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REVISTA DA ARMADA | 552
Aspetos ambientais considerados e sistemas de tratamento instalados
ASPETOS AMBIENTAIS Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), na
Terra Nova sob a égide da Northwest AtlanƟ c Fisheries OrganizaƟ on
No que concerne aos aspetos ambientais, os navios foram proje- (NAFO), a fomentar a segurança maríƟ ma no Golfo da Guiné no
tados e equipados para cumprirem com os requisitos da Conven- contexto das missões Mar Aberto, em colaboração interagência no
ção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MAR- combate ao narcotráfi co, onde se salienta o recente apresamento
POL 73/78), incluindo as alterações que tenham entrado em vigor de uma embarcação 150 milhas a sul de Cabo Verde, entre muitas
até à data de assinatura do contrato de construção. No que releva, outras missões executadas nas áreas de jurisdição ou de respon-
estão em causa o Anexo I, referente à poluição por hidrocarbonetos, sabilidade direta de Portugal. Ao longo dos anos têm provado ser
o Anexo IV, relaƟ vo ao tratamento de águas residuais, o Anexo V, uma plataforma com excelentes qualidades náuƟ cas, resistência,
que aborda o tratamento de resíduos sólidos, e o Anexo VI alusivo conforto, fl exibilidade de emprego e baixos custos de operação.
às emissões gasosas. Os NPO estão equipados, por navio, com um Sendo possível explorar todas as suas capacidades com um número
separador de águas oleosas, uma Estação de Tratamento de Águas reduzido de elementos da guarnição, são navios que vão de encon-
Residuais (ETAR) e diversos equipamentos para triturar ou compactar tro ao atual constrangimento de diminuição de recursos humanos
resíduos sólidos orgânicos e não orgânicos. na Marinha.
Houve ainda outras preocupações ambientais patentes no projeto, Os NPO vieram e vêm subsƟ tuir um conjunto de navios já abaƟ dos
como é o caso da uƟ lização da água de refrigeração dos motores die- (corvetas e patrulhas) e estando a aproximar-se o fi m de vida úƟ l dos
sel principais para aquecimento de água quente potável e da água que ainda estão ao serviço, torna-se premente aumentar o número
quente para o ar condicionado, situação que permite que a caldeiri- de novos meios de forma a ser possível disponibilizar navios oceâni-
nha se encontre parada quando estes motores propulsores se encon- cos que permitam guarnecer o disposiƟ vo naval padrão e cumprir os
tram em funcionamento. compromissos nacionais e internacionais do país. Tendo sido atuali-
Com base nas caracterísƟ cas e valências acima referidas e com a zados os requisitos operacionais e técnicos da 3ª geração (NPO3S),
implementação de normas internas e boas práƟ cas ambientais, e encontrando-se aprovado o fi nanciamento para a construção de
o NRP Viana do Castelo concorreu ao prémio Defesa Nacional e novas plataformas, espera-se que o respeƟ vo programa possa ter iní-
Ambiente 2014, tendo recebido uma menção honrosa e tendo-lhe cio num futuro próximo.
sido atribuído um prémio suplementar, conforme noƟ ciado na edi-
ção de agosto de 2016 da Revista da Armada. Colaboração da EQUIPA DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO
DOS NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS
COMENTÁRIOS FINAIS
Os NPO são o resultado de um projeto idealizado por portugue- Notas
ses, construídos num estaleiro português e operados pela Marinha 1 Para a 1.ª parte deste arƟ go ver Revista da Armada N.º 551 (MAIO 2020) pp. 17 a 20
para servir Portugal e os Portugueses. Desde 2011 os NPO já efe- 2 Dados de aƟ vidade disponibilizados pelo Comando Naval
tuaram 3.462 dias de missão, 30.639 horas de navegação e per- 3 A ơ tulo de comparação, o perímetro da Terra no equador são 360x60 = 21.600 milhas
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correram 363.948 milhas, em missões tão diversas como o apoio à
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