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REVISTA DA ARMADA | 563




















                                                                FAROL ILHÉU CHÃO

                                                                LFI (2) W 15S (LT 2S;EC 2S;LT 2S;EC 9S)
                                                                 Torre cilíndrica em betão, de cor branca, com 14 metros
           Estado do material após os temporais                 altura, encimada por lanterna vermelha, elevando-se a 112
                                                                metros acima do nível médio das águas do mar na parte
                                                                mais alta do Ilhéu Chão, parte das Ilhas Desertas do arqui-
                                                                pélago da Madeira.
                                                                 O farol entrou em funcionamento em 1 de agosto de 1959;
                                                                foi então equipado com uma lanterna dióptrica de 4.ª or-
                                                                dem,  utilizando  como  fonte  luminosa  a  incandescência  a
                                                                gás acetileno. Um conjunto de 10 garrafas de gás, em ram-
                                                                pa, estavam permanentemente ligadas ao coletor, garantin-
                                                                do assim uma certa autonomia.
                                                                 Contíguo à torre foi construído um edifício anexo que al-
                                                                bergava um guincho mecânico e um pau de carga (para o
                                                                içar, não só do material que foi necessário para as constru-
                                                                ções, mas também das garrafas até ao farol) e ainda uma
                                                                reserva  de  15  garrafas  de  gás.  Na  altura,  sempre  que  se
                                                                abastecia o farol com gás, era necessário contratar cerca de
                                                                10 homens para ajudarem no transporte, vereda íngreme
                                                                acima, geralmente de 25 garrafas carregadas de gás, e vere-
                                                                da abaixo outras tantas, mas vazias.
                                                                 Em 25 de Agosto de 1986 o gás foi substituído pela ener-
                                                                gia solar, com a montagem de quatro painéis solares M51,
                                                                um regulador “Arco Solar” de 30 Amperes e cinco baterias
                                                                “Tudor Solar E120”; a fonte de luz passou a ser à base de
                                                                lâmpadas de halogéneo 12V/50W. Na altura foi montado um
                                                                eclipsor Sírius, que foi substituído por um Elco 12 em janeiro
           Novo material após a conclusão da montagem           de 1990, data em que o farol passou também a dispor de um
                                                                conjunto de 4 baterias de reserva.
                                                                 Sob o ponto de vista luminoso, carateriza-se por dois re-
                                                                lâmpagos longos  de luz branca, visíveis num arco de 360º
                                                                             1

                                                                (sem obstruções) em períodos de 15 segundos: Lt 2s; Ec
                                                                2s, Lt 2s; Ec 9s. Ou seja, cada flash de luz é visível durante
                                                                2 segundos, sendo o intervalo entre flashes  de 2 e 9 se-
                                                                gundos respetivamente.
                                                                 Dada a altura do farol e a sua potência luminosa, tem um
                                                                alcance de 13 milhas náuticas (24Km).
                                                                 Além da erosão e do desgaste normal das estruturas e sis-
                                                                temas instalados num meio tão inóspito e desabrigado, os
                                                                temporais de meados de dezembro levaram à inoperacio-
                                                                nalidade do farol entre 17 de dezembro de 2020 e 5 março
                                                                de 2021.



                                                                                       Colaboração da DIREÇÃO DE FARÓIS

           Ravina por onde se processou o transporte, pelos faroleiros e pela guarnição   Notas
           NRP Douro, de todo o material, desde o local de desembarque até ao farol  1   Emissão luminosa igual ou superior a 2 segundos.



                                                                                                    JUNHO 2021  21
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