Page 24 - Revista da Armada
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Património Documental, que a UNESCO pre­ e logo após o conflito foi criado o de Aveiro, nas       A AMmOoSstrTaRdAocEumMenEtaXlIeBiIcÇoÃnoOgráfica procura
tende ajudar a preservar e a divulgar, através de instalações usadas pela Aviação Naval francesa
um programa designado de “Memória do Mun­ durante a guerra.Também no Oriente se fez sen­          contar a história deste feito ocorrido há noventa
do”. O registo de um documento ou conjunto de tir a presença da Aviação Naval, com a criação      anos. Um conjunto de painéis, ilustrados com
documentos na “Memória do Mundo” “reflete em 1928 do Centro deAviação Naval de Macau.             imagens da época, apresentam o antes, o duran­
o seu valor excecional e significa que deve ser A segunda parte debruça-se sobre os raids aé­     te e o depois da viagem. Começam por abordar
protegido em benefício de toda a humanidade” reos de 1921 e de 1922, ou seja, sobre a viagem      os problemas do planeamento e da preparação
e“ofereceumaexcelenteoportunidadeparacha­ abordada neste artigo e sobre aquela que serviu         da viagem, sendo dado realce à busca de solu­
mar a atenção para a importância da memória de teste para o método de navegação.                  ções para os problemas mais prementes, nome­
coletiva e da sua salvaguarda”.            Segue-se uma parte dedicada à formação dos             adamente a busca de um método de navegação
Da”MemóriadoMundo”constamdocumen­ pilotos. Os primeiros pilotos foram formados                    adequado para uma viagem que deveria atraves­
tos de diversos tipos, como sejam textos escri­ no estrangeiro. Em 1925 foi criada a Escola de    sar um oceano. Segue-se o desenrolar da própria
tos, partituras musicais ou mapas. Entre
outros podemos citar a Magna Carta, a                                                                     viagem, com as peripécias associadas àFotos Rui Salta
partitura da Nona Sinfonia de Beethoven,                                                                  perda de duas das aeronaves utilizadas.
o Diário de Anne Frank, por exemplo.                                                                      Finalmente, é apresentado o ambiente
Alguns documentos existentes nos                                                                          que se seguiu à travessia aérea. As ma­
arquivos nacionais encontram-se já ins­                                                                   nifestações de júbilo foram inúmeras,
critos na “Memória do Mundo”. O pri­                                                                      especialmente no Brasil e em Portugal.
meiro, inscrito em 2005, foi a Carta de
PeroVaz de Caminha, na qual é dada, a                                                                       Além dos painéis é também exibida
D. Manuel I, a notícia da descoberta do                                                                   documentação relativa à viagem, com­
Brasil, pela armada de Pedro Álvares Ca­                                                                  plementada com a exibição de objetos.
bral. Um outro documento inscrito, por                                                                    Os documentos seguem também uma
iniciativa conjunta de Espanha e Portu­                                                                   lógica que procura cobrir a cronologia
gal, é o Tratado deTordesilhas.            CMG J. Cyrne de Castro na sua alocução.                        representada nos painéis. Assim, come­
                                                                                                          çamos por encontrar documentos sobre
ÁLBUM DE MEMÓRIAS                                                                                         a preparação da viagem, relatórios de
                                                                                                          Sacadura Cabral relativos à aquisição
– AVIAÇÃO NAVAL                                                                                           do hidroavião e textos sobre os estudos
A apresentação do Álbum de Memó-                                                                          referentes às técnicas de navegação aé­
rias – Aviação Naval 1917-1952 esteve                                                                     rea, entre outros.
a cargo do Segundo-tenente Gonçalves
Neves, coordenador da obra. Como dei­                                                                       Entre os objetos expostos podemos
xou claro nas suas palavras, o objetivo                                                                   considerar diversas categorias. Destes
do álbum não é fazer a história da Avia­                                                                  merecem destaque vários objetos pes­
ção Naval, pois essa já existe. Pretende­                                                                 soais dos aviadores, como é o caso de um
-se, acima de tudo, disponibilizar para o                                                                 relógio de Gago Coutinho, ou o seu ca­
grande público imagens do riquíssimo                                                                      pacete de voo. Exibem-se alguns géneros
espólio fotográfico da Marinha.Assim, o                                                                   alimentares que os aviadores levavam,
álbum é constituído essencialmente por                                                                    nomeadamente um pequeno chocolate
imagens do acervo fotográfico do Museu     Documentos referentes à Travessia Aérea.                       e um pão, assim como uma garrafa de
                                                                                                          vinho do Porto que nunca chegou a ser
de Marinha e do Arquivo Histórico da                                                                      aberta. Existe uma vitrina dedicada à na­
Marinha, complementadas com outros                                                                        vegação aérea, contendo, entre outros, o
registos fotográficos, concretamente da                                                                   corretor de rumos, o sextante usado na
coleção particular do Contra-almirante                                                                    viagem e algumas das cartas onde foram
Leiria Pinto e do Arquivo Histórico da                                                                    registando a posição. Ainda em termos
Força Aérea. Na sua intervenção, no                                                                       de objetos exibidos, vale a pena realçar
início da cerimónia, o diretor da Comis­                                                                  alguns ovos de cagarra recolhidos nos
são Cultural da Marinha aludiu, precisa­                                                                  Penedos de São Pedro e São Paulo e que
mente, ao objetivo em que se enquadra                                                                     foram assinados pelos aviadores. O ori­
o lançamento deste novo livro das Edi­                                                                    ginal dos relatórios encontra-se também
ções Culturais de Marinha, de melhorar                                                                    em exibição, assim como o diploma atri­
a acessibilidade pública ao património                                                                    buído pela UNESCO.
da Marinha, acompanhado também do
propósito específico de “recordar os pri­  Aspeto da exposição.                                             Relevo também para duas peças que
                                                                                                          se encontram à guarda do Museu do Ar
meiros 35 anos da aeronáutica na Marinha e, si­ Aviação Naval “Gago Coutinho”, que começou                e que foram cedidas para exibição. Tra­
multaneamente, prestar-se homenagem àqueles por funcionar no Bom Sucesso. Em 1934 passou          ta-se de uma fosforeira e uma cigarreira, ofereci­
que, então, porventura melhor consubstancia­ para Aveiro, onde se manteve até à extinção da       das ao Comandante Tamlyn, do Paris-City, que
ram o entusiasmo e o cometimento da Marinha Aviação Naval.                                        recolheu os aviadores quando o segundo hidro­
no desenvolvimento da sua componente aérea, Finalmente, a última parte apresenta os dife­         avião se perdeu.
ao serviço das Forças Armadas e de Portugal”. rentes modelos de aeronaves que prestaram ser­        A exposição termina com documentos rela­
O álbum encontra-se dividido em quatro par­ viço na Aviação Naval.                                cionados com a evocação do feito. Foram pro­
tes. A primeira é dedicada aos Centros da Avia­ “São estes os principais temas patentes nes­      duzidos imensos postais, diplomas e notícias.
ção Naval. O primeiro foi o do Bom Sucesso em ta obra, registados ao longo de uma centena de      Chegaram telegramas de felicitações de todo o
Lisboa, e está na génese da Aviação Naval em imagens. Contudo, a dimensão humana está             mundo. Foram compostas peças musicais e re­
Portugal, sendo nele que em 1917 se iniciou a sempre presente em cada um deles: pilotos,          digidos poemas. São exibidos alguns exempla­
atividade operacional da Marinha em termos ae­ mecânicos, artífices e todos aqueles que ser­      res dos inúmeros existentes no espólio do Museu
ronáuticos. Durante a Primeira Guerra Mundial viram e deram corpo, alguns a própria vida, à       de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha.
foi criado o Centro deAviação Naval dosAçores Aviação Naval.”
                                                                                                                                                     

                                                                                                     Colaboração da COMISSÃO CULTURAL DA MARINHA

24 JUNHO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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