Page 206 - Revista da Armada
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Conservação e museologia
Conservação e museologia
de mãos dadas… no Museu de Marinha
de mãos dadas… no Museu de Marinha
O PROJECTO DE CONSERVAÇÃO DAS GALEOTAS REAIS
conteceu em 2001, cruzaram-se no conhecimento, onde a aprendizagem se pode duração aproximada de 11 anos (2001-2012).
meu caminho, era um belíssimo con- associar ao entretenimento, através da inter- É bom não esquecer que já lá vão mais de três
Ajunto de embarcações reais. Falar em pretação de uma realidade específica como décadas desde que os especialistas da área de
belíssimo é falar, neste caso, em exemplares esta… não acham? conservação nos comunicaram que um acto
únicos, em história em primeira-mão, em emo- pontual e isolado de restauro, carece de senti-
ção num primeiro olhar… A CONCEPÇÃO DO PROJECTO do se não for acompanhado de todo um plano
É provável que a maioria dos leitores tenha DE CONSERVAÇÃO DAS de actuação ao nível da conservação preventi-
ouvido falar da famosa Colecção de Galeotas GALEOTAS REAIS va (actuação pertinente do controlo das condi-
Reais que se encontra no Museu de Marinha, ções ambientais do meio onde se encontra o
em Lisboa, mas… já tiveram o privilégio de as Assim surgiu o Projecto de Conservação das objecto) e da conservação efectiva (destinada a
conhecer em profundidade? De sentir os sus- Galeotas Reais. Um projecto pensado para de- manter a longo prazo os resultados obtidos no
surros da história no seu interior? A processo de restauro). Por esta razão,
emoção de uma rainha ao sentar-se aquando da concepção do projecto,
no interior da camarinha do Bergan- reservamos um lugar especial para o
tim Real entre damascos franceses do processo de conservação que deve-
século XVIII, pinturas que com uma ria ocorrer posteriormente à realiza-
refinada técnica dão forma a cenas ção de cada uma das intervenções de
de mitologia marítima ou a motivos restauro e que nos permitiria manter,
bucólicos de extraordinária beleza a longo prazo, em boas condições as
da autoria de artistas como Pedro embarcações restauradas. Neste caso,
Alexandrino de Carvalho? Ou ain- a duração é indefinida, ou seja que,
da conjuntos escultóricos em talha numa perspectiva mais economicis-
decorada em folha de ouro fino, de ta, a única maneira de rentabilizar
influência do afamado modelador o investimento realizado passa pela
milanês João Grossi? implementação de um plano rigoroso
Convido-os a navegar, ao longo do de conservação que se inicia no dia
presente artigo, por um mar de histó- em que finalizam os trabalhos de res-
rias entre passado e presente, com o tauro e que pretende garantir que, a
Museu como cenário e com as Galeo- Bergantim Real: Pintura a óleo representando paisagem bucólica na parede pos- longo prazo, estarão controlados os
tas Reais como protagonistas. terior da segunda sala da Camarinha Real. ritmos de deterioração das varias do-
Este é o primeiro de um conjunto de três arti- volver a vida a estas seis embarcações reais. enças identificadas em cada uma das embarca-
gos temáticos e incide sobre as origens, as carac- Era importante começar por definir a forma e ções. Logicamente, ao mesmo tempo estamos
terísticas técnicas, os objectivos e a metodologia os conteúdos do que era um projecto especializa- a evitar a necessidade de voltar a realizar uma
de trabalho definidos no contexto do Projecto do, que devia ser feito à medida desta colecção, intervenção drástica, e sem dúvida arriscada,
de Conservação das Galeotas Reais. O segun- da instituição que as alberga e dos seus variados como é o restauro, evitando através deste pro-
do artigo será dedicado ao processo de con- públicos e, claro, das numerosas tipologias e res- cesso de conservação que se perca mais infor-
servação e restauro realizado no Bergantim ou pectivas magnitudes de deterioração existentes mação ou que as peças continuem o processo
Galeota Real e o terceiro artigo será dedicado em cada um dos exemplares expostos. de amputação histórica e artística que se tinha
ao processo, da mesma natureza, realizado na iniciado e cujas repercussões serão claramente
Galeota de D. João V, também conhecida como negativas e irreversíveis.
Galeota Grande. O objectivo fundamental da conservação
Falava de 2001 como o ano em que tive a hoje em dia consiste em prolongar “digna-
oportunidade de conceber para o Museu de mente” a vida de um objecto valioso que, pela
Marinha um projecto que as próprias Galeo- sua natureza, é considerado uma testemu-
tas me fizeram sentir, dada a sua situação de nha única ou um documento significativo da
degradação, de silêncio e de vivência na pe- a ctividade humana (González-Varas, 2000:21)
numbra de um Museu do qual poderíamos di- sendo, portanto, uma fonte insubstituível de
zer que são as grandes protagonistas. Senti que conhecimento.
precisavam de alguém que lhes desse atenção. Por outro lado, o meu papel como conserva-
Aquela posição estática que assumiam desde dora consiste em actuar pontualmente no pro-
que deixaram de desempenhar as suas funções cesso vital do objecto, permitindo assim a sua
originais e foram levadas para o Museu, tinha- Figura de proa da Galeota de D. José I. adequada leitura e interpretação a longo prazo.
-as transformado em objectos solitários, pouco Para isso, a nossa equipa técnica utiliza todos
comunicativos… Evidentemente, trabalhar com bens culturais os meios existentes ao seu alcance no que se
Era evidente que precisavam de ar fresco, de requer a realização de um estudo prévio de pretende que seja uma actividade que defende
uma convivência mais próxima com o público, definição e de valorização do objecto ou dos a aplicação de todo um conjunto de princípios
de um dia-a-dia enriquecedor, irradiando a sua o bjectos sobre os quais se pretende actuar. éticos. Mais à frente retomarei este assunto.
beleza original, aquela beleza que nos faz es- Segundo as minhas previsões e segundo o Tudo começou com uma pesquisa prévia. Era
tremecer cada vez que as contemplamos. Afinal r itmo de trabalhos aprovado pelo Museu de Ma- preciso saber, entre outras coisas, as característi-
de contas, um museu é um local privilegiado de rinha, o restauro das seis embarcações teria uma cas técnicas das embarcações, as suas origens, a
24 JUNHO 2007 U REVISTA DA ARMADA