Page 232 - Revista da Armada
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de instalação e estando já agendadas para Ju-
         lho as provas de recepção às duas redes.

         DESCRIÇÃO DAS REDES
         A IMPLANTAR NOS AÇORES
         E NA MADEIRA

           O número e localização das estações AIS a
         instalar nos arquipélagos dos Açores e da Ma-
         deira teve em consideração o desiderato de co-
         brir toda a faixa costeira compreendida entre
         a linha de costa e as 20 milhas de afastamen-
         to, com um mínimo de estações AIS, a fim de
         reduzir os custos de instalação. Em ambos os
         arquipélagos, as estações AIS vão ser instala-
         das em parques de antenas da Portugal Tele-
         com já existentes, fruto de acordos celebrados
         com as administrações portuárias. Essa opção
         permitirá utilizar todo um conjunto de infra-
         estruturas já existentes, reduzindo não só os
         custos de instalação como os de exploração e
         manutenção do sistema.
           Nos Açores, serão instaladas 10 estações  pela rede, a utilizadores autorizados e a quem   s 3ELECCIONAR LOCAIS PARA CULTURAS MARINHAS
         AIS, enquanto na Madeira bastarão 3 estações  se fornecerá um username e password.  geradores de energia de ondas e outros
         AIS para cobrir a faixa costeira pretendida. Os   A rede AIS permitirá monitorizar o tráfego
         alcances variam entre as 50 e as 90 milhas  marítimo, disponibilizando um conjunto de  CONCLUSÃO
         náuticas, dependendo da altitude.  ferramentas que permitirão efectuar diversas
           Em cada uma das regiões autónomas se-  tarefas em tempo real, nomeadamente:  Conforme se pôde perceber neste artigo,
         rão instaladas 2 Estações de Controlo, uma na   s )DENTIlCAR NAVIOS   o AIS é uma ferramenta importante para me-
         respectiva Administração Portuária (Portos dos   s %VITAR COLISÜES NO MAR  lhorar a segurança marítima e aumentar a
         Açores, SA e Administração dos Portos da Re-  s !VISAR NAVIOS QUE SE APROXIMEM DE PE-  situational awareness dos navios no mar e
         gião Autónoma da Madeira) e outra no MRCC  rigos                      dos Estados ribeirinhos relativamente ao trá-
         ou MRSC dessa região. Essas Estações de Con-  s 3EGUIR NAVIOS DE RISCO ELEVADO  fego nas suas costas. Além disso, um siste-
         trolo efectuarão a gestão do serviço AIS, con-  s $ElNIR E POLICIAR ÉREAS RESTRITAS  ma destes vem acelerar o conhecido OODA
         trolando o fluxo de dados no sistema e con-  s -ONITORIZAR ROTAS OBRIGATØRIAS  loop – Observe, Orientate, Decide and Act
         figurando as diferentes estações costeiras AIS   s !POIAR AS MISSÜES DE BUSCA E SALVAMEN-  loop, uma vez que melhora a capacidade
         existentes em cada arquipélago.    to marítimo                        e a celeridade na passagem e recepção de
                                              s !POIAR AS TAREFAS DE 0ORT 3TATE #ONTROL    informações. Dessa forma, permitirá aos
         O QUE SE PODE FAZER COM UMA        Autoridade Portuária               navios no mar e aos Estados ribeirinhos re-
         REDE AIS COSTEIRA?                   É de realçar que parte destas funções po-  duzir o tempo de Observação (i.e. de com-
                                            dem ser efectuadas automaticamente pela  pilação) e assim Orientar, Decidir e Agir
           As potencialidades de uma rede AIS Costeira  Estação de Controlo da rede AIS e que esta  mais depressa.
         decorrem das capacidades das suas Estações  poderá inclusivamente enviar avisos por SMS   Além disso, é de esperar uma redução
         de Controlo. Neste caso, foram contratados sis-  ou por e-mail para um operador externo se-  acentuada de ilícitos ao longo destas costas
         temas com elevadas capacidades de filtragem e  leccionado.             em virtude do “policiamento” a que agora
         armazenamento de dados. Estas estações terão   Além disso, os dados armazenados per-  estarão sujeitas.
         ainda a capacidade de disponibilizar através da  mitirão efectuar, a posteriori, algumas ta-  Para finalizar, importa referir que este foi
         internet um conjunto relativamente limitado de  refas / funcionalidades importantes, como  mais um contributo do IH para a melhoria da
         informações sobre todos os navios detectados  por exemplo:            segurança marítima e foi também mais uma
                                                           s #ONHECER O NÞMERO E  afirmação da capacidade deste órgão da Ma-
                                                         tipo de navios que passam  rinha para desenvolver e acompanhar tecni-
                                                         em determinadas áreas  camente projectos de alguma complexidade,
                                                           s !NALISAR PADRÜES DE  no âmbito das tecnologias mais recentes.
                                                         circulação                                            Z
                                                           s )NVESTIGAR ACIDENTES IN-          CFR Proença Mendes
                                                         cidentes                            CTEN Sardinha Monteiro
                                                           s )DENTIlCAR NAVIOS QUE
                                                         possam ter causado algum   Notas:
                                                                                 1
                                                                                  Na prática, o seguimento do percurso dos navios
                                                         incidente (ex. poluição)  detectados no radar (correspondente ao seu movimen-
                                                           s %SCOLHER ROTAS PARA NA-  to relativo) permite calcular o rumo e velocidade que
                                                         vios especiais        eles estão a fazer. No entanto, esses valores correspon-
                                                           s 0LANEAR E AVALIAR A LO-  dem ao rumo e velocidade históricos (i.e. passados),
                                                                               enquanto o AIS fornece automaticamente a proa e a
                                                         calização de canais, rotas   velocidade em tempo real.
                                                         e Esquemas de Separação   2  A Conferência Rádio Mundial (World Radio Con-
                                                         de Tráfego            ference) de 1997 atribuiu duas frequências, na banda
                                                           s 0LANEAR E AVALIAR A LO-  VHF, ao serviço AIS: 161,975 MHz (AIS1) e 162,025
                                                         calização de Vessel Traffic   MHz (AIS2). Estas frequências já foram consideradas
                                                                               na Portaria 630/2002 de 12 de Junho, que contém o
                                                         Services e Ajudas à Nave-  “Plano nacional de frequências em VHF para o servi-
                                                         gação                 ço móvel marítimo”.
         14  JULHO 2006 U REVISTA DA ARMADA
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