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REVISTA DA ARMADA | 561

                                Dimensão jurídica                 na Figura 1 e a proposta genérica de mecanismo que consta no
                              Destaques               % RESPOSTAS  Quadro 2.
               A responsabilidade de “acompanhar e cuidar” da CM é   28,2%
               do Ministro da Defesa Nacional (MDN)               CONCLUSÕES
               A responsabilidade de “acompanhar e cuidar” da CM é   27,5%
               dos chefes militares                                 A CM é uma realidade social e juridicamente relevante que con-
                                                                  sagra a parƟ cular circunstância dos militares das FFAA ao colocá-
               Ninguém tem a responsabilidade de “acompanhar e   11%  -los, exclusivamente, ao serviço da República e da comunidade
               cuidar” da CM
                                                                  nacional, pela qual, nos termos da ConsƟ tuição  e da Lei, lhes
                                                                                                        11
               Em Portugal também deveria exisƟ r um órgão que moni-  86%  são impostas restrições e deveres (que caracterizam essa condi-
               torize em exclusivo a CM                           ção), assim como benefi ciam dos direitos que lhe são inerentes.
                                Dimensão funcional                  Espanha, França e Reino Unido já monitorizam a CM de forma
                              Destaques               % RESPOSTAS  independente e ao mais alto nível insƟ tucional do Estado, através
               Tem uma autoesƟ ma “muito má” ou “má” em ser militar   29%  de um órgão criado exclusivamente para o efeito.
               Sem prejuízo do Suplemento de Condição Militar       Da análise do quesƟ onário supra mencionado, constata-se que,
               (SCM), as horas de trabalho deverão ser contabilizadas   61%  no nosso país existe uma grande divergência de perceções rela-
               e remuneradas quando ultrapassarem um determina-   Ɵ vamente aos aspetos mais importantes que enformam a CM, o
               do valor                                           que vem reforçar a necessidade de se criar um mecanismo insƟ -
               “Concorda totalmente” ou “concorda” que os valores   tucional de monitorização exclusiva da CM.
               e éƟ ca dos militares estão cada vez mais próximos dos   53%  Na sequência do estudo de opinião, uma elite – 11 altos respon-
               demais cidadãos                                    sáveis e personalidades de renome da elite políƟ ca e militar da
                             Dimensão socioprofi ssional           DN – optou maioritariamente pela criação de um “Observatório”
                              Destaques               % RESPOSTAS  que monitorize em exclusivo a CM nas FFAA em Portugal, à seme-
                                                                  lhança do que ocorre nos três países suprarreferidos.
               Em termos de qualidade de vida, as duas principais
               prioridades são, respeƟ vamente, a “conciliação entre a   -  Esse Observatório de Condição Militar (OCM) deverá ser inde-
               vida militar e familiar” e “os incenƟ vos para a mobilida-  pendente (nomeadamente da AR, Governo e FFAA), estar no mais
               de geográfi ca e suplemento de residência”          alto patamar do Estado e ser consƟ tuído por um pequeno número
               A qualidade de saúde hospitalar providenciado pelo   de personalidades de elevado mérito e reconhecida idoneidade,
               Hospital das Forças Armadas (HFAR) é “muito pior” ou   67%  de acordo com o modelo e mecanismo monitorização que se pro-
               “pior” que a providenciada quando exisƟ am os hospi-  põem, respeƟ vamente, através da Figura 1 e do Quadro 2.
               tais dos ramos                                       Este estudo, focado na criação de um OCM, contou com um
               A imagem das FFAA em Portugal “piorou muito” ou   69%  relaƟ vamente reduzido universo de militares a quem foi subme-
               “piorou” nos úlƟ mos cinco anos                    Ɵ do o quesƟ onário. Um estudo mais abrangente poderá levar a
                                                                  diferentes correlações e dados estaơ sƟ cos relevantes quanto às
              Quadro 1
                                                                  perceções dos militares sobre a CM. Daí se recomendar o apro-
                                                                  fundamento do estudo, alargando-o a todos os militares das FFAA.
              PROPOSTA DE MECANISMO DE
              MONITORIZAÇÃO DA CM NAS FFAA

               Tendo por base a forma como a CM é monitorizada nas
              FFAA de Espanha, França e Reino Unido e as respostas ao
              inquérito por quesƟ onário, que além de evidenciarem
              eventuais áreas de atuação prioritárias e grande divergên-
              cia de perceções relaƟ vamente à CM, o que reforça a neces-
              sidade de criar um mecanismo insƟ tucional de monitoriza-
              ção exclusiva da CM, estabeleceu-se um esboço inicial de
              modelo de mecanismo que se procurou consolidar através
              da realização de um estudo de opinião (entrevistas) diri-
              gido a 11 altos responsáveis e personalidades de renome
              da elite políƟ ca e militar na área da DN, entre os quais um
              Deputado de renome, atuais Chefes Militares, Chefe da
              Casa Militar da PR, Ofi ciais-Generais, um presƟ giado Aca-
              démico, Associações Socio-militares, entre outros.
               A parƟ r da ponderação e análise críƟ ca de concordân-
              cias das respostas, foi possível concluir que, não obstante
              exisƟ rem diferenças de opinião entre as personalidades e
              altas enƟ dades pertencentes à elite políƟ ca e militar da
              DN que parƟ ciparam neste estudo de opinião, a grande
              maioria entende que, à semelhança das FFAA de Espa-
              nha, França e Reino Unido, deverá exisƟ r um órgão inde-
              pendente que, em nome do Estado, monitorize e avalie
              em exclusivo a CM.
               Na sequência do suprarreferido, elaborou-se o modelo
              de mecanismo de monitorização da CM que se apresenta   Figura 1 - Proposta de modelo de mecanismo de monitorização da Condição Militar


                                                                                                         ABRIL 2021  23
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