Page 234 - Revista da Armada
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de Honra da Sail Training Association (STA).  locamento, [conseguiu-se] baixar o centro de  «Sagres», que, de trincaniz na água com as
         Aliás, tal como se verificou há meio século,  gravidade e corrigir o compassamento longi-  suas 28 toneladas de pessoal a barlavento e
         este ano será novamente o rei consorte a dar  tudinal do navio, melhorando as suas quali-  quatro moços de leme, parecia voar […] a
         o sinal de largada para a regata que ligará  dades náuticas sob vela. Desenharam-se velas  euforia gerada pelo uivo do vento na enxár-
         Torbay a Lisboa, no dia 10 de Julho.  auxiliares para ventos largos – quatro cutelos,  cia e até pelos duches causados pelas cris-
           Com vista à sua participação nesta primei-  quatro varredouras e quatro orelhas de mula –  tas que vinham desfazer-se num arco-íris de
                                                                  2
         ra regata, a antiga Sagres foi alvo de especiais  que vieram aumentar de 566 m  o plano vélico  encontro ao costado só era contida pelas
         e cuidadas preocupações. Assim, «através de  normal, ficando o navio com uma área total de  conveniências da disciplina».
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         novo plano de estiva e sem aumento do des-  2.786m  de pano […] e adaptaram-se
                                            os paus de surriola a caça escotas das
           NAVIOS-ESCOLAS QUE ENTRARAM AO   varredouras», concluindo-se os traba-
               SERVIÇO A PARTIR DE 1953     lhos com uma docagem no período
               NAVIO         PAÍS    ANO    compreendido entre o dia 26 de Maio                                    Arquivo CTEN António Gonçalves
          Alexander von Humboldt  Alemanha  1986  e o dia 4 de Junho, durante a qual foi
               Asgard II     Irlanda  1968  efectuada a respectiva limpeza e pin-
                Astrid     Reino Unido  1984  tura do casco.
                Belem        França  1979
            Capitan Miranda*  Uruguai  1972   Uma semana depois, mais precisa-
             Cisne Branco*  1  Brasil  2000  mente a 11 de Junho, o navio largou
               Creoula*      Portugal  1987  rumo a Inglaterra, levando embarca-
             Cuauhtemoc*     México  1982   dos os cadetes do curso D. Duarte de
             Dar Mlodziezy 2  Polónia  1982  Almeida e ainda os alunos dos cur-
              Dewaruci*     Indonésia  1953  sos elementares e do 1º e 2º grau de
               Druzhba 2     Ucrânia  1989  Marinharia.
               Eendracht     Holanda  1989    Em Dartmouth, antes do início da
              Esmeralda*      Chile  1953   regata, com o objectivo de estreitar
               Europa        Holanda  1994
             Fryderyk Chopin  Polónia  1992  as relações entre as guarnições dos
           Gazela of Philadelphia  Estados Unidos  1976  diferentes navios participantes, decor-
               Gloria*      Colômbia  1968  reu o Inshore Regatta, cujo programa
              Gorch Fock*   Alemanha  1958  contemplava diversas competições de
               Guayas*       Equador  1978  vela, remo e natação. Resta acrescen-
               Iskra*  3     Polónia  1982  tar que a guarnição e os cadetes da
              Johann Smidt  Alemanha  1974  Sagres lograram vencer mais de 60%   O veleiro Moyana, vencedor da regata em 1956.
                Kaisei       Japão   1991   dos muitos troféus em disputa, o que
              Kaiwo Maru 6   Japão   1989   desde logo pareceu a todos um bom prenún-  Estes ventos favoráveis permitiram que o
               Kaliakra 3    Bulgária  1984
              Kanko Maru     Japão   1988   cio para a grande competição que iria levar  então Segundo-tenente Guilherme Concei-
              Kershones 2    Ucrânia  1989  os navios até Lisboa. Além disso, o excelen-  ção Silva, oficial de quarto nesse mesmo dia
              Kruzenshtern   Rússia  1961   te acolhimento proporcionado pelas famílias  das 8h00 às 12h00, arrebatasse a famosa Flâ-
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               Libertad*    Argentina  1962  locais aos marinheiros visitantes foi algo que  mula Azul , que de resto não mais perderia,
              Lili Marleen   França  1994   ultrapassou as expectativas mais optimistas.  tendo a Sagres navegado por largos períodos
              Lord Nelson  Reino Unido  1986  Disso mesmo é prova o testemunho do en-  com velocidades superiores a 14 nós.
             Malcolm Miller 4  Reino Unido  1968  tão Primeiro-tenente Victor Victorino, à épo-  Infelizmente, devido à ausência da regular
                Mir 2        Rússia  1987   ca o navegador da Sagres, que seguidamente  nortada, tão frequente na costa portuguesa, a
              Nadezhda 2     Rússia  1990   transcrevemos:                     Sagres acabou por se atrasar, vindo a classifi-
             Nippon Maru 6   Japão   1988     «Era realmente admirável que dois ou três  car-se na décima primeira posição da Classe
               Oceania 3     Polónia  1985
             Oosterschelde   Bélgica  1992  grumetes de Trás-os-Montes ou do Alentejo  I (deslocamento superior a 100 toneladas).
               Pallada 2     Ucrânia  1989  conseguissem entender-se durante horas se-
               Pogoria 3     Polónia  1980  guidas com a família que os levava a pas-  «O marinheiro de vela é obrigado, pela
             Prince William 5  Reino Unido  2001  sear, ao cinema, a jantar e a compartilhar   força das circunstâncias, a agir com pronti-
               Sagres*       Portugal  1962  o conforto do seu home, sem que nem uns   dão. Independentemente de horários ou ro-
                Sedov        Rússia  1981   nem outros falassem uma palavra do idio-  tinas, pode ter de se interromper o sono ou
             Shabab Oman*     Omã    1971   ma recíproco».                      a refeição para carregar pano debaixo de um
             Simon Bolívar*  Venezuela  1979  Por seu turno, o jornal inglês The Walrus   aguaceiro súbito, para subir a ferrar um sobre
           Sir Winston Churchill 4  Reino Unido  1966  descreveu assim a empatia estabelecida en-  que ameaça rasgar-se ou alar braços para evi-
              Soren Larsen  Reino Unido  1983                                   tar um desastre; é sóbrio e desembaraçado;
           Spirit of New Zealand  Nova Zelândia  1986  tre este acontecimento e a formação da ma-  e é o melhor marinheiro, mesmo nos mo-
             Stad Amsterdam 1  Holanda  1998  rinhagem inglesa:                 dernos navios-máquinas, onde, ao chegar o
            Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1960  «Os efeitos da instrução à vela nos cade-  momento crítico, o conhecimento sólido da
            Stavros S. Niarchos 5  Reino Unido  2000  tes foram milagrosos. Os rapazes de Dart-  marinharia e a acção rápida são tão neces-
             Thor Heyerdahl  Alemanha  1983  mouth, especialmente, parecem ter ganho   sários como antigamente. Para formar gente
            Tunas Samudera*  7  Malásia  1987  com isso, e há fortes correntes de opinião   desta, há economia de tempo e de capitais
            Young Endeavour 7  Austrália  1988  de que é tempo de fazermos dos nossos ma-  quando se usam navios-escolas à vela. De
            Zénobe Gramme*   Bélgica  1970  rinheiros homens do mar e não chauffeurs   facto, num cruzeiro de alguns meses, à vela,
         * Navios-escolas militares. Apesar da sua guarnição ser da   de vapores».  os próprios elementos naturais se encarre-
         Marinha, como é sabido no Creoula por norma apenas                     gam de proporcionar ao aluno-marinheiro
         embarcam jovens civis.               A largada para a regata foi dada no dia 7
         1  Dois navios-irmãos construídos na Holanda.  de Julho, sendo a linha definida pelos draga-  uma série de ocorrências e de surpresas, que,
         2  Seis navios-irmãos construídos na Polónia.  -minas HMS Acute e HMS Jewel, encontran-  em navios a vapor ou a motores só em largos
         3  Quatro navios-irmãos construídos na Polónia.  do-se este último fundeado nas proximidades   anos viria talvez a experimentar, por mais ar-
         4  Dois navios-irmãos construídos no Reino Unido.                      tificialmente rígida e realista que a instrução
         5  Dois navios-irmãos construídos no Reino Unido.  do promontório de Berry Head.  fosse, nestes navios».
         6  Dois navios-irmãos construídos no Japão.  Quatro dias depois, já em plena Biscaia,   Primeiro-tenente Victor Victorino (1956)
         7  Dois navios-irmãos construídos no Reino Unido.  «um paquete esfalfava-se para ultrapassar a
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