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REVISTA DA ARMADA | 560
Devido ao contexto atual de pandemia, no ano leƟ vo de ter leƟ vo, formaƟ vo, de invesƟ gação e inovação; podem ainda
2019/2020 as mobilidades foram interrompidas no segundo visar a elaboração do conteúdo de unidades curriculares ou a
semestre, forçando o regresso antecipado a Portugal, a meio do elaboração e planeamento do Semestre Internacional Naval, diri-
semestre, dos dois cadetes que se encontravam em Brest. Ainda gido aos docentes e invesƟ gadores.
assim, a EN recebeu, durante o primeiro semestre do ano leƟ vo Inicialmente apenas era contemplada anualmente uma mobili-
de 2020/2021, o cadete Romain Galas da Marinha f rancesa. As dade deste Ɵ po; porém nos úlƟ mos dois anos tem havido fi nan-
aƟ vidades de seleção dos cadetes da EN para mobilidade e a res- ciamento ERASMUS para mais de uma mobilidade.
peƟ va preparação foram suspensas no ano leƟ vo em curso. Neste âmbito ocorreram já, na École Navale: modalidades de
staff training, com o objeƟ vo de melhorar a qualidade e apoio
MOBILIDADE DE DOCENTES aos alunos em mobilidade, discuƟ ndo conteúdos académicos; e
E INVESTIGADORES (STAFF) a apresentação de palestras de História. UlƟ ma-se a viabilização,
numa segunda fase da: realização de teses de mestrado através
Os programas de mobilidade proporcionam outras oportunida- de intercâmbio e em coordenação com os dois centros de inves-
des, tais como a parƟ cipação numa variedade de ações de cará- Ɵ gação envolvidos, o IRENAV e o Centro de InvesƟ gação Naval
(CINAV) da Marinha; e a potencial permuta de docentes.
TESTEMUNHOS DE CADETES QUE FREQUENTARAM
O 2 º SEMESTRE NA ÉCOLE NAVALE NOTAS FINAIS SOBRE O PROGRAMA ERASMUS
CompromeƟ da com uma formação abrangente dos ofi ciais da
«O primeiro desafi o com que nos deparámos foi a barreira da
língua estrangeira. No entanto conseguimos superar este obstá- Marinha, a EN sublinha a importância de ser oferecida, aos seus
culo com esforço e dedicação, sobretudo com o apoio dos cama- docentes e alunos, a possibilidade de conhecerem realidades de
radas franceses. O facto de estarmos num outro país cria-nos a outras Marinhas e de parceiros internacionais.
necessidade de aprender, pelo que os progressos são maiores». Nesse trilho, o programa de intercâmbio ERASMUS representa
uma oportunidade de aprendizagem e de parƟ lha de conheci-
«Após um semestre na École Navale, o balanço que fazemos é mentos, cimentando, nos cadetes e staff , portugueses e estran-
posi vo a vários níveis, sejam eles pessoal, cultural ou acadé- geiros, sólidas bases de aprendizagem, numa perspeƟ va de
mico. Neste período fi cámos a conhecer o modo como funciona mútuo interesse e valorização.
a École Navale, a sua história e tradições, e também as pes- Para além do intercâmbio com Annapolis e Brest, a EN estabe-
soas que a cons tuem, sejam elas ofi ciais, sargentos ou praças. leceu também recentemente protocolos ERASMUS com a Akade-
Focando neste úl mo tópico (as relações pessoais), só temos mia Marynarki Wojennej (Escola Naval polaca), a Szkoła Główna
a ganhar, pois levamos connosco amizades que nunca iriam Handlowa – Warsaw School of Economics na Polónia e a Ordu
acontecer, não fosse esta experiência. O intercâmbio de cadetes Üniversitesi na Turquia, prevendo programas de mobilidade de
possibilita um desenvolvimento bilateral em que todos fi camos alunos e de staff (que podem ser não-recíprocas).
a ganhar, pois há uma troca de conhecimentos que fomentam o
crescimento de ambas as Escolas. Este desenvolvimento baseia- A EN está num rumo estável de internacionalização, conso-
-se nas diferenças entre cada ins tuição podendo recolher o que lidando o seu papel como estabelecimento de ensino superior
há de melhor em cada uma deixando para trás aquilo que têm de referência, parceira indispensável no ensino, na invesƟ gação,
de pior. Gostaríamos de agradecer à Escola Naval pela oportu- no desenvolvimento e na inovação em áreas relacionadas com
nidade proporcionada. Que estes intercâmbios não se percam, o mar.
pois são uma mais valia para todos».
Colaboração da ESCOLA NAVAL
DR
École Navale na “Rade” de Brest.
MARÇO 2021 25