Page 377 - Revista da Armada
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nológica e Prática, às quais acresce a rea-  peciais, Compatibilidade Electromagnética,  pelo Comandante da ETNA, que a avaliará, e
         lização de provas de aptidão profissional  Microondas, Optoelectrónicos, Sistemas de  contribui para a média final do curso.
         (PAP) e de um estágio.             Transmissão/Recepção e Equipamentos.  Estágio – Tem como objectivo proporcio-
           Formação Científica – Esta formação, cons-  No 3º ano lectivo na classe de Electrotécni-  nar aos formandos, em contexto de traba-
         tituída por disciplinas de forte componente  cos após, a frequência de formação comum  lho, a prática assistida dos conhecimentos e
         cientifica, apenas existe no primeiro ano lecti-  (módulo de Electrónica III), os formandos têm  perícias adquiridos durante o curso. Possui
         vo, e, dependendo da classe, poderá englobar  que optar por um dos 4 Ramos constituintes   uma duração de 60 dias (úteis e não úteis) e
                                                                            10
         os módulos/disciplinas de Física, Físico-Quí-  de acordo com as vagas existentes, sendo a  decorre em unidades navais ou em terra, que
         mica, Matemática, Informática, Geometria  formação ministrada e as disciplinas consti-  melhor proporcionem a prática dos conheci-
         Descritiva e Electricidade, sendo ministrada  tuintes dos módulos de Equipamentos I, II e  mentos, consoante a classe e o ramo.
         na sua grande parte no Departamento de Pro-  III de acordo com o ramo escolhido.
         pulsão e Energia para ambas as classes.  Prova de Aptidão Profissional (PAP) – Esta  CONCLUSÕES
           Formação Sócio-Cultural – Esta formação  prova , realizada no 3º ano, tem um carác-  Os cursos de Formação de Sargentos das
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         existe nos 3 anos lectivos, englobando disci-  ter predominantemente sumativo e possui  classes de Electrotécnicos e de Maquinistas

         plinasque, consoante a classe, poderão ser  uma natureza de projecto transdisciplinar,  Navais possuem uma estrutura curricular
         Português , Inglês, Educação Física, Logísti-  integrador de todos os saberes e capacida-  muito completa, de grande exigência para
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         ca e Abastecimento, Ambiente e Limitação  des desenvolvidos ao longo do curso, man-  os formandos que os frequentam, com uma
         de Avarias, às quais se somam disciplinas  tendo uma estreita ligação com os contextos  elevada componente teórica, sem descurar
         de componente militar-naval como Mari-  de trabalho. Reveste a forma de estudo ou  a prática dos conhecimentos adquiridos,
         nharia, Navegação, Organização, Lideran-  projecto pessoal, o qual deve ser estruturan-  habilitando os formandos técnica e profis-
         ça e Regulamentos e Infantaria.    te do futuro profissional do formando e cen-  sionalmente para o desempenho das fun-
           Formação Técnica, Tecnológica e Prática  trado em temas e problemas perspectivados  ções inerentes à classe, mas também com os
         – À semelhança da anterior, esta formação  põe este, devendo ser investidos saberes e  conhecimentos e valências para o ingresso
         existe também nos três anos lectivos, com  competências adquiridos e desenvolvidos  na categoria de Sargento.
         módulos/disciplinas distintas e específicas  no quadro da formação.      Apesar de a implementação do Siste-
         da classe, de onde se salientam:     Para a sua realização, o aluno formaliza  ma de Formação Profissional da Marinha
            Para a classe de MQ: as disciplinas de  uma proposta de PAP, até ao final do 1º mês  (SFPM) ter implicado a recente revisão da
         Desenho Técnico, Navios e Sistemas Auxi-  de formação (do 3º ano lectivo), ao Chefe do  documentação destes cursos, as actuais
         liares, Tecnologia Metalomecânica, Moto-  Departamento, que após aprovação designa  mudanças que a Marinha atravessa, com
         res e Turbinas de Gás, Práticas Oficinais e  um oficial tutor. Posteriormente inicia-se a  a aquisição e alienação de meios, novos
         Sistemas de vapor.                 fase de concepção e desenvolvimento da PAP,  equipamentos, sensores e sistemas de ar-
           Para a classe de ET: as disciplinas de Tec-  à qual são atribuídos 120 tempos lectivos no  mas, levam à necessidade de se proceder,
         nologia Aplicada, Sistemas Digitais, Elec-  final do curso. A PAP será apresentada peran-  novamente e a curto prazo, à alteração dos
         trónica, Sistemas de Controlo, Circuitos Es-  te um júri previamente constituído, presidido  conteúdos programáticos destes cursos, de
                                                                               modo a adequar a formação às (novas) ne-
            TABELA 2 – ESTRUTURA CURRICULAR E DISCIPLINAS CONSTITUINTES DO CFS ET  cessidades de Marinha.
        Ano  Formação Científica  Formação sócio cultural  Formação Técnica, Tecnológica e Prática              Z
                            Português                                                            (Colaboração da ETNA)
            Física
                            Inglês I
            Matemática
                            Integração I          Tecnologia Aplicada I           Errata.: Na R.A. Nº409, no quadro com a
            Informática
                              Marinharia; Navegação;   Trabalhos oficinais; Bobinagem;   identificação das classes Homónimas do ar-
              Tecnologias     Organização e Regulamentos;   Técnicas de medida I; Minisoldadura  tigo designado “Categoria de Sargentos”, foi
         1º   Informação;     Logística e Abastecimento;
              Informática Aplicada   Ambiente     Electrónica I                 por lapso omitida a classe de Radarista (R).
              à Electrónica                       Sistemas de Controlo
                            Infantaria I           Controlo Analógico; Controlo Digital
            Electricidade   Educação Física I                                  Notas
            Máquinas Eléctricas                                                  1  Normas que regulamentam o concurso de in-
                            Actividades Circum-escolares
                                                                               gresso – Despacho ALM CEMA Nº.68/05, de 9 de
                                                  Electrónica II               Novembro
                                                                                 2  Dos quadros permanentes (QP), Regime de con-
                                                   Amplificação de Baixa Frequência;
                                                   Circuitos Integrados Lineares e Não   trato (RC) ou na situação de reserva e disponibilida-
                                                   Lineares; Fontes de Alimentação  de (RD)
                            Inglês II                                            3  Decreto-Lei nº320-A/2000, de 15 de Dezem-
                                                  Sistemas Digitais
                            Integração II                                      bro, alterado pelo Decreto-Lei nº118/2004, de 21
                                                   Sistemas Lógicos; Microprocessadores I;   de Maio
         2º                 Infantaria II
                                                   Microprocessadores II e III   4  Condições especiais de admissão – Portaria
                            Educação Física II    Tecnologia Aplicada II       417/2002, de 19 de Abril
                            Actividades Circum-escolares                         5
                                                   Técnicas de Medida II; Hardware;    Desde que tenha cumprido 12 meses de serviço
                                                   Desenho Assistido por Computador   em RC à data do início do CFS
                                                                                 6  No dia 31 de Dezembro do ano de início do
                                                  Sistemas de Transmissão/Recepção I  curso
                                                  Sistemas de Transmissão/Recepção II  7  Para os candidatos que se encontrem em RD, após
                                                      Circuitos Especiais      prestação de serviço em RC  na Marinha, não deverão
                                                   Fase   Comum  Compatibilidade Electromagnética  ter idade superior a 23 anos, sendo abatido o tempo de
                                                                               serviço militar efectivo à idade cronológica.
                            Integração III            Microondas                 8
                                                                                  Portaria nº347/93 de 24 de Março, Despacho nor-
                            Infantaria III            Optoelectrónicos         mativo nº190/93 com a alteração introduzida pelo
         3º                 Educação Física III                                Despacho Normativo nº56/97 de 25 de Agosto.
                            Actividades Circum-escolares   Equipamentos I – conforme o ramo  9  Existente apenas no 1º Ano
                                                   Fase   Específica *  Equipamentos II – conforme o ramo  10  Comunicações (ETC), Artilharia (ETA), Armas Sub-
                                                      Equipamentos III – conforme o ramo
                                                                               marinas (ETS) e Informações de Combate (ETI)
                                                                                 11  Regulada pelas normas constantes do despacho
                                                  PAP                          do ALM CEMA, nº 69/04 de 20 de Outubro de 2004
                                        Estágio                                e Regulamento Interno da PAP do Comte da ETNA de
         * Fase específica para cada um dos ramos – ETA; ETS; ETI; ETC          14 de Junho de 2005
                                                                                    REVISTA DA ARMADA U DEZEMBRO 2007  15
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