Page 26 - Revista da Armada
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pelo mar, dado que o navio tinha entrado mente com o Comandante Camacho, dos             a draga “Mondego “ que se encontrava em
                                                                                         Viana do Castelo, já que a “Aveiro ”, draga
bastante no areal, ficando praticamente a Transportes Marítimos e com o represen-         do porto local, estava ocupada. Foram ain-
                                                                                         da requisitadas bombas, chaparia e rebites
seco na baixa-mar.                           tante inglês, Captain Mail, presente.       e até entrou em acção pessoal do Arsenal
                                                                                         da Marinha nas reparações do navio.
O relatório sobre a situação do navio e Comunicou então ao Ministro que desde
                                                                                           O plano de salvamento era simples:
possível salvamento, inicialmente apre- que lhe fossem dadas condições, considera-         1º Reparar as avarias no casco e restante

sentado pelo Comando do “Patrão Lo- va possível salvar o navio pela ria dentro!                   material de bordo incluindo cal-
                                                                                                  deiras e toda a maquinaria (fora
pes”, demorou a ser enviado à Direcção O Ministro respondeu: “Pois muito bem,                     de estaleiro).

dos Transportes Maritinos, que respon- vamos tornar a tentar salvar o navio por                      2º Endireitar o navio e abrir um
                                                                                                  poço à sua proa para onde desceria,
deu ao Ministro da Marinha nes-                                                                   ficando em condições de flutuação
                                                                                                  (fácil de dizer mas muito complexo
tes termos:                                                                                       e difícil de concretizar).

“Da posse da copia da comu-                                                                          3º Abrir um canal de cerca de
                                                                                                  1km de comprimento de forma a
nicação do Comando do “Patrão                                                                     levar o navio até à ria.

Lopes” cumpre-me dizer a V.Exª                                                                       4º Dragar a passagem à frente
                                                                                                  do navio, através da ria, e rebocá-
que todo o trabalho de salvamen-                                                                  lo até à barra.

to pertence à firma “Furness Wi-                                                                      O livro atrás referido é na rea-
                                                                                         lidade um extenso relatório que contem
thy & C. Lm.ª” ou às companhias                                                          todos os passos da realização do planea-
                                                                                         mento, com larga descrição das operações
de seguros conforme as condições                                                         desenvolvidas e pormenorizando as dificul-
                                                                                         dades que foi necessário vencer.
de fretamento de vapores do go-
                                                                                           Tratou-se de uma verdadeira odisseia que
verno inglês.”                                                                           levou cerca de dois anos a concretizar, com
                                                                                         grande esforço e dedicação de todos os que
De facto apareceu uma missão                                                             nela se empenharam em vencer as inúme-
                                                                                         ras vicissitudes.
inglesa de salvamento (Salvage As-
                                                                                           De facto, houve vários percalços a ultra-
sociation) que trouxe um forte cabo                                                      passar que resumidamente foram:
de aço e três ferros com intenção de No canal a caminho da Ria.
                                                                                           Temporais que causaram estragos e atra-
alar o navio para o mar em altura de marés nossa conta” e voltando para o Sr. Mail,      sos.
vivas. Houve no entanto desentendimento participou-lhe a resolução que acabava
com o maquinista de bordo sobre porme- de tomar.                                           Dificuldades de dragagem em partes da
nores de actuação, o que originou troca de De notar que na altura tinha havido mais      ria cujo fundo era de barro duro e não de
notas diplomáticas e consequente destitui- uma alteração na Administração Nacional       lodo, frente à Costa Nova, o que originou
ção do maquinista.                                                                       o pedido de draga mais potente.
                                             o que acabou por ser favorável à resolução
Quando mais tarde se tentou usar os fer- do problema. De facto, por um lado a Di-          Demoras na entrega dos materiais pe-
ros e o cabo de aço, este rebentou e ficou recção Transportes Marítimos do Estado         didos para Lisboa e que, por vezes, eram
tudo no fundo do mar.                                                                    descarregados em V. Nova de Gaia e não
                                             passou do Ministério do Trabalho ao Mi-     em Aveiro.
O autor do livro, que pelos vistos estava nistério das Subsistências, cujo ministro era
ao serviço dos Transportes Marítimos do o VALM Machado dos Santos e o Director             Necessidade de abater a ponte do Forte
Estado, foi inicialmente nomeado em 6 de dos Transportes Marítimos passou a ser o        para o navio passar.
Julho de 1917, para substituir o maquinis- ALM Macedo e Couto.
ta demitido e seguiu para Aveiro na mesma                                                  A própria saída da barra de Aveiro foi
                                                                                         uma operação perigosa, pois na altura a
data juntamente com o novo comandante                                                    barra era estreita, pouco profunda e com
                                                                                         rebentação na parte final. Valeu a acção do
José Casimiro do Rosário..                                                               rebocador “Cabo da Roca” chamado para
                                                                                         dar ajuda.
Encontrou o navio atravessado e en-
                                                                                           De registar o último artigo do autor do
terrado na praia, com chapas e rebites                                                   livro, dedicado ao pessoal.

aluídos.                                                                                   “O pessoal que esteve às minhas ordens,
                                                                                         durante largo tempo, trabalhou em turnos
O pessoal encarregado do salvamento já                                                   de 12 horas, sendo bastante penoso, como é
                                                                                         fácil calcular, o trabalho de noite num areal
não aparecia há mais de 15 dias.                                                         junto ao Oceano nos meses frios e chuvosos
                                                                                         dos Invernos de 1918 a 1920.”
Averiguou-se que o desentendimento
                                                                                            Destaca depois os nomes do maquinis-
do maquinista com o representante inglês,                                                ta Ernesto Júlio Santiago como tendo sido
                                                                                         o seu braço direito nos trabalhos de enge-
fora devido a este ter decidido despejar as                                              nharia e ainda o Comandante Álvaro Ca-
                                                                                         macho que se desempenhou na parte dis-
caldeiras.                                                                               ciplinar e administrativa do pessoal com
                                                                                         a maior competência e honorabilidade.
Entretanto, o Engº Mendes Barata e o Co-                                                 Chegou a haver mais de 200 trabalhadores

mandante Rosário foram de novo chama-

dos a Lisboa em 20 de Julho e substituídos

a bordo pelo Comandante Álvaro Camacho

e o maquinista Júlio Santiago.

Com estas substituições a missão inglesa

regressou e os trabalhos reiniciaram-se.

Houve mais tentativas sem sucesso, até

que, em 21 de Janeiro de 1918, o mar perdeu

a paciência, desencadeando-se forte tempo-

ral que causou graves danos no casco.

A partir desta altura as entidades ingle-

sas resolveram desistir do salvamento e      Trajecto do canal dragado.
opinaram que o navio devia ser declara-

do como perdido e entregue à companhia O Engº Mendes Barata apresentou então

de seguros.                                  um orçamento para ser aprovado, que ul-

Tudo parecia perdido, mas o Engº M. Ba- trapassava os 298 contos (na época) e que

rata, perante os seus superiores, foi de opi- acabou, segundo ele, por ser largamente

nião que ainda era possível salvar o navio excedido, devido a vários atrasos no for-

e acabou por ser recebido já em Fevereiro necimento dos materiais necessários, in-

de 1918 pelo Ministro da Marinha, junta- cluindo o pequeno rebocador “Formiga” e

26 MARÇO 2010 U REVISTA DA ARMADA
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