Page 18 - Revista da Armada
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NRP BARTOLOMEU DIAS


         EFETUA O MIDLIFE UPGRADE NA HOLANDA




             NRP  Bartolomeu Dias iniciou o programa de modernização   Neste enquadramento, o navio iniciou um exigente programa
         O  (designado por MidLife Upgrade – MLU) em maio de 2018, no   ainda na Base Naval de Lisboa, com uma fase de preparaƟ vos
         estaleiro da Marinha Holandesa, localizado na Base Naval de Den   onde decorreu a desmontagem de diversos sistemas de bordo que
         Helder. Este programa tem como objeƟ vo estender a vida úƟ l dos   serão subsƟ tuídos ou modernizados, tais como, sistema de gestão
         navios até 2035, reduzindo a sua obsolescência técnica e logísƟ ca,   de combate, sistema integrado de comunicações, sonar passivo
         bem como proceder à atualização e edifi cação de capacidades de   rebocado e sistema de guerra eletrónica.
         atuação e resposta de forma a cumprir com os requisitos operacio-  Na Base Naval de Den Helder (sob a égide do Royal Netherlands
         nais da Marinha, bem como com os decorrentes das exigências para   Navy Directorate of Material Sustainment – DMI, do Ministério
         com as organizações das quais Portugal é membro – podendo assim   da Defesa da Holanda), iniciaram-se os trabalhos de desmonta-
         ser empenhado num leque abrangente de missões combatentes e   gem e desembarque de sensores, armas e outros equipamentos
         não combatentes, no âmbito estratégico nacional e internacional, no   que serão objeto de manutenção aprofundada, bem como da sua
         emprego conjunto e combinado e, sucessivamente, garanƟ r através   cablagem de interligação e alimentação (foram reƟ rados de bordo
         da sua fl exibilidade, versaƟ lidade e resiliência, e também fi abilidade   cerca de 35 km de cablagem, correspondentes a aproximadamente
         acrescida, o empenhamento operacional nos diversos compromis-  1700 cabos) a serem posteriormente subsƟ tuídos, e a docagem,
         sos assumidos por Portugal –, casos da NATO e da União Europeia.  esta úlƟ ma para efetuar a instalação do novo mastro (onde serão
           Para a concreƟ zação do MLU foi assinado um acordo, designado   instalados os novos sistemas de eletro-óƟ cos e de guerra eletró-
         por  Working Arrangement for M-Frigates Upkeep Project  (WA   nica) e a benefi ciação dos pontos das obras vivas que não foram
         Upkeep), entre o Ministro da Defesa do Reino dos Países Baixos, o   tratados na úlƟ ma docagem.
         Ministro da Defesa da Bélgica e o Ministro da Defesa de Portugal,   Terminada esta fase do MLU, o navio foi rebocado, enquanto pla-
         numa perspeƟ va de beneİ cio de efeito de escala e parƟ lha de cus-  taforma desaƟ vada, e por isso com a designação de “cold move”,
         tos idênƟ cos (a Bélgica e a Holanda têm a decorrer um programa de   no passado mês de fevereiro, para um estaleiro localizado no sul
         modernização similar ao Português) efetuado ao abrigo do defi nido   da Holanda, na cidade de Vlissingen (mais exatamente o DAMEN
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         no  memorandum de entendimento entre os Países que operam   Shiprepair & Conversion ). Neste estaleiro encontram-se a decor-
         estes meios (M-class Frigate Users – MFG MoU), e que se tem pau-  rer um conjunto de trabalhos no âmbito da manutenção e repara-
         tado como um caso de sucesso internacional de uma organização   ção dos sistemas da plataforma (estruturas, propulsão, distribui-
         cooperaƟ va mulƟ nacional de Pooling & Sharing, com vertentes de   ção de energia, sistemas auxiliares e de governo), tratamento e
         abrangência que não detém par em organizações similares. Neste   pintura das estruturas interiores e exteriores, lançamento e conec-
         caso, salienta-se um programa de modernização, extenso e com-  torização de toda a cablagem necessária à integração dos diversos
         plexo, cujo desenvolvimento, gestão e parƟ cipação mulƟ nacional   sistemas (serão passados cerca de 2200 cabos novos, com uma
         assegura a sua racionalidade económica e técnica, bem como o sub-  extensão total de 42,4 km) e a preparação dos espaços para a ins-
         sequente estabelecimento de uma estrutura de sustentabilidade   talação dos novos sistemas.
         para os navios, na sua confi guração pós-modernização.  Está previsto o navio voltar à Base Naval de Den Helder durante o
                                                              corrente mês de agosto, de forma a proceder à instalação, integra-
                                                              ção e testes de aceitação dos novos sistemas.
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           Desmontagem do anƟ go mastro do navio.
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