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REVISTA DA ARMADA | 552



































              Zonas LA e troncos de escadas
              LIMITAÇÃO DE AVARIAS                                incêndios, o que permite acompanhar à distância e em tempo
                                                                  real a evolução de um eventual sinistro.
               O navio encontra-se dividido em quatro Zonas LA que estão   Para apoio externo, para além do material portáƟ l, o navio está
              estruturadas de forma a que, em caso de sinistro, o isolamento   equipado com três canhões de água, dois a vante da Ponte e um a
              de uma possa ser feito sem que tal coloque em causa a sobre-  vante do Convés de Voo (este úlƟ mo também disponível para ser uƟ -
              vivência das demais, exisƟ ndo, para tal, redundância no que se   lizado no contexto da segurança das operações com o helicóptero),
              refere a alimentação elétrica, venƟ lação e demais circuitos de   que projetam um jato a cerca de 50 metros de distância (somente
              fl uidos e equipamentos essenciais.                  água ou espuma de combate a incêndios).
               Os troncos de escadas, existentes em cada uma das Zonas LA,   Sendo um navio de dimensões consideráveis para a guarnição de
              são isentos de carga térmica, estanques e servidos por uma ven-  que dispõe, foi feita uma grande aposta na automação e na quanƟ -
              Ɵ lação independente, por forma a que permitam o refúgio em   dade de material LA portáƟ l embarcado, sendo este um dos aspetos
              caso de sinistro e a deslocação entre pavimentos num espaço   diferenciadores dos navios desta classe.
              seguro, livre de fumos e de água proveniente de alagamentos.
               Com base nos critérios da InternaƟ onal MariƟ me OrganizaƟ on
              (IMO) e da Sociedade Classifi cadora, que acompanhou a cons-
              trução, foram considerados requisitos de resistência passiva
              contraincêndios, dotando as fronteiras dos comparƟ mentos,
              consoante a sua função e perigosidade, com material e forros
              resistentes ao fogo/temperatura.
               O sistema fi xo de deteção e alarme de incêndios abrange todos
              os comparƟ mentos do navio, possibilitando o alerta e conse-
              quente ação numa fase muito preliminar do desenrolar de um
              eventual sinistro de incêndio. Para o combate, na generalidade dos
              comparƟ mentos e junto aos equipamentos de maior risco, estão
              disponíveis sistemas fi xos automáƟ cos ou sob disparo à ordem. A
              estes meios junta-se a ação das brigadas de ação rápida e de incên-
              dios da guarnição dotadas de Equipamento de Proteção Individual
              (EPI) e de material portáƟ l. Em casos de maior gravidade poderão
              ser ainda uƟ lizados outros sistemas fi xos de atuação manual.
               No que se refere a alagamentos, existe um sistema  fi xo  de
              deteção e alarme, bem como sistemas fi xos de esgoto, dotados
              de muita redundância e operáveis remotamente. Tal como para
              incêndios, as brigadas de esgoto e de escoramentos da guarni-
              ção complementam os meios fi xos, dispondo de EPI e de material
              portáƟ l para o efeito.
               O Closed-Circuit Television (CCTV), associado ao SIGP, permite
              monitorizar visualmente os espaços de máquinas que normal-
              mente se encontram desguarnecidos. É possível ligar a este
              sistema a câmara de imagem térmica, uƟ lizada no combate a   Sistemas LA


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