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REVISTA DA ARMADA | 539
THE BOSTON TEAPOT TROPHY
m 1964, a companhia Brooke Bond Tea ao prémio. Destacam-se os veleiros da mari-
Esolicitou ao Boston Fine Arts Museum nha espanhola Juan Sebastian de Elcano e
autorização para produzir uma cópia de da marinha argentina Libertad com nove
um famoso bule de chá de prata utili- vitórias cada e a barca norueguesa Stat-
zado no denominado The Tea Party, sraad Lehmkuhl, pertencente a funda-
ato de abjuração que prenunciou ção com o mesmo nome, com oito
a Guerra da Independência Ame- vitórias nos últimos onze anos! Fica
ricana. O epíteto dado pelo presi- a curiosidade de apenas o Japão
dente John Adams, segundo presi- ter conquistado o troféu com dois
dente dos EUA, a este movimento navios diferentes e o facto de
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de “ousado, desafiante, intrépido nenhum dos veleiros da “classe”
e inflexível”, ajustava-se na perfei- atualmente (e de forma quase
ção aos desígnios da Brooke Bond unânime) considerada mais veloz,
Tea, visto destinar-se a premiar uma não ter ainda inscrito o seu nome na
competição oceânica de vela. placa dos vencedores.
Nesse ano e depois do repetido A 21 de novembro de 2009, na confe-
sucesso dos encontros e regatas de gran- rência anual da Sail Training Internatio-
des veleiros iniciada em 1956 com a regata nal realizada em Istambul-Turquia, a Sagres
Torbay-Lisboa, realizou a primeira competição recebeu pela primeira e única vez até à atuali-
transatlântica especialmente dedicada a navios-es- dade, o Boston Teapot Trophy conquistado durante a
cola . No regresso à Europa e a pedido de um dos navios, que regata Tall Ships Atlantic Challenge 2009 . A contabilização das
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no caso, beneficiaria de ajuda financeira dos patrocinadores 124 horas e respetiva distância percorrida, ocorreu durante
apenas se estivesse em competição, foi criado o The Boston a tirada Halifax (Canada)-Belfast (Irlanda do Norte) entre as
Teapot Trophy entregue pela Brooke Bond Tea à guarnição do 20h00 de dia 31 de julho e as 24h00 de dia 5 de agosto ocasião
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yawl Corsaro II da Marinha italiana. em que o navio percorreu 1230 milhas a uma velocidade média
Embora inicialmente o período a considerar para obtenção do de quase 10 nós. Neste período, embora de direção favorável,
troféu tivesse sido definido como as melhores 24 horas medidas registaram-se ventos de 40 nós e ondulação até 8 metros.
entre dois pontos ao meio-dia consecutivos, ainda durante a pri- Para além do papel decisivo das indiscutíveis características
meira travessia foi determinado que o navio vencedor, em cada marinheiras e vélicas dos navios vencedores, competência das
ano, será o que percorrer em 124 horas (5 dias mais 4 horas) respetivas guarnições e a sempre necessária sorte, é indiscu-
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consecutivas maior número de milhas à vela , sendo a distância tível que a maior dificuldade a ultrapassar para participar e
medida entre dois pontos com um máximo de dois pontos inter- vencer este Troféu é garantir a possibilidade de efetuar uma
médios. A Sail Training International, entidade que atualmente tirada não condicionada em demasia pelo dia e hora da che-
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atribui o troféu , determinou igualmente que pelo menos 50% gada a um determinado porto e a consequente necessidade de
da guarnição deve ter entre os 19 e os 25 anos de idade. Em utilizar rotas mais “retilíneas”, naturalmente mais adequadas
cada ano é atribuído o prémio ao
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navio que realizar a maior distância Statsraad Lehmkuhl
nas condições atrás indicadas, entre
1 de outubro do ano anterior e 30
de setembro do ano a que se refere
o mesmo. As candidaturas têm que
ser entregues até dia 31 de outubro
e, não existindo qualquer juiz a bordo,
nem forma de verificar os dados
enviados pelo navio, estes são recebi-
dos com base na confiança da organi-
zação de fazer fé na honra do Coman-
dante do navio que os submete. O
vencedor deve devolver o The Boston
Teapot Trophy a tempo da entrega do
troféu no ano seguinte, ficando o seu
nome gravado numa placa existente
na caixa de madeira onde o mesmo é
guardado.
As cinquenta e cinco edições do
troféu tiveram catorze navios vito-
riosos, sendo que por seis ocasiões
não houve vencedor por não ter
sido entregue nenhuma candidatura
12 ABRIL 2019