ção Naval onde é apresentada uma exposição,  harmonia das formas e pelo rigor e qualidade  recem também destaque. Nesses combates
         essencialmente ligada à actividade do antigo  de execução.            morreu em combate o comandante e dois ele-
         Arsenal de Marinha, estaleiro cuja construção   Na Sala dos séculos XIX e XX podemos  mentos da guarnição da lancha, que se afun-
         teve início  em 1759 na Ribeira das Naus, local  obser var os desenvolvimentos tecnológico e  dou, e um elemento da guarnição do Aviso
         onde, desde o século XV, se situou o maior pólo  científico proporcionados pela segunda re-  “Afonso de Albuquerque” que viria a enca-
         de construção naval existente em                                                lhar nas proximidades da foz do
         Portugal. Nesta sala podem ser                                                  rio Zuari, a montante da baía de
         observados vários aspectos da                                                   Dona Paula.
         rápida evolução tecnológica                                                       Em sala anexa, dedicada a
         neste domínio em que os portu-                                                  Henrique Maufroy de Seixas,
         gueses assumiram um papel de                                                    está exposta uma colecção úni-
         verdadeiro pioneirismo.                                                         ca de modelos das galeotas reais
           Note-se que, já em finais do sé-                                               e de embarcações de recreio que
         culo XIX, o Arsenal de Lisboa foi                                               pertenceram à Casa Real, alguns
         pioneiro no país, na tecnologia do                                              dos quais podem ser apreciados
         trabalho do aço e na aplicação da                                               em tamanho natural no Pavilhão
         electricidade para fins industriais,                                             das Galeotas.
         para além do facto de ter sido pre-                                               Na sala do tráfego local estão
         cisamente naquele Arsenal que se                                                expostos modelos representa-
         construiu a primeira máquina a                                                  tivos da grande diversidade
         vapor nacional.          Batalha do Cabo de S. Vicente – Morel Fatio – 1842.    tipológica de embarcações uti-
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U MARÇO 2004  21
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