Page 53 - Revista da Armada
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Setting Sail
                                         Setting Sail


                                  3. Tempo Derradeiro – 2ª parte


              omo é do conhecimento de todos a na-  mo quartel deste século de ouro para a navega-  signer mais inovador, a construção dos navios
                                                                                                  8
              tureza humana tende a buscar a veloci-  ção à vela, havia navios que, com bom vento,  mais rápidos do seu tempo .
         Cdade, sobretudo quando se encontram  conseguiam manter velocidades superiores a 16   No entanto os desenvolvimentos mais facil-
         em jogo factores de ordem económica. Desta  nós, quando, em 1810, só muito dificilmente o  mente apreciáveis surgiram com a adição de
         feita, no decorrer do século XIX, um conjunto  aparelho de um navio se aguentava sem danos  um maior número de velas, especialmente úteis
         de acontecimentos vai precipitar os armadores  de monta se este ousasse manter o pano caça-  quando o vento era demasiado fraco. Desta for-
         para que estes exijam dos construtores navios  do para navegar a velocidades superiores a 10  ma, cada mastro redondo podia dispor, nos na-
         cada vez mais rápidos, sendo                                                      vios em madeira, de até oito
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         estes apelidados de clippers .                                                    vergas, onde envergavam ou-
         Em primeiro lugar a cotação                                                       tras tantas velas. Além de ter
         do chá vindo da China, esta-                                                      sido aumentada grandemen-
         belecida nas Bolsas de Londres                                                   Arquivo CTEN António Gonçalves  te a área vélica, o número de
         (1843) e Nova Iorque (1844),                                                      velas a bordo atingiu propor-
         na sequência da cedência                                                          ções nunca antes vistas tor-
         de Hong-Kong aos ingleses                                                         nando muito mais flexível a
         (1842) no final da Guerra do                                                       sua utilização nas diferentes
         Ópio; a descoberta de ouro                                                        mareações e de acordo com
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         na Califórnia (1848) , numa                                                       o vento. Por isso, acima dos
                                                                                                  9
         altura em que a travessia por                                                     papafigos  vão surgir gáveas,
         terra do extenso continente                                                       joanetes e sobres, todos eles
                                                                                                          10
         americano era feita em condi-                                                     partidos ou dobrados , e uma
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         ções extremamente difíceis ; a                                                    última vela denominada ore-
                                                                                                          11
         descoberta de ouro na Austrá-                                                     lha de mula redonda .
         lia e o início da migração em   Evolução da secção mestra dos clippers ingleses, entre 1853 e 1869.  Na preferida armação em
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         massa pouco tempo depois (1851) ; e por fim o  nós. Claro que, para além dos melhoramentos  galera, a gata (mastro mais a ré) encontra-se
         alto valor atingido pela cotação da excelente lã  ao nível do reforço do aparelho, constituíram-  reduzida a uma só vela latina, com retranca e
         australiana no mercado inglês, a partir de 1870.  se como argumentos fundamentais os esforços  carangueja, por simples exigência da afinação
         Não causa por isso grande admiração que, em  feitos pelos principais estaleiros na optimização  do equilíbrio vélico de todo o navio, nas dife-
         1857, o deslocamento total dos navios que fa-  das formas do casco, para que este pudesse mais  rentes mareações. Por isso neste mesmo mastro
         ziam ligações para o Índico e Pacífico fosse cerca  facilmente fluir através da água, pretendendo-se  aparecem até seis velas redondas com função
                                                                                                      12
         de vinte vezes superior ao registado em 1816.  que o movimento desta, na sua passagem pela  quase exclusivamente propulsora . À proa, por
         De resto, os clippers americanos encontravam-  popa, provocasse o menor nível de perturba-  imposição de um número crescente de velas e
         se, fruto da conjuntura acima descrita, em gran-  ções possível.      das respectivas áreas, foi necessário ampliar o
         de parte atribuídos à ligação entre Nova Iorque   De uma forma sucinta podemos apontar as  comprimento do gurupés por adição de mais
         e São Francisco, pelo cabo Horn, enquanto que  seguintes como principais características de um  duas vergas no seu prolongamento, denomina-
         os seus congéneres ingleses tinham como des-  clipper: proa fina e lançada, popa arredonda-  das pau da bujarrona e pau da giba. Um pouco
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         tinos privilegiados a China e a Austrália . Estes  da, relação comprimento/boca na ordem dos 6  a exemplo do que os mastaréus haviam feito
         efectuavam a viagem de ligação com a China,  para 1, um relativamente pequeno bordo-livre,  aos mastros, para que pudesse ser aumentada
                                                                                                      13
         ida e volta, pelo cabo da Boa                                                      a sua guinda . Nesta pers-
         Esperança, cabendo aos que                                                         pectiva, os convencionais
                                                                                                    14
         regressavam directamente da                                                        cabrestos  e contra-ca-
                                                                                                 15
         Austrália a sempre ingrata                                                         bresto  revelaram-se insu-
         passagem pelo cabo Horn .                                                          Arquivo CTEN António Gonçalves  ficientes para aguentar toda
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         Foi também nesta conjuntu-                                                         a força exercida pelo vento
         ra que começaram a surgir                                                          sobre as velas de proa. Hou-
         os grandes desafios entre na-                                                       ve, neste caso, necessidade
         vios, comandantes e arma-                                                          de recorrer a um expediente
         dores, tendo-se dado início                                                        conhecido como pica-pei-
                                                                                              16
         ao registo dos melhores tem-                                                       xe , que ajudou a suportar
         pos efectuados nas derrotas                                                        os paus ora acrescentados.
         mais longas e exigentes.                                                           Horizontalmente todo o
           O termo clipper era uti-                                                         conjunto era mantido em
         lizado para classificar um                                                         posição pelos patarrazes
         navio de vela não em fun-                                                          do gurupés, do pau da bu-
                                                                                                              17
         ção do seu tipo de aparelho,                                                       jarrona e do pau da giba ,
         mas essencialmente pelas   Plano vélico do clipper Ariel onde se podem observar o pica-peixe (1), os paus de cutelo (6) e a   sendo cada um deles, por
         características do respectivo   tracejado, a varredoura (2), os cutelos (3), o cutelinho (4) e velas de entremastro (5).  norma, constituído por dois
         casco. Todas as inovações e técnicas desenvol-  contando por norma com três mastros arman-  cabos, dizendo para ré, um a cada bordo.
         vidas durante o século XIX, com recurso a um  do em galera .            Por sua vez entre o traquete e a gata, ou meze-
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         crescente aumento da área vélica nos grandes   Muito antes de os clippers ingleses se tornarem  na, os navios foram literalmente sendo invadidos
         veleiros, tornaram possível o que era tido como  famosos, coube ao estaleiro de Donald McKay,  por velas de estai de entremastro, normalmente
         impensável umas décadas antes. Assim, no últi-  em Boston, que foi simultaneamente o seu de-  quatro ou cinco em cada um dos intervalos. Em
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2006  15
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