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NAVIO-ESCOLA “SAGRES”
                           NAVIO-ESCOLA “SAGRES”

                                       Três Vidas, Três Bandeiras

           Sob bandeira alemã não foi um navio feliz, tendo o Albert Leo Schlageter colidido com o navio-vapor Trojan Star, no estreito de Dover,
         logo no início da sua primeira viagem. Colocado a navegar quando faltava pouco mais de um ano para terminar a Guerra, foi desta vez ví-
         tima de uma mina no Mar Báltico. Cedido em 1948 ao Brasil, efectuou com o nome Guanabara inúmeras viagens de instrução ao longo da
         extensa costa brasileira, tendo apenas visitado um porto estrangeiro. Adquirido por Portugal em finais de 1961, com o intuito de substituir
         a antiga Sagres, iniciou a 25 de Abril de 1962 a primeira navegação com bandeira portuguesa. A partir de então efectuou regularmente
         viagens de instrução com os cadetes da Escola Naval. Actualmente, com setenta anos de existência, é um navio muito experimentado, re-
         cordando os percalços dos primeiros anos de vida como acidentes próprios de uma infância atribulada…

         O                                  de Tenerife e Recife, no Brasil. A partir de 26  Deste acidente resultou a morte de 18 ho-
               Albert Leo Schlageter, actual navio-es-
                                            de Agosto de 1939 até Janeiro de 1944, al-
               cola Sagres, é o terceiro navio da clas-
                                                                               mens, entre vítimas da explosão ou que ten-
               se Gorch Fock e foi encomendado ao  tura em que voltou a navegar, o Albert Leo  do caído à água não foram recuperados. Em
         estaleiro Blohm & Voss no dia 2 de Dezembro  Schlageter foi mantido atracado em Kiel,  finais desse ano o Albert Leo Schlageter foi
         de 1936, tendo sido lançado à água a 30 de  sendo a bordo ministrada instrução de na-  rebocado para Kiel, onde na doca do Werke
         Outubro do ano seguinte.                                                         Kiel foi sujeito às reparações
           No início de Fevereiro de                                                      de que carecia.
         1938 o Albert Leo Schlage-                                                         Nos últimos dias da guer-
         ter efectuou no rio Weser, em                                                    ra o navio foi levado para
         Hamburgo, as primeiras pro-                                                     Arquivo CTEN António Gonçalves  Flensburg, decisão que terá
         vas de mar, tendo sido aumen-                                                    evitado a sua perda, uma
         tado ao efectivo dos navios da                                                   vez que a cidade de Kiel, a
         Kriegsmarine no dia 14 desse                                                     base naval e os navios que aí
         mês. O seu primeiro coman-                                                       se encontravam atracados e
         dante foi o Fregattenkapitän                                                     fundeados, foram totalmente
         Bernhard Rogge, que ante-                                                        destruídos pelos bombardea-
         riormente havia comandado                                                        mentos ingleses nos últimos
         o Gorch Fock, primeiro navio                                                     dias do conflito.
         da classe e mais tarde Tovaris-                                                    Terminada a guerra os qua-
         ch (1952-2003).                                                                  tro veleiros da Kriegsmarine
           O Albert Leo Schlageter lar-                                                   (Gorch Fock, Horst Wessel,
         gou de Brunsbüttel no dia 20                                                     Albert Leo Schlageter e Her-
         de Março de 1938 para a sua                                                      bert Norkus), foram, con-
         primeira viagem de instrução                                                     juntamente com os demais
         com cadetes e sargentos, ten-                                                    navios alemães, divididos
         do colidido, três dias depois,                                                   pelos aliados em três lotes,
         no estreito de Dover, sob in-                                                    de idêntico valor, a fim se-
         tenso nevoeiro, com o navio-                                                     rem repartidos pelos vence-
         vapor inglês Trojan Star, pro-                                                   dores da guerra (Estados Uni-
         priedade da Blue Star Line. Da                                                   dos, União Soviética e Reino
         colisão resultaram inúmeras                                                      Unido), com o objectivo de,
         avarias, nomeadamente ao                                                         em parte, pagar os danos so-
         nível do gurupés e do apare-                                                     fridos por estes em resultado
         lho. Foi rebocado para Dover                                                     dos ataques alemães. Após
         onde fundeou e daí seguiu,                                                       algumas curiosas vicissitu-
         no dia seguinte, pelos seus                                                      des, coube aos americanos
         próprios meios, para Ham-                                                        o lote onde se encontravam
         burgo, tendo sido reparado                                                       o couraçado Prinz Eugen e
         no estaleiro onde um mês   O Albert Leo Schlageter, que exibia como figura-de-proa a águia alemã.   os veleiros Horst Wessel e Al-
         antes havia sido concluída a                                                     bert Leo Schlageter. Como se
         sua construção.                    vegação e marinharia. Nesse ano, ao início  sabe, o Horst Wessel tornou-se, em 1946,
           A 11 de Abril, terminadas as reparações  da noite de 14 de Novembro, quando efec-  o navio-escola da Guarda Costeira dos Es-
         nos estaleiros da Blohm & Voss, o navio  tuava uma viagem de instrução no Báltico,  tados Unidos (USCG), com o nome Eagle.
         largou de Hamburgo para aquela que seria  navegando em conserva com o Horst Wessel,  Nos difíceis anos do pós-guerra, e ape-
         de facto a sua primeira viagem de instru-  o navio colidiu com uma mina colocada pe-  sar dos envidados esforços por parte do
         ção, tendo feito escala nos portos de Santa  los soviéticos, 20 milhas a nordeste do cabo  Comandante da Base Americana em Bre-
         Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, e Port  Arkona. Os dois primeiros compartimentos  merhaven, não foi possível encontrar, nos
         of Spain, em Trinidad e Tobago, antes de  estanques de vante ficaram totalmente ala-  Estados Unidos, uma instituição com capa-
         regressar à Alemanha navegando pelo nor-  gados, e, devido ao mau tempo que se fazia  cidade para aceitar o Albert Leo Schlageter.
         te da Escócia.                     sentir, foi o Horst Wessel que o aguentou  Por isso, a 4 de Julho de 1948, na sequência
           A 5 de Abril do ano seguinte, depois de  com um cabo de reboque passado à popa.  de um curto período de conversações, o na-
         inúmeras pequenas viagens de instrução no  Acabou finalmente por ser rebocado para o  vio foi cedido à Marinha Brasileira, como
         Mar Báltico, deixou Wilhelmshaven para a  porto de Swinoujscie, na actual Polónia, de-  forma de reparar os prejuízos de guerra cau-
         sua última grande viagem antes de começar  pois de toda a sua guarnição ter lutado pela  sados no Atlântico Sul aos seus navios pelos
         a Guerra, escalando os portos de Santa Cruz  sobrevivência durante mais de 60 horas.  submarinos alemães.

         8  SETEMBRO/OUTUBRO 2007 U REVISTA DA ARMADA
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