Page 54 - Revista da Armada
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qualquer dos casos todo este acréscimo de pano  e navios-vapor, como frequentemente se preten-  material passou a ser utilizado na construção de
         pareceu não satisfazer armadores e comandan-  de fazer crer. E a explicação é tão simples quan-  grandes veleiros , pouco tempo depois. Embo-
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         tes, vendo-se estes impelidos a aumentar ainda  to concisa, na exacta medida em que as mais  ra muitos armadores antigos mantivessem uma
         mais a já colossal superfície vélica para melhorar  elementares leis do mercado sempre ditaram  certa preferência pelos navios em madeira, uma
         a velocidade com vento fraco. Nessas circuns-  que a sobrevivência de qualquer investimento  vez que durante as longas viagens o carpinteiro
         tâncias irão ser adicionadas outras velas, regra  se encontra intimamente relacionada com o re-  de bordo podia facilmente efectuar todo o tipo
         geral uma em cada bordo, por fora das vergas  torno que este proporciona. Por outras palavras,  de reparações, numa altura em que os estalei-
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         do pano redondo , a saber: varredouras, cutelos  enquanto os veleiros propiciaram maiores valias  ros ainda eram raros fora da Europa e da Amé-
         e cutelinhos, todas elas envergadas nos                                     rica do Norte.
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         denominados paus de cutelo . As pri-                                          De referir ainda que até 1840 a pro-
         meiras por fora dos papafigos, fazendo                                       tecção do casco dos navios em madeira
         as respectivas escotas retorno nos laises                                   era conferida, como vimos, pelo forro
         dos paus de surriola, que para o efeito                                     Arquivo CTEN António Gonçalves  de chapas de cobre. No entanto com
         deviam ser mantidos disparados com o                                        a descoberta do metal de Muntz, vulgo
                                                                                         24
         navio a navegar; as segundas colocadas                                      latão , porque mais duro e resistente,
         por fora das gáveas e dos velachos, e as                                    este foi de pronto adoptado com van-
         terceiras caçadas ao nível dos joanetes,                                    tagem nas mesmas funções. Contraria-
         e mesmo dos sobres . Por incrível que                                       mente, os primeiros navios de casco em
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         possa parecer, a incansável busca pelo                                      ferro sofriam de graves problemas a este
         incremento da velocidade, nas con-                                          nível, uma vez que até 1870 não existia
         dições atrás referidas, levou ainda ao                                      forma de garantir a sua protecção antes
         aparecimento de umas pequenas velas                                         de ser descoberto um tipo de tinta real-
         no único espaço ainda livre, ou seja,                                       mente eficaz, contendo um composto
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         acima das vergas mais altas. Estas ve-                                      à base de cobre .
         las tinham forma triangular e cobriam                                         Entre a construção em ferro e aquela
         os intervalos existentes em cada bordo,                                     que se encontrava baseada na utilização
         entre o galope do mastro e os laises da                                     exclusiva de madeira foi experimenta-
         última verga. Em Portugal ficaram co-                                        do, durante algum tempo, o denomina-
         nhecidas como orelhas de mula . As                                          do método compósito, em que o ferro
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         do mastro grande eram apelidadas de                                         era utilizado para dar forma às balizas e
         mulas grandes e as do traquete mulas                                        vaus. Este facto desde logo contou com
         de proa.                     Nesta fotografia da antiga Sagres podem observar-se varredouras e cutelos   o entusiasmo dos armadores envolvidos
           Por via dos problemas inerentes ao   triangulares, bem como uma orelha de mula nos mastros grande e traquete.  no transporte do chá e de lã já que es-
         novo sistema propulsor, que havia pouco tem-  face aos ainda pouco fiáveis navios-vapor, os ar-  tas estruturas em ferro, porque mais resistentes,
         po tinha começado a dar os seus primeiros pas-  madores continuaram a preferi-los. Quando fo-  eram de dimensões substancialmente menores
         sos, a maior parte dos navios-vapor construídos  ram ultrapassados os problemas intrínsecos ao  do que as correspondentes em madeira. Desta
         até cerca de 1880 dispunham de mastros onde  novo meio de propulsão, e resolvido o problema  forma sobrava nos porões um maior espaço dis-
         envergavam uma quantidade apreciável de ve-  relacionado com o reabastecimento de carvão  ponível onde podiam ser transportadas maiores
         las, que eram particularmente úteis quando se  nos longínquos portos do Oriente, este último  quantidades das preciosas cargas.
         esgotava o carvão, ou sempre que as pouco fiá-  caso em grande parte facilitado pela abertura do   Para além dos positivos reflexos do ponto de
         veis instalações de vapor sofriam avarias que não  canal de Suez (1868), rapidamente os armado-  vista estritamente comercial, também a resistên-
         podiam ser resolvidas com os escassos meios e  res colocaram de parte a utilização de veleiros,  cia longitudinal do casco dos navios conheceu
         conhecimentos existentes a bordo.  mesmo nas rotas longínquas e onde até então se  um grande incremento com a utilização dos no-
           Convém em contracorrente referir que, apesar  tinham mostrado aparentemente imbatíveis. No  vos materiais, uma vez que os pequenos com-
         das teses desenvolvidas por alguns historiadores  entanto, pensamos que o decisivo golpe disfe-  primentos das peças em madeira não garantiam
         nesse sentido, nunca existiu, de facto, durante o  rido pela propulsão mecânica terá sido obra do  a rigidez estrutural exigível a todo o conjunto,
         século XIX, uma verdadeira guerra entre veleiros  senhor Rudolf Diesel (1870-1914), em 1897.   cerceando desde logo qualquer hipótese de
                                                   Todas estas alterações em tão curto  construir navios de maiores dimensões. Por isso,
                                                  espaço de tempo vieram conferir uma  com a construção do casco em ferro, utilizan-
                                                  maior regularidade e número de liga-  do chapas e longarinas de maiores dimensões
                                                  ções ao transporte marítimo, sendo os  e mais resistentes, esta limitação foi finalmente
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                                                  navios-vapor em grande parte responsá-  ultrapassada , beneficiando-se ainda de uma
                                                  veis por esta melhoria. Esta conjuntura  maior facilidade em obter formas de casco de
                                                  levou a que o preço do ferro em 1880  design particular.
                                                  não ultrapassasse metade do valor atin-  Os grandes veleiros utilizados na rota dos
      Foto CTEN António Gonçalves
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                                                  gido em 1850, três décadas antes. Como  nitratos , nomeadamente entre os principais
                                                  consequência directa, a sua utilização  portos da Europa e do Chile, começaram desde
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                                                  na construção naval  passou a assu-  cedo por ser veleiros com casco em ferro. No en-
                                                  mir-se como extremamente competiti-  tanto, uma vez que o rápido avanço tecnológico
                                                  va, com a agravante de os principais ti-  cedo proporcionou chapa de aço a preços mui-
                                                  pos de madeira começarem a escassear  to competitivos, os grandes armadores europeus,
                                                  nas imediações dos grandes estaleiros,  envolvidos na actividade do transporte de longo
                                                  obrigando por isso ao seu transporte a  curso (Laeisz, Rickmers, Hilgendorf, Bordes, Erik-
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                                                  partir de distâncias sempre crescentes,  son) , rapidamente adoptaram, com vantagem,
                                                  com os inevitáveis reflexos no aumento  a utilização do novo material. Fruto de uma resis-
                                                  do preço final.               tência acrescida, os novos navios dispunham de
                                                   Tendo começado a ser construídos  chaparia com um quinto da espessura do ferro,
         O veleiro russo Kruzenshtern (ex-Padua) um dos poucos so-  navios de ferro em Inglaterra no segun-  representando no total uma diminuição do peso
         breviventes da rota dos nitratos.        do quartel do século XIX, também este  na ordem dos 15%.
         16  FEVEREIRO 2006 U REVISTA DA ARMADA
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