Page 13 - Revista da Armada
P. 13

REVISTA DA ARMADA | 539









                                                   VENCEDORES DO TROFÉU
                                           DISTÂNCIA  VELOCIDADE                              DISTÂNCIA  VELOCIDADE
           ANO       NAVIO         PAÍS                         ANO       NAVIO         PAÍS
                                            (milhas)  MÉDIA (nós)                              (milhas)  MÉDIA (nós)
           1964      Corsaro II    Itália    1121       9.04   1992       Libertad    Argentina  1041    8.40
           1965     Gorch Fock   Alemanha    1079       8.70   1993     Nippon Maru    Japão    1201     9.70
           1966      Libertad    Argentina   1335       10.77  1994      Kaiwo Maru    Japão    1312     10.58
           1967     Gorch Fock   Alemanha    1040       8.39   1995      Kaiwo Maru    Japão    1394     11.20
           1968     Gorch Fock   Alemanha    977        7.88   1996         -
           1969     Gorch Fock   Alemanha    1191       9.60   1997  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  1126  9.10
           1970       Gloria     Colômbia    1058       8.53   1998       Libertad    Argentina  1158    9.34
           1971     Esmeralda      Chile     1026       8.27   1999  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  1088  8.68
           1972       Eagle        EUA       1100       8.87   2000       Libertad    Argentina  1218    9.82
           1973       Eagle        EUA       1019       8.22   2001  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  1184  9.55
           1974  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  952  7.68  2002     Cuauhtemoc     México   1343     10.83
           1975        -                                       2003     Cuauhtemoc     México   1064      8.6
           1976      Libertad    Argentina   1248       10.06  2004  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  765  6.2
           1977        -                                       2005  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  956  7.7
           1978        -                                       2006  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  1028  8.3
           1979  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  1029  8.30  2007      Libertad    Argentina  1033     8.3
           1980        -                                       2008   Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1116   9.0
           1981      Libertad    Argentina   1115       8.99   2009       Sagres       Portugal  1230    9.92
           1982   Cisne Branco (1974)  Brasil  1101     8.88   2010   Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1443  11.64
           1983     Gorch Fock   Alemanha    1098       8.85   2011   Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1216  9.81
           1984        -                                       2012   Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1266  10.21
           1985      Libertad    Argentina   684        5.52   2013     Cuauhtemoc     México   1189     9.59
           1986    Nippon Maru    Japão      955        7.70   2014   Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1436  11.58
           1987      Libertad    Argentina   1174       9.47    2015  Juan Sebastian de Elcano  Espanha  919  7.41
           1988    Dar Mlodziezy  Polónia    1241       10.00   2016  Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1263  10.19
           1989    Nippon Maru    Japão      1134       9.15    2017  Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1548  12.49
           1990     Kaiwo Maru    Japão      1350       10.81   2018  Statsraad Lehmkuhl  Noruega  1254  10.11
           1991     Kaiwo Maru    Japão      1244       10.03

          a navios de propulsão mecânica e dificilmente atingíveis (pelo   seguido oito vitórias nas onze últimas edições do The Boston
          menos em tempo) por navios navegando exclusivamente à vela.   Teapot Trophy.
          Poderá, assim, explicar-se o facto de um navio que opera quase                                      
          sempre de e para o mesmo porto, no caso Bergen, tenha con-              Colaboração do COMANDO DO NRP SAGRES

   CFR Proença Mendes, Comandante da Sagres, recebendo o Boston Teapot Trophy em 2009.
                                                               Notas
                                                               1   Os eventos Tall Ships Race de 1956, 58, 60 e 62 decorreram apenas em águas euro-
                                                               peias, tendo em 1964 sido organizada a primeira regata transatlântica que uniu Ply-
                                                               mouth, Lisboa, Bermudas, Nova Iorque e Boston. Apenas o percurso Lisboa-Bermudas
                                                               foi feito em competição.
                                                               2   O Corsaro II, na altura comandado pelo Capitão-tenente Agustino Straulino (meda-
                                                               lha de ouro nos jogos olímpicos de 1952 na classe Star), que ainda se encontra ao
                                                               serviço da academia Naval de Livorno como navio-escola, assim como o seu navio
                                                               gémeo Stella Polare, foram ambos desenhados por Sparkman & Stephens e construí-
                                                               dos em Génova, Itália.
                                                               3  Pode ser utilizado motor nesse período, mas a distância percorrida e o tempo de
                                                               navegação a motor não podem ser contabilizados.
                                                               4  Pela ortodromia.
                                                               5  O Troféu é entregue na gala anual da Sail Training International, que se realiza no
                                                               último trimestre de cada ano em local a definir.
                                                               6  São considerandos elegíveis os navios com um comprimento mínimo de trinta pés
                                                               (9,14 metros) medidos na linha de água.
                                                               7  Na realidade, os dois navios japonenses vencedores são as barcas de quatro mas-
                                                               tros Nippon Maru e Kaiwo Maru que foram construídos no Japão, respetivamente em
                                                               1984 e 1989, a partir do mesmo projeto.
                                                               8  Desta “classe” de navios, construídos a partir do mesmo plano dos estaleiros Damen
                                                               (Holanda) e que tenta reproduzir as linhas dos antigos clippers das corridas do chá do
                                                               século XIX, constam os veleiros Stad Amsterdam (2000, Holanda), Cisne Branco (2000,
                                                               Marinha Brasileira), Shabab Oman II (2014, Marinha do Sultanato de Oman) e o muito
                                                               recente (2018) e primeiro de cinco navios gémeos a construir para a Marinha da China
                                                               (PLA Navy), o Polang.
                                                               9  Notícia publicada na Revista da Armada, edição de janeiro de 2010.



                                                                                                     ABRIL 2019  13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18