Page 231 - Revista da Armada
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cações locais, que não estão a isso obrigadas são do AIS conseguir contornar obstáculos s DETECTAR IMEDIATAMENTE QUANDO Ï QUE
pela convenção SOLAS, mas cujo seguimen- naturais, como massas de terra, o que não um ferry ou outro navio, como por exem-
to é considerado de importância elevada. Por acontece com as transmissões do radar. A plo uma embarcação de navegação inter-
vezes, os Estados alargam a obrigatoriedade Figura 2 exemplifica o caso de dois navios ilhas, largou da margem e iniciou a sua na-
de instalação de AIS a outros navios dentro das junto à curva de um rio ou braço de mar, vegação.
suas águas territoriais. mostrando que não se consegue detectar s hVERv PARA LÉ DE UMA CURVA DE UM CANAL
Finalmente, a informação relevante de na- por radar se está algum navio do outro lado ou por detrás de uma ilha (ou de qualquer
vegação transmitida pelos AIS, embora se da curva, pois o radar não consegue ver para outra obstrução), detectando a presença de
destine a melhorar a segurança da navega- lá da margem. No entanto, a transmissão do navios e identificando-os.
ção, poderá também vir a ser utilizada pela AIS, em VHF, consegue fazer-se para além
pirataria marítima, para escolher as suas pre- das margens e de outros acidentes orográ- GÉNESE DO PROJECTO MACAIS
sas, em função da informação sobre o tipo ficos, permitindo a detecção de navios do
de carga e o número de passageiros, incluí- outro lado da curva, desde que eles estejam Durante o ano de 2003 as Autoridades
da nas mensagens AIS. Refira-se que o fenó- equipados com transponders. Portuárias dos Açores, Madeira e Canárias
meno da pirataria tem tido uma formaram uma parceria para a
evolução preocupante nos últi- candidatura ao financiamento
mos anos, com o número total comunitário de 85% dos 2,6M
de ataques a subir continuamen- de euros necessários para a ins-
te, sobretudo no Sueste Asiático talação das redes AIS costeiras
onde se têm verificado mais de dos três arquipélagos da Ma-
metade dessas ocorrências. No caronésia (para efeitos de pro-
entanto, a regulamentação da jectos de âmbito comunitário a
Organização Marítima Interna- Macaronésia inclui apenas os
cional permite que os Coman- Açores, Madeira e Canárias).
dantes dos navios desliguem o Este projecto foi aprovado em
seu transponder por razões de 2004 o abrigo do Programa IN-
segurança. Embora não se es- TERREG IIIB 2000-2006.
pecifique quais as razões que Nesta altura estavam a ser
podem justificar a cessação das instaladas na Europa as primei-
transmissões, admite-se que se ras redes AIS costeiras e o Ins-
possa fazê-lo, em determinadas tituto Hidrográfico (IH) tinha já
zonas, devido à ameaça repre- acumulado um know-how im-
sentada pela pirataria. portante nesta área, por via da
participação nos comités técni-
FUNCIONAMENTO DAS cos da AISM/IALA (que elabo-
REDES DE ESTAÇÕES rou a normalização internacio-
COSTEIRAS AIS nal do sistema AIS) e também
fruto da experiência adquirida
Uma vez que a informação na recente instalação da rede
relevante de navegação dos na- Comparação entre as imagens proporcionadas pelo radar e pelo AIS numa curva. DGPS Nacional. Isso levou a
vios é transmitida para o ar sem que o IH fosse seleccionado (no
restrições, os Estados ribeirinhos começaram Em condições meteorológicas adversas, decurso de três concursos limitados) para a
a instalar redes de estações AIS costeiras, o AIS também tem vantagens sobre o radar, elaboração das Especificações Técnicas das
com o fim de: pois a chuva forte é praticamente opaca às três redes costeiras AIS da Macaronésia.
s COMPILAR A INFORMA ÎO ORIUNDA DOS NA- emissões deste último, mas afecta muito me- Por forma a reduzir os prazos de respos-
vios e assim monitorizar o tráfego marítimo nos as transmissões em VHF. Estas vantagens ta dos concorrentes e os custos das redes,
na zona e são importantes, quer para os navios quer optou-se por uma Especificação Técnica
s TRANSMITIR INFORMA ÎO RELEVANTE AOS NA- para as redes de estações terrestres AIS, pois muito completa e restritiva chamando ao
vios nessa área permitem a manutenção de uma boa ima- adjudicatário a responsabilidade pela es-
Estas redes de estações AIS costeiras po- gem do panorama de superfície nas respec- colha dos locais das antenas, a qualidade
dem estar integradas nos Serviços de Tráfego tivas Estações de Controlo, mesmo para além dos equipamentos, a rede de comunica-
Marítimo / Vessel Traffic Services (VTS, na si- dos acidentes orográficos e em condições de ções e as redundâncias. Desta forma, os
gla inglesa) ou podem funcionar autonoma- chuva forte ou granizo. concorrentes ficaram dispensados de reali-
mente (como vai acontecer, pelo menos nes- Face a tudo o que foi exposto, pode dizer- zar estudos no terreno, de procurar locais
ta fase, nos Açores e na Madeira). se que os AIS vão trazer bastantes benefícios de instalação para as antenas e de estudar
Numa rede de estações AIS costeiras, todas em termos de monitorização do tráfego ma- os sistemas de comunicações para as redes,
as estações estão ligadas a uma Estação de rítimo, nomeadamente: pois essas tarefas foram desenvolvidas pelo
Controlo, em que os operadores não neces- s ABRANGER ÉREAS ONDE A COBERTURA RADAR IH no âmbito da elaboração das Especifica-
sitam de chamar os navios, nem de atribuir é bastante difícil devido aos acidentes oro- ções Técnicas.
períodos de transmissão específicos a cada gráficos, como por exemplo canais, rios e Depois de lançados os Concursos Públicos
navio, pois isso é feito automaticamente. estuários; internacionais, um para as Canárias e outro
A possibilidade dos AIS processarem a s FORNECER IMEDIATAMENTE A IDENTIlCA ÎO para os Açores e Madeira, o IH veio a ser
informação de cerca de 450 navios é uma dos ecos detectados; contratado para dar apoio à análise técnica
grande vantagem sobre os radares, pois es- s DETECTAR ALTERA ÜES DE PROA E DE VELO- das propostas deste último, o que garantiu
tes, normalmente, apenas conseguem fa- cidade nos navios, praticamente em tem- ao adjudicante o apoio de uma entidade in-
zer o seguimento automático a cerca de 20 po real; dependente e conhecedora profunda da rede
contactos. s INTERROGAR OS NAVIOS DE FORMA A OBTER IN- que se pretendia implementar. Em Março de
Outra grande vantagem do AIS relativa- formação sobre as suas dimensões, calado, 2005, foram assinados os contratos de forne-
mente ao radar reside no facto de a transmis- carga e porto de destino; cimento, decorrendo actualmente o período
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