Page 375 - Revista da Armada
P. 375

Captain Johannes Diebitsch, que além disso  dida que o adornamento aumentava, o cereal  tal de cerca de 50 navios e aviões de 13 países.
         também não terá tido a sensibilidade necessá-  ia-se deslocando para bombordo, o que por sua   Não obstante a parca experiência do coman-
         ria para tomar uma decisão que evitasse o seu  vez favorecia a entrada de mais água, entrando-  dante, que aos 60 anos assumiu pela primei-
         encontro com o navio, não obstante o trajecto do  -se num ciclo vicioso e irreversível. Apesar da  ra vez o comando de um grande veleiro, um
         Carrie haver sofrido diversas inflexões. Ao início  situação se ter iniciado um par de horas antes,  ocea no imenso de ignorância relativo à evo-
         da manhã de 21 de Setembro e com o agravar  parece inconcebível que o comandante tenha  lução das condições meteorológicas adversas
                                                                    5
         das condições meteorológicas, o comandante  esperado que o navio se deitasse  para man-  aliados à inexperiência da maior parte da sua
         mandou carregar pano, embora nessa altura  dar emitir a primeira mensagem de socorro.  tripulação, ao mencionado mau estado do na-
         pouco mais houvesse a fazer além de preparar o  Dez minutos depois disso já o Pamir fazia dos  vio e à deficiente estiva e tipo de carga, tudo
         navio e a tripulação para o embate difícil que se  mastros patilhão, não tendo sido possível tão-  isto, em resumo, terá contribuído para o desfe-
         adivinhava. Mas nem sequer isto foi feito, mui-  -pouco aceder às embarcações salva-vidas. As  cho repentino e fatal que aparentemente a bor-
         to provavelmente por desconhecimento e talvez  de bombordo porque se haviam danificado em  do ninguém teve capacidade de antever. Uma
         mesmo por negligência. Recordamos que mes-                            vez que nem o comandante nem qualquer dos
         mo sem mais informação, o simples acompa-                             oficiais do Pamir sobreviveram, não foi possível
         nhamento da variação da pressão atmosférica                           reconstituir os acontecimentos com o rigor que
         fornecida pelo barómetro/barógrafo de bordo                           uma correcta avaliação exige, embora nos pare-
         deveria ter constituído motivo de alerta. Pou-                        ça que neste caso, seguramente, não foi obser-
         cas horas depois deixou de haver capacidade                           vado pelo mar um respeito proporcional à sua
         para carregar e ferrar o restante pano, pelo que                      força e extensão…
         o Pamir continuou a navegar com um total de                             Resta acrescentar que ao longo de cin-
         doze velas caçadas, que se foram rasgando à                           quenta e dois anos o Pamir ostentou pavi-
         medida que a velocidade do vento se intensifi-                         lhão de quatro países, Alemanha (1905-1920;
         cava, conferindo-lhe o aspecto fantasmagórico                         1924-1931; 1950-1957), Itália (1920-1924), Fin-
         que facilmente se consegue imaginar. Com va-                          lândia (1931-1941 e 1948-1950) e Nova Zelân-
         gas superiores a 10 metros a fustigar o navio e                       dia (1941-1948).
         com a intensidade do vento crescente, ambos                             Cumpridos 50 anos sobre o seu afundamen-
         os factores provocaram um aumento do ador-                            to, e como forma de não deixar cair no esque-
         namento do navio para sotavento (bombordo),                           cimento este trágico acontecimento, a ARD
         que lentamente fizeram deslocar a cevada que                           (Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Run-
         se encontrava solta no interior do porão. Desta                       dfunkanstalten der bundesrepublik Deutschland),
                                      4
         forma, o Pamir começou a adquirir banda  para                         um dos canais alemães de televisão mais po-
         aquele bordo, que se agravou com a entrada de                         pulares no país, financiou a produção do filme
         água para o porão, quer por inexplicavelmente                         intitulado Der Untergang der Pamir (O Afunda-
         não terem sido fechadas algumas escotilhas e vi-  Cartaz promocional do filme O Afundamento do Pamir.  mento do Pamir). Nas filmagens que decorre-
         gias, quer ainda pela deficiente estanqueidade  contacto com o mar e as de estibordo porque o  ram ao largo de Tenerife foi utilizado o navio-
         oferecida pelo pavimento do convés.  ângulo era demasiado grande. Dada a voragem  irmão Kruzenshtern (ex-Padua). De resto, dos
           Embora pareça quase inacreditável, o facto é  dos acontecimentos, cerca das 13h00 quando o  oito navios construídos no início do século XX
         que num curto espaço de tempo, talvez pouco  navio se virou encontravam-se a bordo todos  apenas três chegaram aos nossos dias. O Passat,
         mais de duas horas, um vasto conjunto de fa-  os 86 elementos da tripulação. Sem terem tido  que se encontra como museu em Travemünde,
         lhas e omissões levaram à perda de um navio  tempo para assimilar o que havia sucedido, as  Alemanha; o Peking, que é propriedade do Sou-
         que no passado havia já dado provas e sobrevi-  cerca de três dezenas de homens que se encon-  th Street Seaport Museum e pode ser visitado em
         vido a situações bem mais complicadas. À me-  travam no exterior do Pamir assistiram incrédu-  Nova Iorque; e o Padua, actual Kruzenstern, o
                                            los ao seu afundamento uns 30 minutos depois,  único que ainda hoje navega, actualmente sob
                Comandantes do Pamir        a cerca de 600 milhas a oes-sudoeste dos Açores,  pavilhão russo, tendo sido devidamente carac-
           Carl Prützmann        1905-1908  na posição \=35º 57’ N; L=040º 20’ W. Com um  terizado para a participação nas filmagens sobre
           Heinrich Horn         1908-1911  mar medonho e sem coletes disponíveis para  o afundamento do Pamir.
           Robert Miethe         1911-1912  todos, situação esta agravada pela baixa tem-  Relativamente às cenas que envolveram o
           Gustav Becker         1912-1913  peratura da água do mar que levou a situações  afundamento propriamente dito, foi utilizado
           Wilhem Ehlert         1913-1914  de hipotermia, passando pela presença de tuba-  um modelo à escala com 20 metros de compri-
           Jürgen Jürs           1914-1920
                                            rões na área e pelos danos existentes nas duas  mento, tendo o filme sido rodado nos tanques
           C. Ambrogi            1920-1921  embarcações que ainda puderam ser utilizadas,  que a Mediterranean Film Studios (MFS) dispõe
           Joachim Nissen        1924-1925
                                            apenas 6 homens – 3 marinheiros (Hans Georg  na ilha de Malta.     Z
           Heinrich Oellrich     1925-1926  Wirth, Klaus Fredrichs e Guenther Hasselbach),
           Carl Brockhöft        1926-1929                                                    António Manuel Gonçalves
                                            2 cadetes (Karl Kraaz e Volkert Anders) e o cozi-               CTEN
           Robert Clauss         1929-1930
           Walter Schaer         1930-1931  nheiro (Karl Otto Duemmer) –, foram encontra-          am.sailing@hotmail.com
                                            dos com vida. Além dos mencionados, também   Notas
           Karl Sjögren          1931-1932                                       1  Para informação mais detalhada ver www.laeisz.de.
           Mauritz Mattson       1933-1936  o cadete Eckart Roch se salvou, pois devido a   2  A expressão francesa cap-hornier é utilizada para caracte-
                                            uma queda sofrida poucos dias antes do navio
           Uno Mörn              1936-1937                                     rizar todos quantos já dobraram o famoso cabo Horn, num
           Linus Lindvall        1937-1937  largar da Argentina, havia ficado internado no   sentido ou noutro, quer sejam eles navios ou marinheiros.
           Verner Björkfelt      1937-1941  hospital em Buenos Aires.            3  Ver «Navio-escola Sagres – Setenta Anos, Setenta
           Christopher Stanick   1942-1943    As operações de busca e salvamento foram   Efemérides», Revista da Armada, Setembro/Outubro de
                                                                               2007, pp.18-19.
           David McLeish         1943-1944  coordenadas pelo navio Absecon da Guarda   4  A banda é o nome dado à inclinação transversal que o
           Roy Champion          1944-1945  Costeira dos Estados Unidos (USCG), que a 25   navio adquire para um dos bordos, com carácter mais ou
           Desmond Champion      1946-1946  de Setembro, quatro dias depois do afundamen-  menos permanente. Trata-se no essencial de uma grandeza
           Horace Collier        1946-1948  to do Pamir, resgatou um dos sobreviventes. Os   estática, ao passo que o adornamento é de carácter dinâ-
           Verner Björkfelt      1948-1949  restantes foram salvos no dia anterior pelo na-  mico, uma vez que o navio retoma a sua posição normal
           Paul Greiff           1951-1952  vio de transporte Geiger. Resta acrescentar que   pouco depois de cessar a força que o fez sair dela, sendo
                                                                               o vento e a agitação marítima os principais responsáveis
           Hermann Eggers        1955-1957  as operações de busca se prolongaram por um   nas situações mais comuns.
           Johannes Diebitsch    1957       período de nove dias, tendo participado um to-  5  Navio inclinado sobre o seu costado.
                                                                                    REVISTA DA ARMADA U DEZEMBRO 2007  13
   370   371   372   373   374   375   376   377   378   379   380