Page 18 - Revista da Armada
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NRP BARTOLOMEU DIAS
EFETUA O MIDLIFE UPGRADE NA HOLANDA
NRP Bartolomeu Dias iniciou o programa de modernização Neste enquadramento, o navio iniciou um exigente programa
O (designado por MidLife Upgrade – MLU) em maio de 2018, no ainda na Base Naval de Lisboa, com uma fase de preparaƟ vos
estaleiro da Marinha Holandesa, localizado na Base Naval de Den onde decorreu a desmontagem de diversos sistemas de bordo que
Helder. Este programa tem como objeƟ vo estender a vida úƟ l dos serão subsƟ tuídos ou modernizados, tais como, sistema de gestão
navios até 2035, reduzindo a sua obsolescência técnica e logísƟ ca, de combate, sistema integrado de comunicações, sonar passivo
bem como proceder à atualização e edifi cação de capacidades de rebocado e sistema de guerra eletrónica.
atuação e resposta de forma a cumprir com os requisitos operacio- Na Base Naval de Den Helder (sob a égide do Royal Netherlands
nais da Marinha, bem como com os decorrentes das exigências para Navy Directorate of Material Sustainment – DMI, do Ministério
com as organizações das quais Portugal é membro – podendo assim da Defesa da Holanda), iniciaram-se os trabalhos de desmonta-
ser empenhado num leque abrangente de missões combatentes e gem e desembarque de sensores, armas e outros equipamentos
não combatentes, no âmbito estratégico nacional e internacional, no que serão objeto de manutenção aprofundada, bem como da sua
emprego conjunto e combinado e, sucessivamente, garanƟ r através cablagem de interligação e alimentação (foram reƟ rados de bordo
da sua fl exibilidade, versaƟ lidade e resiliência, e também fi abilidade cerca de 35 km de cablagem, correspondentes a aproximadamente
acrescida, o empenhamento operacional nos diversos compromis- 1700 cabos) a serem posteriormente subsƟ tuídos, e a docagem,
sos assumidos por Portugal –, casos da NATO e da União Europeia. esta úlƟ ma para efetuar a instalação do novo mastro (onde serão
Para a concreƟ zação do MLU foi assinado um acordo, designado instalados os novos sistemas de eletro-óƟ cos e de guerra eletró-
por Working Arrangement for M-Frigates Upkeep Project (WA nica) e a benefi ciação dos pontos das obras vivas que não foram
Upkeep), entre o Ministro da Defesa do Reino dos Países Baixos, o tratados na úlƟ ma docagem.
Ministro da Defesa da Bélgica e o Ministro da Defesa de Portugal, Terminada esta fase do MLU, o navio foi rebocado, enquanto pla-
numa perspeƟ va de beneİ cio de efeito de escala e parƟ lha de cus- taforma desaƟ vada, e por isso com a designação de “cold move”,
tos idênƟ cos (a Bélgica e a Holanda têm a decorrer um programa de no passado mês de fevereiro, para um estaleiro localizado no sul
modernização similar ao Português) efetuado ao abrigo do defi nido da Holanda, na cidade de Vlissingen (mais exatamente o DAMEN
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no memorandum de entendimento entre os Países que operam Shiprepair & Conversion ). Neste estaleiro encontram-se a decor-
estes meios (M-class Frigate Users – MFG MoU), e que se tem pau- rer um conjunto de trabalhos no âmbito da manutenção e repara-
tado como um caso de sucesso internacional de uma organização ção dos sistemas da plataforma (estruturas, propulsão, distribui-
cooperaƟ va mulƟ nacional de Pooling & Sharing, com vertentes de ção de energia, sistemas auxiliares e de governo), tratamento e
abrangência que não detém par em organizações similares. Neste pintura das estruturas interiores e exteriores, lançamento e conec-
caso, salienta-se um programa de modernização, extenso e com- torização de toda a cablagem necessária à integração dos diversos
plexo, cujo desenvolvimento, gestão e parƟ cipação mulƟ nacional sistemas (serão passados cerca de 2200 cabos novos, com uma
assegura a sua racionalidade económica e técnica, bem como o sub- extensão total de 42,4 km) e a preparação dos espaços para a ins-
sequente estabelecimento de uma estrutura de sustentabilidade talação dos novos sistemas.
para os navios, na sua confi guração pós-modernização. Está previsto o navio voltar à Base Naval de Den Helder durante o
corrente mês de agosto, de forma a proceder à instalação, integra-
ção e testes de aceitação dos novos sistemas.
ConƟ nua na página 20
Desmontagem do anƟ go mastro do navio.
18 AGOSTO 2019