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REVISTA DA ARMADA | 550
FRAGATA-MUSEU D. FERNANDO II E GLÓRIA
O navio-museu D. Fernando encontra-se numa
doca seca do anƟ go estaleiro de construção e
reparação naval, a ex -Perry & Son, desde 26 de
novembro de 2007. Integrado no Museu de Ma-
rinha - Comissão Cultural de Marinha, está aber-
to ao público desde 1 de março de 2008. Cons-
truído em madeira, está assente na quilha e com
um escoramento provisório, o que não ajuda ao
equilíbrio da estrutura e à distribuição do peso
por toda a superİ cie do casco. IdenƟ fi cam-se
assim alguns problemas, designadamente a ne-
cessidade de confi nar o casco e diminuir, na má-
xima extensão possível, a tonelagem do navio.
Terá, pois, que ser encontrada a forma de fi -
nanciamento de soluções que diminuam o peso
a bordo e permitam confi nar o casco. RelaƟ va-
mente ao confi namento do casco, urge elaborar
estudo especializado; já relaƟ vamente à dimi-
nuição de peso, existem estudos para a subsƟ tuição da mastrea- Barracuda, uma rede
ção (53 t), por uma réplica em material compósito. As embar- estruturada de dados
cações miúdas (12 t) e as peças de arƟ lharia (68 t) poderão ser (Intranet e Internet),
subsƟ tuídas por outras, também em material compósito. Foram, uma rede de CCTV com
entretanto, reƟ rados do navio 14 peças de arƟ lharia, a lancha e 20 camaras, um sistema
os mastaréus nos três mastros, diminuindo assim o peso em ape- de alarme anƟ -intru-
trechos em cerca de 34 toneladas. são, subsƟ tuídos os ca-
O número de visitantes ao navio-museu tem vindo a aumentar bos da instalação elétri-
– de cerca de 32.000 em 2017 para cerca de 41 000 em 2019. A ca, redimensionados quatro quadros elétricos secundários e al-
recente aprovação do plano requalifi cação da área da Margueira, terada a iluminação para lâmpadas LED. Outros melhoramentos
espaço onde se encontra a Fragata, por parte do município de incluem a elaboração e implementação de um plano segurança,
Almada deverá melhorar bastante a envolvente externa e pos- cerƟ fi cado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, a revisão
sibilitar o aumento do número de visitantes no futuro próximo. e alteração do escoramento e a instalação de bombas adicionais,
A Fragata necessita de uma manutenção constante, permanen- que vieram aumentar a capacidade de esgoto das duas docas
te e intensa, com principal enfoque no calafeto do convés e na secas e melhorar assim a segurança İ sica do polo museológico.
subsƟ tuição de madeiras que, um pouco por todo o navio, este- Foram também objeto de upgrade a museologia exposta e as
jam apodrecidas ou fragilizadas. Desde 2017 que, por difi culdade condições de habitabilidade para o pessoal no interior do navio
de contratação de serviços de calafetagem e de carpintaria de e nas instalações anexas. Com recurso a uma equipa de mergu-
machado, se optou por reaƟ var as ofi cinas existentes na infraes- lhadores, foi efetuada a limpeza e a subsƟ tuição dos zincos da
trutura anexa à Fragata, aproveitando a maquinaria instalada e porta batel da doca seca e, também, a medição da espessura da
adquirindo outra em falta. A lotação foi também reforçada em respeƟ va chapa metálica.
dois operários civis – um calafate e um carpinteiro – ao abrigo do A Fragata, apesar de tudo, conƟ nua a ser um símbolo impor-
plano de mobilidade interna da Função Pública. Tal tem permiƟ - tante da relação nacional com o mar, um belo museu para regalo
do recuperar as obras mortas e o interior do navio. de todos e, principalmente, para a formação histórica dos mais
Nestes úlƟ mos três anos foram ainda instalados no navio e no jovens, pelo que aguarda a sua visita.
perímetro museológico que engloba a Fragata e o Submarino
INTERNATIONAL NAVAL CONTEST
O InternaƟ onal Naval Contest é um concurso organizado anualmente por
uma das estações de Radioamadores de 13 Marinhas europeias.
Portugal, através do Núcleo de Radioamadores de Armada (NRA) organizou
a edição de 2018 a que se seguiu a Alemanha com a estação DLOMF.
O Concurso de 2019 teve início às 16h00 do passado dia 14 de dezembro. O
NRA parƟ cipou com três estações: a CS5NRA instalada na nossa Sede; a CS5DFG a bordo da
fragata D. Fernando II e Glória e a CS5SUB atribuída ao submarino Barracuda.
Durante as 24 horas do evento foram estabelecidos contactos, em grafi a, com 222 estações,
facto que permiƟ u divulgar, além-fronteiras, o NRA e o nosso rico património histórico-naval.
Uma palavra de reconhecido agradecimento ao Comando da fragata D. Fernando, extensi-
vo à sua guarnição, pelas facilidades concedidas.
José Costa
CT4GN ex MAR C 137072
26 ABRIL 2020