Page 12 - Revista da Armada
P. 12

REVISTA DA ARMADA | 539

          THE BOSTON TEAPOT TROPHY






            m 1964, a companhia  Brooke Bond Tea                          ao  prémio.  Destacam-se  os  veleiros  da  mari-
         Esolicitou ao  Boston Fine Arts Museum                              nha espanhola  Juan Sebastian de Elcano e
          autorização para produzir uma cópia de                               da marinha argentina Libertad com nove
          um famoso bule de chá de prata utili-                                  vitórias cada e a barca norueguesa Stat-
          zado no denominado  The Tea Party,                                      sraad Lehmkuhl, pertencente a funda-
          ato de abjuração que prenunciou                                          ção  com  o  mesmo  nome, com oito
          a Guerra da Independência Ame-                                           vitórias nos últimos onze anos! Fica
          ricana. O epíteto dado pelo presi-                                        a curiosidade de apenas o Japão
          dente John Adams, segundo presi-                                          ter conquistado o troféu com dois
          dente dos EUA, a este movimento                                           navios diferentes  e o facto de
                                                                                                  7
                                                                                                               8
          de  “ousado,  desafiante,  intrépido                                      nenhum  dos  veleiros  da  “classe”
          e inflexível”, ajustava-se na perfei-                                     atualmente (e de forma quase
          ção aos desígnios da  Brooke Bond                                        unânime)  considerada  mais  veloz,
          Tea, visto destinar-se a premiar uma                                     não ter ainda inscrito o seu nome na
          competição oceânica de vela.                                            placa dos vencedores.
           Nesse  ano  e  depois  do  repetido                                   A 21 de novembro de 2009, na confe-
          sucesso dos encontros e regatas de gran-                             rência anual da  Sail  Training  Internatio-
          des veleiros iniciada em 1956 com a regata                        nal realizada em Istambul-Turquia, a Sagres
          Torbay-Lisboa,  realizou  a  primeira  competição              recebeu pela primeira e única vez até à atuali-
          transatlântica  especialmente  dedicada  a  navios-es-     dade, o Boston Teapot Trophy conquistado durante a
          cola . No regresso à Europa e a pedido de um dos navios, que   regata Tall Ships Atlantic Challenge 2009 . A contabilização das
                                                                                              9
             1
          no  caso,  beneficiaria  de  ajuda  financeira  dos  patrocinadores   124  horas  e  respetiva  distância  percorrida,  ocorreu  durante
          apenas  se  estivesse  em  competição,  foi  criado  o  The Boston   a  tirada  Halifax  (Canada)-Belfast (Irlanda do Norte) entre as
          Teapot Trophy entregue pela Brooke Bond Tea à guarnição do   20h00 de dia 31 de julho e as 24h00 de dia 5 de agosto ocasião
                     2
          yawl Corsaro II  da Marinha italiana.               em que o navio percorreu 1230 milhas a uma velocidade média
           Embora inicialmente o período a considerar para obtenção do   de quase 10 nós. Neste período, embora de direção favorável,
          troféu tivesse sido definido como as melhores 24 horas medidas   registaram-se ventos de 40 nós e ondulação até 8 metros.
          entre dois pontos ao meio-dia consecutivos, ainda durante a pri-  Para além do papel decisivo das indiscutíveis características
          meira travessia foi determinado que o navio vencedor, em cada   marinheiras e vélicas dos navios vencedores, competência das
          ano, será o que percorrer em 124 horas (5 dias mais 4 horas)   respetivas guarnições e a sempre necessária sorte, é indiscu-
                                            3
                                                           4
          consecutivas maior número de milhas à vela , sendo a distância    tível  que  a  maior  dificuldade  a  ultrapassar  para  participar  e
          medida entre dois pontos com um máximo de dois pontos inter-  vencer este Troféu é garantir a possibilidade de efetuar uma
          médios. A Sail Training International, entidade que atualmente   tirada não condicionada em demasia pelo dia e hora da che-
                      5
          atribui o troféu , determinou igualmente que pelo menos 50%   gada a um determinado porto e a consequente necessidade de
          da guarnição deve ter entre os 19 e os 25 anos de idade. Em   utilizar  rotas  mais  “retilíneas”,  naturalmente  mais  adequadas
          cada  ano  é  atribuído  o  prémio  ao
              6
          navio  que realizar a maior distância   Statsraad Lehmkuhl
          nas condições atrás indicadas, entre
          1 de outubro do ano  anterior e 30
          de setembro do ano a que se refere
          o  mesmo.  As candidaturas  têm que
          ser entregues até dia 31 de outubro
          e, não existindo qualquer juiz a bordo,
          nem  forma  de  verificar  os  dados
          enviados pelo navio, estes são recebi-
          dos com base na confiança da organi-
          zação de fazer fé na honra do Coman-
          dante  do  navio que os submete. O
          vencedor deve devolver o The Boston
          Teapot Trophy a tempo da entrega do
          troféu no ano seguinte, ficando o seu
          nome  gravado  numa  placa  existente
          na caixa de madeira onde o mesmo é
          guardado.
           As cinquenta e cinco edições do
          troféu  tiveram  catorze  navios  vito-
          riosos, sendo que por seis ocasiões
          não  houve  vencedor  por  não  ter
          sido entregue nenhuma candidatura


          12  ABRIL 2019
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17