Page 375 - Revista da Armada
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Captain Johannes Diebitsch, que além disso dida que o adornamento aumentava, o cereal tal de cerca de 50 navios e aviões de 13 países.
também não terá tido a sensibilidade necessá- ia-se deslocando para bombordo, o que por sua Não obstante a parca experiência do coman-
ria para tomar uma decisão que evitasse o seu vez favorecia a entrada de mais água, entrando- dante, que aos 60 anos assumiu pela primei-
encontro com o navio, não obstante o trajecto do -se num ciclo vicioso e irreversível. Apesar da ra vez o comando de um grande veleiro, um
Carrie haver sofrido diversas inflexões. Ao início situação se ter iniciado um par de horas antes, ocea no imenso de ignorância relativo à evo-
da manhã de 21 de Setembro e com o agravar parece inconcebível que o comandante tenha lução das condições meteorológicas adversas
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das condições meteorológicas, o comandante esperado que o navio se deitasse para man- aliados à inexperiência da maior parte da sua
mandou carregar pano, embora nessa altura dar emitir a primeira mensagem de socorro. tripulação, ao mencionado mau estado do na-
pouco mais houvesse a fazer além de preparar o Dez minutos depois disso já o Pamir fazia dos vio e à deficiente estiva e tipo de carga, tudo
navio e a tripulação para o embate difícil que se mastros patilhão, não tendo sido possível tão- isto, em resumo, terá contribuído para o desfe-
adivinhava. Mas nem sequer isto foi feito, mui- -pouco aceder às embarcações salva-vidas. As cho repentino e fatal que aparentemente a bor-
to provavelmente por desconhecimento e talvez de bombordo porque se haviam danificado em do ninguém teve capacidade de antever. Uma
mesmo por negligência. Recordamos que mes- vez que nem o comandante nem qualquer dos
mo sem mais informação, o simples acompa- oficiais do Pamir sobreviveram, não foi possível
nhamento da variação da pressão atmosférica reconstituir os acontecimentos com o rigor que
fornecida pelo barómetro/barógrafo de bordo uma correcta avaliação exige, embora nos pare-
deveria ter constituído motivo de alerta. Pou- ça que neste caso, seguramente, não foi obser-
cas horas depois deixou de haver capacidade vado pelo mar um respeito proporcional à sua
para carregar e ferrar o restante pano, pelo que força e extensão…
o Pamir continuou a navegar com um total de Resta acrescentar que ao longo de cin-
doze velas caçadas, que se foram rasgando à quenta e dois anos o Pamir ostentou pavi-
medida que a velocidade do vento se intensifi- lhão de quatro países, Alemanha (1905-1920;
cava, conferindo-lhe o aspecto fantasmagórico 1924-1931; 1950-1957), Itália (1920-1924), Fin-
que facilmente se consegue imaginar. Com va- lândia (1931-1941 e 1948-1950) e Nova Zelân-
gas superiores a 10 metros a fustigar o navio e dia (1941-1948).
com a intensidade do vento crescente, ambos Cumpridos 50 anos sobre o seu afundamen-
os factores provocaram um aumento do ador- to, e como forma de não deixar cair no esque-
namento do navio para sotavento (bombordo), cimento este trágico acontecimento, a ARD
que lentamente fizeram deslocar a cevada que (Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Run-
se encontrava solta no interior do porão. Desta dfunkanstalten der bundesrepublik Deutschland),
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forma, o Pamir começou a adquirir banda para um dos canais alemães de televisão mais po-
aquele bordo, que se agravou com a entrada de pulares no país, financiou a produção do filme
água para o porão, quer por inexplicavelmente intitulado Der Untergang der Pamir (O Afunda-
não terem sido fechadas algumas escotilhas e vi- Cartaz promocional do filme O Afundamento do Pamir. mento do Pamir). Nas filmagens que decorre-
gias, quer ainda pela deficiente estanqueidade contacto com o mar e as de estibordo porque o ram ao largo de Tenerife foi utilizado o navio-
oferecida pelo pavimento do convés. ângulo era demasiado grande. Dada a voragem irmão Kruzenshtern (ex-Padua). De resto, dos
Embora pareça quase inacreditável, o facto é dos acontecimentos, cerca das 13h00 quando o oito navios construídos no início do século XX
que num curto espaço de tempo, talvez pouco navio se virou encontravam-se a bordo todos apenas três chegaram aos nossos dias. O Passat,
mais de duas horas, um vasto conjunto de fa- os 86 elementos da tripulação. Sem terem tido que se encontra como museu em Travemünde,
lhas e omissões levaram à perda de um navio tempo para assimilar o que havia sucedido, as Alemanha; o Peking, que é propriedade do Sou-
que no passado havia já dado provas e sobrevi- cerca de três dezenas de homens que se encon- th Street Seaport Museum e pode ser visitado em
vido a situações bem mais complicadas. À me- travam no exterior do Pamir assistiram incrédu- Nova Iorque; e o Padua, actual Kruzenstern, o
los ao seu afundamento uns 30 minutos depois, único que ainda hoje navega, actualmente sob
Comandantes do Pamir a cerca de 600 milhas a oes-sudoeste dos Açores, pavilhão russo, tendo sido devidamente carac-
Carl Prützmann 1905-1908 na posição \=35º 57’ N; L=040º 20’ W. Com um terizado para a participação nas filmagens sobre
Heinrich Horn 1908-1911 mar medonho e sem coletes disponíveis para o afundamento do Pamir.
Robert Miethe 1911-1912 todos, situação esta agravada pela baixa tem- Relativamente às cenas que envolveram o
Gustav Becker 1912-1913 peratura da água do mar que levou a situações afundamento propriamente dito, foi utilizado
Wilhem Ehlert 1913-1914 de hipotermia, passando pela presença de tuba- um modelo à escala com 20 metros de compri-
Jürgen Jürs 1914-1920
rões na área e pelos danos existentes nas duas mento, tendo o filme sido rodado nos tanques
C. Ambrogi 1920-1921 embarcações que ainda puderam ser utilizadas, que a Mediterranean Film Studios (MFS) dispõe
Joachim Nissen 1924-1925
apenas 6 homens – 3 marinheiros (Hans Georg na ilha de Malta. Z
Heinrich Oellrich 1925-1926 Wirth, Klaus Fredrichs e Guenther Hasselbach),
Carl Brockhöft 1926-1929 António Manuel Gonçalves
2 cadetes (Karl Kraaz e Volkert Anders) e o cozi- CTEN
Robert Clauss 1929-1930
Walter Schaer 1930-1931 nheiro (Karl Otto Duemmer) –, foram encontra- am.sailing@hotmail.com
dos com vida. Além dos mencionados, também Notas
Karl Sjögren 1931-1932 1 Para informação mais detalhada ver www.laeisz.de.
Mauritz Mattson 1933-1936 o cadete Eckart Roch se salvou, pois devido a 2 A expressão francesa cap-hornier é utilizada para caracte-
uma queda sofrida poucos dias antes do navio
Uno Mörn 1936-1937 rizar todos quantos já dobraram o famoso cabo Horn, num
Linus Lindvall 1937-1937 largar da Argentina, havia ficado internado no sentido ou noutro, quer sejam eles navios ou marinheiros.
Verner Björkfelt 1937-1941 hospital em Buenos Aires. 3 Ver «Navio-escola Sagres – Setenta Anos, Setenta
Christopher Stanick 1942-1943 As operações de busca e salvamento foram Efemérides», Revista da Armada, Setembro/Outubro de
2007, pp.18-19.
David McLeish 1943-1944 coordenadas pelo navio Absecon da Guarda 4 A banda é o nome dado à inclinação transversal que o
Roy Champion 1944-1945 Costeira dos Estados Unidos (USCG), que a 25 navio adquire para um dos bordos, com carácter mais ou
Desmond Champion 1946-1946 de Setembro, quatro dias depois do afundamen- menos permanente. Trata-se no essencial de uma grandeza
Horace Collier 1946-1948 to do Pamir, resgatou um dos sobreviventes. Os estática, ao passo que o adornamento é de carácter dinâ-
Verner Björkfelt 1948-1949 restantes foram salvos no dia anterior pelo na- mico, uma vez que o navio retoma a sua posição normal
Paul Greiff 1951-1952 vio de transporte Geiger. Resta acrescentar que pouco depois de cessar a força que o fez sair dela, sendo
o vento e a agitação marítima os principais responsáveis
Hermann Eggers 1955-1957 as operações de busca se prolongaram por um nas situações mais comuns.
Johannes Diebitsch 1957 período de nove dias, tendo participado um to- 5 Navio inclinado sobre o seu costado.
REVISTA DA ARMADA U DEZEMBRO 2007 13