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REVISTA DA ARMADA | 511


          A ODISSEIA DE BLIGH

           Depois de terem sido largados pelo navio, Bligh e
          os seus homens dirigiram-se, a remos, à ilha de To-
          fua, situada a 30 milhas do local, a fim de aumentar
          a quantidade das suas magras provisões. Ali consegui-
          ram desembarcar, numa enseada que mais tarde seria
          baptizada como “Murderers’ Cove”, devido aos trági-
          cos acontecimentos que naquele local viriam a ocorrer.
           Tendo  estabelecido  relações  amigáveis  com  os
          nativos, que lhes traziam comida e água a troco de
          bugigangas (os pregos foram especialmente aprecia-
          dos), cedo se aperceberam de que estes tudo faziam
          para ali os reter. Consciente da longa viagem que ti-
          nham, ainda, pela frente, Bligh esperou pela ocasião
          propícia para a partida, que pretendia o mais discre-
          ta possível. Foram, no entanto, surpreendidos pelos
          indígenas, que, adoptando uma atitude hostil face à
          tentativa  de  fuga,  tentaram  impedir  a  largada.  Nos
          confrontos subsequentes, foi morto o contramestre
          John Norton, que se tinha afastado do escaler para   As "Ilhas de Bligh" de acordo com o levantamento efectuado pelo próprio.
          ajudar a safar a popa da embarcação.
           Tendo conseguido largar, por fim, e escapado à perseguição das   Bligh podia, finalmente, pensar no regresso a Inglaterra e, so-
          canoas dos íncolas, tomou Bligh a decisão de seguir para Timor, o   bretudo, na punição dos amotinados.
          entreposto europeu mais próximo. Antes disso, porém, procurou
          as ilhas Fiji, cuja direcção lhes tinha sido indicada pelos nativos. Ali   CARREIRA POSTERIOR
          chegou a 4 de Maio, tendo efectuado o reconhecimento das ilhas,
          que registou com notável minúcia, mas não se atreveu a desem-  Tendo  regressado  são  e  salvo  a  Inglaterra,  Bligh  relatou  os
          barcar, com receio de novos confrontos que sabia não estar pre-  pormenores do motim e a Royal Navy não tardou a dar caça aos
          parado para enfrentar (já antes desistira de se dirigir a Tongatapu,   revoltosos, enviando a fragata Pandora (de 24 peças) no seu en-
          nas proximidades de Tofua, pelos mesmos motivos).   calço. Catorze membros da guarnição, entre os quais os quatro
           O trajecto subsequente revelou-se extremamente árduo, com   que tinham permanecido leais, foram capturados no Taiti – onde
          os homens enfraquecidos pelas parcas rações (sujeitas a um rigo-  tinham escolhido ficar – e conduzidos a Inglaterra, tendo quatro
          roso racionamento) e continuamente flagelados pelas intempéries   deles morrido quando o Pandora naufragou no Estreito de Torres
          e bruscas variações de temperatura, sem qualquer abrigo que lhes   (não obstante indicações dadas por Bligh). Dos dez restantes, le-
          valesse e ocupando um espaço exíguo que lhes tolhia os músculos   vados a conselho de guerra, quatro foram absolvidos na sequên-
          e não lhes permitia um repouso decente. Nessas dificílimas con-  cia do testemunho abonatório do seu antigo comandante, um
          dições, o seu comandante soube manter o moral e a disciplina,   foi ilibado devido a questões meramente processuais, dois foram
          incutindo-lhes confiança e o conforto de uma liderança segura.  considerados culpados por terem tomado uma atitude passiva,
           Atingiram o Noroeste da Austrália no final do mês, tendo Bligh   sendo posteriormente perdoados, e três foram, efectivamente,
          efectuado novo reconhecimento, sempre com a preocupação de   condenados à morte e enforcados.
          evitar os extensos recifes da zona e de procurar uma passagem   O Bounty acabou por não ser encontrado. Após ter deixado
          segura, enquanto tomava nota de toda a informação que pudes-  no Taiti dezasseis homens que ali tinham preferido permanecer
          se vir a ser útil aos futuros navegantes (e, sobretudo, a quem se   (a maior parte dos quais viria a ser capturada, como atrás referi-
          viesse a encarregar de perseguir os amotinados em fuga). Tendo   mos), foi conduzido por Christian, juntamente com oito dos seus
          encontrado um local de desembarque propício numa ilha junto à   companheiros e alguns nativos taitianos (a maior parte dos quais
          costa, tiveram, por fim, ocasião de ir a terra e repousar adequa-  mulheres), para o ilhéu de Pitcairn, que, conforme o novo co-
          damente, tendo ainda reforçado o stock de provisões. Estas re-  mandante se tinha apercebido, estava incorrectamente assinala-
          temperadoras escalas seriam repetidas, com alguma frequência,   do nas cartas britânicas. Após a chegada, foi desembarcado todo
          nos dias seguintes, sempre evitando o contacto directo com os   o material susceptível de ser aproveitado e o navio incendiado.
          indígenas, que surgem várias vezes junto à linha de costa.  Em 1793, uma disputa entre os amotinados e os taitianos con-
           Passaram no difícil e perigoso Estreito de Torres a 4 de Junho.  duziu à morte de cinco dos primeiros, entre os quais Christian
           A 14 de Junho, depois de uma busca ao longo da costa a fim de   (os homens taitianos foram todos mortos na luta). Em 1808, o
          procurar sinais de presença europeia (o local preciso da colónia   baleeiro americano Topaz encontrou um único sobrevivente do
          não era conhecido), o escaler chega, por fim, a Kupang, na parte   grupo de ingleses, John Adams (nome adoptado pelo marinheiro
          holandesa da ilha de Timor. Ironicamente, muitos dos homens   Alexander Smith), que relatou a história dos seus desafortunados
          que tinham sobrevivido à dificílima viagem, onde só se tinha re-  companheiros (Adams viria a ser amnistiado em 1825).
          gistado uma vítima mortal, acabaram por sucumbir a doenças   Tendo respondido em conselho de guerra pela perda do Bounty
          tropicais (possivelmente malária) contraídas no ambiente pesti-  (procedimento habitual nos casos em que um comandante per-
          lento das Índias Orientais Holandesas.              dia o seu navio), Bligh foi absolvido e reintegrado com honra na



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