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REVISTA DA ARMADA | 550

              FRAGATA-MUSEU D. FERNANDO II E GLÓRIA

               O navio-museu D. Fernando encontra-se numa
              doca seca do anƟ go estaleiro de construção e
              reparação naval, a ex -Perry & Son, desde 26 de
              novembro de 2007. Integrado no Museu de Ma-
              rinha - Comissão Cultural de Marinha, está aber-
              to ao público desde 1 de março de 2008. Cons-
              truído em madeira, está assente na quilha e com
              um escoramento provisório, o que não ajuda ao
              equilíbrio da estrutura e à distribuição do peso
              por toda a superİ cie do casco. IdenƟ fi cam-se
              assim alguns problemas, designadamente a ne-
              cessidade de confi nar o casco e diminuir, na má-
              xima extensão possível, a tonelagem do navio.
               Terá, pois, que ser encontrada a forma de fi -
              nanciamento de soluções que diminuam o peso
              a bordo e permitam confi nar o casco. RelaƟ va-
              mente ao confi namento do casco, urge elaborar
              estudo especializado; já relaƟ vamente à dimi-
              nuição de peso, existem estudos para a subsƟ tuição da mastrea-  Barracuda, uma rede
              ção (53 t), por uma réplica em material compósito. As embar-  estruturada de dados
              cações miúdas (12 t) e as peças de arƟ lharia (68 t) poderão ser   (Intranet e Internet),
              subsƟ tuídas por outras, também em material compósito. Foram,   uma rede de CCTV com
              entretanto, reƟ rados do navio 14 peças de arƟ lharia, a lancha e   20 camaras, um sistema
              os mastaréus nos três mastros, diminuindo assim o peso em ape-  de alarme anƟ -intru-
              trechos em cerca de 34 toneladas.                   são, subsƟ tuídos os ca-
               O número de visitantes ao navio-museu tem vindo a aumentar   bos da instalação elétri-
              – de cerca de 32.000 em 2017 para cerca de 41 000 em 2019. A   ca, redimensionados quatro quadros elétricos secundários e al-
              recente aprovação do plano requalifi cação da área da Margueira,   terada a iluminação para lâmpadas LED. Outros melhoramentos
              espaço onde se encontra a Fragata, por parte do município de   incluem a elaboração e implementação de um plano segurança,
              Almada deverá melhorar bastante a envolvente externa e pos-  cerƟ fi cado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, a revisão
              sibilitar o aumento do número de visitantes no futuro próximo.   e alteração do escoramento e a instalação de bombas adicionais,
               A Fragata necessita de uma manutenção constante, permanen-  que vieram aumentar a capacidade de esgoto das duas docas
              te e intensa, com principal enfoque no calafeto do convés e na   secas e melhorar assim a segurança İ sica do polo museológico.
              subsƟ tuição de madeiras que, um pouco por todo o navio, este-  Foram também objeto de  upgrade a museologia exposta e as
              jam apodrecidas ou fragilizadas. Desde 2017 que, por difi culdade   condições de habitabilidade para o pessoal no interior do navio
              de contratação de serviços de calafetagem e de carpintaria de   e nas instalações anexas. Com recurso a uma equipa de mergu-
              machado, se optou por reaƟ var as ofi cinas existentes na infraes-  lhadores, foi efetuada a limpeza e a subsƟ tuição dos zincos da
              trutura anexa à Fragata, aproveitando a maquinaria instalada e   porta batel da doca seca e, também, a medição da espessura da
              adquirindo outra em falta. A lotação foi também reforçada em   respeƟ va chapa metálica.
              dois operários civis – um calafate e um carpinteiro – ao abrigo do   A Fragata, apesar de tudo, conƟ nua a ser um símbolo impor-
              plano de mobilidade interna da Função Pública. Tal tem permiƟ -  tante da relação nacional com o mar, um belo museu para regalo
              do recuperar as obras mortas e o interior do navio.  de todos e, principalmente, para a formação histórica dos mais
               Nestes úlƟ mos três anos foram ainda instalados no navio e no   jovens, pelo que aguarda a sua visita.
              perímetro museológico que engloba a Fragata e o Submarino


              INTERNATIONAL NAVAL CONTEST

                          O InternaƟ onal Naval Contest é um concurso organizado anualmente por
                         uma das estações de Radioamadores de 13 Marinhas europeias.
                          Portugal, através do Núcleo de Radioamadores de Armada (NRA) organizou
                         a edição de 2018 a que se seguiu a Alemanha com a estação DLOMF.
                          O Concurso de 2019 teve início às 16h00 do passado dia 14 de dezembro. O
              NRA parƟ cipou com três estações: a CS5NRA instalada na nossa Sede; a CS5DFG a bordo da
              fragata D. Fernando II e Glória e a CS5SUB atribuída ao submarino Barracuda.
               Durante as 24 horas do evento foram estabelecidos contactos, em grafi a, com 222 estações,
              facto que permiƟ u divulgar, além-fronteiras, o NRA e o nosso rico património histórico-naval.
               Uma palavra de reconhecido agradecimento ao Comando da fragata D. Fernando, extensi-
              vo à sua guarnição, pelas facilidades concedidas.

                                                                             José Costa
                                                                    CT4GN ex MAR C 137072


              26   ABRIL 2020
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