Page 23 - Revista da Armada
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resolver o problema da navegação naTravessia deslocaram-se para Gando, dadas as melhores completaram a travessia, tendo tocado vários
Aérea. Como reconhecimento do seu contribu características deste local para descolar.A segun portos brasileiros até chegarem ao Rio de Janeiro.
to para a viagem, Gago Coutinho foi promovi da grande etapa ligou as Canárias ao arquipélago O esforço foi gigantesco, para conseguir atin
do ao posto de Contra-almirante logo após a de CaboVerde, num percurso de cerca de oito gir o Brasil. Mas valeu a pena! Pela primeira vez,
viagem. Em 1958 e por decreto da Assembleia centas e cinquenta milhas.Também neste arqui na história da aviação, foi feita uma viagem com
Nacional, foi promovido a Almirante. pélagomudaramdeilha,tendofeitoumpequeno etapas de várias centenas de milhas, nas quais
ArturdeSacaduraFreireCabralnasceuemCe trânsito entre SãoVicente e Santiago.A partir da se usou um método de navegação eficaz. E este
loricodaBeira,nodia23demaiode1881,tendo qui voaram para os Penedos de São Pedro e São método foi desenvolvido pelos protagonistas.
falecido num acidente aéreo no Mar do Norte, Paulo. Após mais de novecentas milhas e com o Adaptaram o sextante marítimo para a nave
quando o avião que pilotava desapareceu, em combustível praticamente esgotado, amararam gação aérea. Construíram um instrumento, o
15 de novembro de 1924. Tendo ingressado na junto aos rochedos, onde o República esperava corretor de rumos, para cálculo rápido do aba
Escola Naval em 1897, veio a atingir o posto de por eles. Na manobra de amarar partiu-se um timento do avião. Desenvolveram um processo
Capitão-de-fragata, ao qual foi promovi de cálculo expedito da posição a partir
do por distinção pela sua participação na Foto Rui Salta das observações astronómicas. Este pro
Travessia Aérea. cesso de cálculo serviu de base aos que
Após uma carreira normal de oficial posteriormente foram adotados pela na
de Marinha, embarcado e participando vegação aérea. A adaptação de horizonte
em missões geodésicas no Ultramar, foi artificial que Gago Coutinho aplicou ao
para França frequentar o curso de piloto sextante veio a ser usada pela famosa fá
-aviador. Em 1915 encontrava-se na Es brica alemã C. Plath.
cola Militar de Chartres, fazendo parte do
primeiro grupo de militares a obter quali
ficação nesta especialidade. Regressado RELATÓRIOS DA VIAGEM
a Portugal no ano seguinte, participou INSCRITOS NA “MEMÓRIA
na criação da primeira escola militar de DO MUNDO” DA UNESCO
aviação, emVila Nova da Rainha, onde Alocução do Diretor da Comissão Cultural da Marinha. Os originais dos relatórios de Sacadura
foi instrutor. Foi ainda incumbido de or Cabral e de Gago Coutinho, referentes à
ganizar a Aviação Naval. Foto Rui Salta Travessia Aérea e ao método de navega
Sacadura Cabral foi o grande obreiro ção usado na mesma, encontram-se na
do projeto da Travessia Aérea do Atlân Biblioteca Central da Marinha (BCM) –
tico Sul. A ideia teria surgido em 1919, Arquivo Histórico. A Marinha, através
ano em que se realizaram algumas via da BCM, apresentou a candidatura à
gens aéreas no Atlântico Norte. Ao tomar inscrição dos relatórios na “Memória do
conhecimento das mesmas, ocorreu-lhe Mundo” da UNESCO, a qual mereceu
a ideia de ligar Lisboa e o Rio de Janei decisão favorável no ano passado. Na
ro por via aérea, no contexto das come cerimónia que é relatada neste artigo foi
morações do primeiro centenário da entregue uma placa evocativa do facto
independência do país irmão. Sacadu ao diretor da Biblioteca Central da Mari
ra preocupou-se com todos os detalhes nha, Capitão de mar e guerra Rocha de
para que a viagem fosse bem-sucedida. Freitas. A placa foi entregue pelo Almi
Viajou por França e Inglaterra, para esco Placa referente à inscrição dos Relatórios na “Memória do Mundo”. rante Chefe do Estado-Maior da Arma
lher uma aeronave que correspondesse da, Almirante José Carlos Saldanha Lo
às necessidades da viagem.Tendo perce pes, acompanhado de Sua Excelência
bido que não era possível fazer a ligação o Presidente da Comissão Nacional da
direta de África para o continente ame UNESCO em Portugal, Embaixador An
ricano, decidiu que o hidroavião teria tónio Almeida Ribeiro.
que ser reabastecido antes de chegar à A UNESCO é a Organização das Na
costa brasileira. Precisava de um ponto ções Unidas para a Educação, Ciência
para se encontrar com o navio que faria e Cultura (United Nations Educational,
o reabastecimento. Foi escolhida a Ilha Scientific, and Cultural Organization).
de Fernando de Noronha. Durante a Uma das suas principais vertentes de
primeira parte da viagem, percebeu-se atuação centra-se na preservação do Pa
que nem sequer esta tirada seria viável, trimónio Mundial, nas suas diferentes
dado o consumo elevado de combustí manifestações: nomeadamente Natural,
vel. Optou-se então por voar até aos Pe Álbum de Memórias – Aviação Naval, 1917-1952. Cultural, Edificado, Material e Imaterial.
nedos de São Pedro e São Paulo, onde estaria o dosflutuadores,devidoaomauestadodomar.O Portugal tem diversos locais inscritos na lista de
navio de reabastecimento. A etapa até estes mi avião afundou-se, mas foi possível salvar os avia património da UNESCO, nas suas diferentes va
núsculos pontos no meio do oceano apenas foi dores e praticamente todos os materiais que esta riantes. A título de exemplo pode apontar-se a
possível graças à fiabilidade do método de na vam a bordo, dada a proximidade do cruzador. Floresta Laurisilva na Madeira, a Paisagem da
vegação, que foi desenvolvido com o apoio de Seguiu novo avião de Lisboa, a bordo do navio Cultura da Vinha da Ilha do Pico, o Centro His
Gago Coutinho.Todo o processo foi testado em brasileiro Bagé. Recomeçara, a viagem em Fer tórico de Évora ou o Convento de Cristo em To
1921, numa viagem aérea até ao Funchal. nandodeNoronha,tendovoadoatéaoPenedos, mar, entre outros. O próprio complexo onde se
A viagem de 1922 representou um elevado para retomarem no ar o voo no local onde an enquadra o Museu de Marinha e o seu Pavilhão
esforço de apoio logístico. Foram mobilizados tes tinham chegado. O novo hidroavião, batiza das Galeotas encontra-se inscrito como Patrimó
três navios: os cruzadores República e Cinco de do Pátria, sofreu uma avaria. Após amararem, o nio da UNESCO, como «Mosteiro dos Jerónimos
Outubro e a canhoneira Bengo que prestariam avião começou a meter água por um flutuador, eTorredeBelémemLisboa».Recentemente,Por
apoio nos pontos de escala.A primeira tirada, da afundando lentamente. Foram recolhidos pelo tugal viu o Fado ser inscrito na lista de Patrimó
ordem de setecentas milhas, ligou Lisboa a Las navio inglês Paris-City. Finalmente, foi enviado nio Mundial Imaterial, a qual passou a integrar.
Palmas, nas Canárias. Ainda neste arquipélago um terceiro hidroavião, o Lusitânia, com o qual Existe ainda um outro tipo de património, o
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