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NAVIO-ESCOLA “SAGRES”
NAVIO-ESCOLA “SAGRES”
Três Vidas, Três Bandeiras
Sob bandeira alemã não foi um navio feliz, tendo o Albert Leo Schlageter colidido com o navio-vapor Trojan Star, no estreito de Dover,
logo no início da sua primeira viagem. Colocado a navegar quando faltava pouco mais de um ano para terminar a Guerra, foi desta vez ví-
tima de uma mina no Mar Báltico. Cedido em 1948 ao Brasil, efectuou com o nome Guanabara inúmeras viagens de instrução ao longo da
extensa costa brasileira, tendo apenas visitado um porto estrangeiro. Adquirido por Portugal em finais de 1961, com o intuito de substituir
a antiga Sagres, iniciou a 25 de Abril de 1962 a primeira navegação com bandeira portuguesa. A partir de então efectuou regularmente
viagens de instrução com os cadetes da Escola Naval. Actualmente, com setenta anos de existência, é um navio muito experimentado, re-
cordando os percalços dos primeiros anos de vida como acidentes próprios de uma infância atribulada…
O de Tenerife e Recife, no Brasil. A partir de 26 Deste acidente resultou a morte de 18 ho-
Albert Leo Schlageter, actual navio-es-
de Agosto de 1939 até Janeiro de 1944, al-
cola Sagres, é o terceiro navio da clas-
mens, entre vítimas da explosão ou que ten-
se Gorch Fock e foi encomendado ao tura em que voltou a navegar, o Albert Leo do caído à água não foram recuperados. Em
estaleiro Blohm & Voss no dia 2 de Dezembro Schlageter foi mantido atracado em Kiel, finais desse ano o Albert Leo Schlageter foi
de 1936, tendo sido lançado à água a 30 de sendo a bordo ministrada instrução de na- rebocado para Kiel, onde na doca do Werke
Outubro do ano seguinte. Kiel foi sujeito às reparações
No início de Fevereiro de de que carecia.
1938 o Albert Leo Schlage- Nos últimos dias da guer-
ter efectuou no rio Weser, em ra o navio foi levado para
Hamburgo, as primeiras pro- Arquivo CTEN António Gonçalves Flensburg, decisão que terá
vas de mar, tendo sido aumen- evitado a sua perda, uma
tado ao efectivo dos navios da vez que a cidade de Kiel, a
Kriegsmarine no dia 14 desse base naval e os navios que aí
mês. O seu primeiro coman- se encontravam atracados e
dante foi o Fregattenkapitän fundeados, foram totalmente
Bernhard Rogge, que ante- destruídos pelos bombardea-
riormente havia comandado mentos ingleses nos últimos
o Gorch Fock, primeiro navio dias do conflito.
da classe e mais tarde Tovaris- Terminada a guerra os qua-
ch (1952-2003). tro veleiros da Kriegsmarine
O Albert Leo Schlageter lar- (Gorch Fock, Horst Wessel,
gou de Brunsbüttel no dia 20 Albert Leo Schlageter e Her-
de Março de 1938 para a sua bert Norkus), foram, con-
primeira viagem de instrução juntamente com os demais
com cadetes e sargentos, ten- navios alemães, divididos
do colidido, três dias depois, pelos aliados em três lotes,
no estreito de Dover, sob in- de idêntico valor, a fim se-
tenso nevoeiro, com o navio- rem repartidos pelos vence-
vapor inglês Trojan Star, pro- dores da guerra (Estados Uni-
priedade da Blue Star Line. Da dos, União Soviética e Reino
colisão resultaram inúmeras Unido), com o objectivo de,
avarias, nomeadamente ao em parte, pagar os danos so-
nível do gurupés e do apare- fridos por estes em resultado
lho. Foi rebocado para Dover dos ataques alemães. Após
onde fundeou e daí seguiu, algumas curiosas vicissitu-
no dia seguinte, pelos seus des, coube aos americanos
próprios meios, para Ham- o lote onde se encontravam
burgo, tendo sido reparado o couraçado Prinz Eugen e
no estaleiro onde um mês O Albert Leo Schlageter, que exibia como figura-de-proa a águia alemã. os veleiros Horst Wessel e Al-
antes havia sido concluída a bert Leo Schlageter. Como se
sua construção. vegação e marinharia. Nesse ano, ao início sabe, o Horst Wessel tornou-se, em 1946,
A 11 de Abril, terminadas as reparações da noite de 14 de Novembro, quando efec- o navio-escola da Guarda Costeira dos Es-
nos estaleiros da Blohm & Voss, o navio tuava uma viagem de instrução no Báltico, tados Unidos (USCG), com o nome Eagle.
largou de Hamburgo para aquela que seria navegando em conserva com o Horst Wessel, Nos difíceis anos do pós-guerra, e ape-
de facto a sua primeira viagem de instru- o navio colidiu com uma mina colocada pe- sar dos envidados esforços por parte do
ção, tendo feito escala nos portos de Santa los soviéticos, 20 milhas a nordeste do cabo Comandante da Base Americana em Bre-
Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, e Port Arkona. Os dois primeiros compartimentos merhaven, não foi possível encontrar, nos
of Spain, em Trinidad e Tobago, antes de estanques de vante ficaram totalmente ala- Estados Unidos, uma instituição com capa-
regressar à Alemanha navegando pelo nor- gados, e, devido ao mau tempo que se fazia cidade para aceitar o Albert Leo Schlageter.
te da Escócia. sentir, foi o Horst Wessel que o aguentou Por isso, a 4 de Julho de 1948, na sequência
A 5 de Abril do ano seguinte, depois de com um cabo de reboque passado à popa. de um curto período de conversações, o na-
inúmeras pequenas viagens de instrução no Acabou finalmente por ser rebocado para o vio foi cedido à Marinha Brasileira, como
Mar Báltico, deixou Wilhelmshaven para a porto de Swinoujscie, na actual Polónia, de- forma de reparar os prejuízos de guerra cau-
sua última grande viagem antes de começar pois de toda a sua guarnição ter lutado pela sados no Atlântico Sul aos seus navios pelos
a Guerra, escalando os portos de Santa Cruz sobrevivência durante mais de 60 horas. submarinos alemães.
8 SETEMBRO/OUTUBRO 2007 U REVISTA DA ARMADA