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A Marinha Racionaliza os Transportes
A Marinha Racionaliza os Transportes
INTRODUÇÃO
a sequência do despacho do ALM-
CEMA n.º 26/01 de 24 de Abril,
Narrancou em 20 de Junho o Sistema
Integrado de Transportes da Marinha (SIN-
TRA), tendo ainda nesse despacho sido
aprovadas as novas Carreiras Internas na área
do Alfeite (dias úteis) e as novas dotações de
viaturas administrativas, constituindo a altera-
ção n.º1 ao Anexo F das Normas Relativas a
Viaturas da Marinha (NRVM).
A Directiva de Política Naval em vigôr
define para a área dos transportes privativos
da Marinha a elaboração de um plano inte-
grado de transportes, tendo em conside-
ração o quadro orçamental existente, a sa-
tisfação das necessidades reais da Marinha
nesta área e a melhoria do transporte
terrestre e fluvial.
A definição da doutrina de transportes da Painel informativo das Redes de Transporte.
Marinha e as principais linhas de orientação
com vista à gestão integrada dos meios ter- a transferência de meios da BNL para a DT e de Novas Dotações de Viaturas Admi-
restres e fluviais foram originados nos estudos (de 1992 a 1994) e aprovadas as Normas nistrativas, resultando numa abordagem
e recomendações produzidas pelo Grupo de Relativas a Viaturas da Marinha (Despacho integrada (transporte terrestre/transporte
Trabalho para os Transportes (GTTRA) em ALM CEMA n.º18/94/16FEV.), culminando fluvial) aplicada a toda a Marinha e enfor-
1991, tendo em consequência sido efectuada com a reestruturação da Superintendência mando de princípios de redução e raciona-
dos Serviços do Material lização, pretendendo servir melhor com
(Decreto-Regulamentar menos meios.
n.23/94 de 01 de Setem- Na elaboração dos projectos foram
bro), compreendendo a definidos os seguintes objectivos e prin-
Direcção de Transportes cípios, que se resumem:
com a actual estrutura or-
gânica e competências. OBJECTIVOS
DESENVOLVIMENTO • Redução racionalizada das carreiras
terrestres, através da integração dos
DOS PROJECTOS diversos dispositivos existentes na
Grande Lisboa;
Desde Agosto de 1998 • Redução dos quantitativos da frota
a Direcção de Trans- automóvel;
portes desenvolveu estu- • Redução das actuais necessidades de
dos e procedeu à análise recompletamento da frota;
e ao levantamento exau- • Redução da verba necessária para re-
stivo das existências e novação anual da frota;
necessidades em trans- • Redução da verba necessária para
portes de todas as Uni- manutenção anual do 3.º escalão de
dades e Organismos da viaturas;
Marinha, incluindo os • Redução das necessidades em condu-
pequenos Organismos tores e também em pessoal que exerce
com dotações aprovadas, funções relativas à utilização e ma-
tendo sido realizadas nutenção de viaturas;
algumas acções inspec- • Redução de carreiras fluviais;
tivas e visitas de trabalho • Redução das necessidades em UAM
que permitiram a análise colectivas de passageiros;
conjunta com os Co- • Melhor aproveitamento de transportes;
mandos e Serviços das • Maior equidade na utilização das car-
Unidades envolvidas, reiras;
estudos esses que le- • Maior uniformização dos horários das
varam à produção dos carreiras e seu melhor ajustamento ao
projectos do Sistema horário genéricamente estabelecido
Rede de Transportes Terrestres e Fluviais (AM). Integrado de Transportes para a Marinha.
12 NOVEMBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA