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Algarves d’ Aquém e d’ Além-mar

No dia 6 de Janeiro, iniciou-se, na Es-          todologias e que materiais escolher? Foi este     nossas apostas, não só como forma de es-
         cola de Tecnologias Navais (ETNA),      o desafio! O nosso objectivo era oferecer aos      timular nos alunos as suas capacidades de
         o “Curso de Português Língua Es-        alunos um conjunto de situações relevantes e      pesquisa e aumento de conhecimento, mas
trangeira” (PLE) para os 8 militares argelinos,  diversas de modo a que a sua aprendizagem         também como forma de estes examinarem e
que se encontram no nosso país, ao abrigo        fosse abrangente, envolvendo-os em actos          compararem valores que diferem dos seus,
das relações bilaterais Portugal-Argélia no      comunicativos que os conduzissem a uma            ajudando-os a modelar as ideias.
âmbito da Defesa. Este protocolo insere-se       maior interacção e integração.
no Programa Indicativo de Cooperação, o                                                              Vem no Alcorão que o primeiro manda-
primeiro no Magrebe, que foi assinado em           Deste modo, para além dos manuais               mento da vida em comum é conhecermo-
Argel pelo Ministro da Defesa Prof. Doutor       adoptados, tivemos a preocupação de selec-        -nos uns aos outros. Porque o conhecimento
Augusto Santos Silva.                            cionar e reunir, sempre que possível, no âm-      é condição de entendimento. Foi este um dos
                                                 bito dos conteúdos programáticos a minis-         nossos propósitos ao prepararmos as acti-
  Para desenhar, implementar
e ministrar o curso em questão,                  trar, textos autênticos, reais, que replicassem                vidades extra-curriculares. Dar
privilegiou-se o recurso às três                 a forma como a língua é usada na realidade                     experiência aos alunos levan-
professoras de Português do                      porque pensamos que o que melhor adqui-                        do-os para fora da sala de aula.
QPCM, de acordo com o despa-                     rimos é o que tem significado para nós. Sur-                    Por isso, organizámos várias vi-
cho do VALM Superintendente                      giram, assim, actividades complementares                       sitas temáticas: umas, inseridas
dos Serviços do Pessoal.                         dos manuais adoptados, privilegiando situa-                    no âmbito dos conteúdos pro-
                                                 ções do quotidiano, sejam elas outdoors, spots                 gramáticos do curso, como foi
  A fim de traçar o perfil lin-                  publicitários, folhetos de supermercado, fo-                   o caso de Sintra, Chiado, Baixa
guístico dos alunos foi consul-                  lhetos turísticos, artigos de jornais, ou textos               Pombalina e Belém; e outras,
tado o Documento Orientador –                    relacionados com a Marinha, como foi o caso                    interculturais que mostrassem
Português Língua Não Materna no                  das ementas da Messe e da recente viagem                       e patenteassem, entre outros
Currículo Nacional (vide www.                    de circum-navegação da “Sagres”.                               aspectos, o património históri-
dgidc.min-edu.pt), no qual es-                                                                                  co islâmico no nosso país, um
tão delineados os princípios bá-                   Privilegiámos também, a partir do nívelA2,                   legado da convivência de que
sicos e objectivos estratégicos e                a leitura extensiva, a melhor forma de assegu-                 a Península Ibérica foi palco, e
se estabelecem medidas de aco-                   rar que as frases ou palavras são contextuali-                 de que são exemplo a Cerca Al-
lhimento e de escolarização para                 zadas. Os alunos lêem, mas não há gramática,                   Usbuna, vulgo Cerca Moura, e a
falantes de línguas genética e ti-               não há actividades. Construímos uma peque-                     Alcáçova Islâmica de Lisboa no
pologicamente muito diversas.                    na antologia com lendas (mouras e outras),                     Castelo de S. Jorge.
                                                 pequenos contos de autores portugueses e            Se por um lado queremos ensinar o nosso
  O curso de PLE dotará os alunos com com-       histórias sobre a História de Portugal.           idioma através da nossa cultura, não pode-
petências para interagir num conjunto variado                                                      mos esquecer que uma parte dela tem as suas
de situações de comunicação do quotidiano e        Ainclusão das Tecnologias de Informação         origens na cultura árabe. Todo o nosso esfor-
relacionadas com o trabalho, com utilizadores    e Comunicação (TIC) no curso foi uma das          ço se tem centrado em criar um ambiente de
nativos ou não nativos, permitindo-lhes traba-                                                     aceitação do outro, tentando sempre que a
lhar em contextos em que o português é língua                                                      língua de união seja o português.
de comunicação e de trabalho.                                                                        Diz o Sheikh David Munir, Imam da Mes-
                                                                                                   quita Central de Lisboa, que é através do diá-
  Este curso está estruturado em três ní-                                                          logo que se constroem as pontes entre as culturas
veis, de acordo com os Níveis de Referência                                                        e as religiões, mas é cada vez mais importante
do Quadro Europeu Comum de Referência                                                              que esse diálogo fomente também o impulso para
do Conselho da Europa, respectivamente:                                                            as atravessar.
A1 – Nível Iniciação; A2 – Nível Elementar;                                                          Esperamos que os nossos alunos cruzem
B1/B2 – Nível Intermédio. O curso tem a                                                            essas pontes de uma forma tão aliciante e
duração de 3 meses (de Janeiro a Março de                                                          entusiástica quanto foi para nós a edificação
2010), 60 dias úteis (20 dias úteis para cada                                                      deste curso.
nível), num total de 360 tempos, e tem ca-                                                           Assalamu Aleikum, que a Paz esteja com
rácter intensivo.                                                                                  todos.

  Construir um curso de raiz para alunos                                                                                                              Z
dos quais nada conhecíamos, excepto o fac-
to de serem árabes e terem como língua se-                                                                               Ana Paula Duarte e Silva
gunda o francês, não foi tarefa fácil. Quando
o Português não é a Língua Materna, que me-                                                                                                 Directora do Curso

                                                        EXPOSIÇÃO

           “CORREIO EM TEMPO DE GUERRA - II GUERRA MUNDIAL”

  ¬ÊNo âmbito da comemoração do aniversário do Clube Militar de Oficiais de Setúbal, vai ser realizada nessas instalações, en-
  tre 9 e 18 de Abril uma exposição subordinada ao tema “Correio em tempo de guerra - II Guerra Mundial”, na qual serão exi-
  bidos objectos postais circulados durante o conflito.

     Após o encerramento em Setúbal, esta exposição será transferida para o Museu do Combatente, em Lisboa (Forte do Bom
  Sucesso – junto à Torre de Belém), onde estará patente ao público entre 26 de Abril e 31 de Maio.

24 MARÇO 2010 U REVISTA DA ARMADA
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