Page 17 - Revista da Armada
P. 17

REVISTA DA ARMADA | 554


              A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA DO


              ISTMO DE KRA



              DUELO ENTRE UM ESTREITO E UM ISTMO


                                                 “… ministers come and go, even dictators die, but mountain ranges stand unperturbed”
                                                                                                         Nicholas Spykman

                 ideia da construção de um canal, na zona de Kra, tem   IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO ESTREITO
              A  estado sempre na mente das principais potências navais,   DE MALACA
              uma vez que permitiria ultrapassar o perigoso chokepoint  de
                                                             1
              Malaca e poupar, pelo menos, 648 milhas náuticas (NM) (1200   O estreito de Malaca é um dos principais pontos de estrangula-
              km) de navegação entre os Oceanos Índico e Pacífico.  mento mundiais, sendo aí relaƟvamente fácil, com recurso à força

               No século XIX a Inglaterra chegou a negociar com o Rei do   se necessário, impedir ou restringir severamente a passagem de
              Sião, Rama I, a escavação de um canal ligando Ranog a Lung   trânsito maríƟmo a adversários ou inimigos. O controlo militar de

              Suan. O projeto, excessivamente ambicioso, foi abandonado.   um estreito mede-se pela capacidade de o fechar, interditando
              Mais tarde, os franceses avançaram com uma proposta simi-  o tráfego maríƟmo e lançando o caos na economia dos países a


              lar apresentada ao Rei Rama II, que a rejeitou. Ainda nesse   quem o trânsito fica, doravante, interdito ou limitado.
              século, ingleses e franceses renovaram as suas pretensões   A profundidade média do estreito de Malaca, ao longo dos seus
              junto de Rama V, mas sem sucesso.                   quase 460 NM de extensão, é de cerca de 25 metros. O estreito
               Nos últimos anos tem sido a República Popular da China   tem a forma de funil na direção NW-SE, i.e., passa de uma lar-
              (RPC) a fomentar, junto das autoridades tailandesas, a ideia   gura de cerca de 27 NM a um mínimo de apenas 20,5 NM. Esta
              da construção do canal, oferecendo auxílio técnico e finan-  estreita e alongada faixa maríƟ ma fi ca encravada entre a penín-
              ciamento. Percebe-se este interesse se considerarmos que o   sula malaia, a norte, e a ilha de Sumatra, a sul.
              estreito de Malaca é, essencialmente, controlado pelos Esta-  Ao longo do estreito existem numerosas ilhas. No extremo sul,
              dos Unidos da América (EUA) e seus aliados e que por aí tran-  fechando o estreito, temos a norte um conjunto de 63 ilhas sepa-
              sita, fundamentalmente, o petróleo que é a energia vital da   radas da península malaia pelo estreito de Johor (existem já duas
              economia chinesa, já que, sem ele, se veria significativamente   pontes a ligar a ilha principal à península) e a sul as ilhas Riau; a lar-
              paralisada e mergulhada em grandes dificuldades internas e   gura do estreito é, aí, na zona de Singapura, de apenas 8,6 NM. Esse
              externas.                                           é, pois, o ponto especialmente propício para negar a passagem a

                                                                                                                   DR





































               Rotas das importações de hidrocarbonetos pela RPC.



                                                                                                        AGOSTO 2020  17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22