Page 338 - Revista da Armada
P. 338

A Marinha Racionaliza os Transportes
          A Marinha Racionaliza os Transportes





         INTRODUÇÃO

              a sequência do despacho do ALM-
              CEMA n.º 26/01 de 24 de Abril,
        Narrancou em 20 de Junho o Sistema
         Integrado de Transportes da Marinha (SIN-
         TRA), tendo ainda nesse despacho sido
         aprovadas as novas Carreiras Internas na área
         do Alfeite (dias úteis) e as novas dotações de
         viaturas administrativas, constituindo a altera-
         ção n.º1 ao Anexo F das Normas Relativas a
         Viaturas da Marinha (NRVM).
           A Directiva de Política Naval em vigôr
         define para a área dos transportes privativos
         da Marinha a elaboração de um plano inte-
         grado de transportes, tendo em conside-
         ração o quadro orçamental existente, a sa-
         tisfação das necessidades reais da Marinha
         nesta área e a melhoria do transporte
         terrestre e fluvial.
           A definição da doutrina de transportes da  Painel informativo das Redes de Transporte.
         Marinha e as principais linhas de orientação
         com vista à gestão integrada dos meios ter-  a transferência de meios da BNL para a DT  e de Novas Dotações de Viaturas Admi-
         restres e fluviais foram originados nos estudos  (de 1992 a 1994) e aprovadas as Normas  nistrativas, resultando numa abordagem
         e recomendações produzidas pelo Grupo de  Relativas a Viaturas da Marinha (Despacho  integrada (transporte terrestre/transporte
         Trabalho para os Transportes (GTTRA) em  ALM CEMA n.º18/94/16FEV.), culminando  fluvial) aplicada a toda a Marinha e enfor-
         1991, tendo em consequência sido efectuada  com a reestruturação da Superintendência  mando de princípios de redução e raciona-
                                                           dos Serviços do Material  lização, pretendendo servir melhor com
                                                           (Decreto-Regulamentar  menos meios.
                                                           n.23/94 de 01 de Setem-  Na elaboração dos projectos foram
                                                           bro), compreendendo a  definidos os seguintes objectivos e prin-
                                                           Direcção de Transportes  cípios, que se resumem:
                                                           com a actual estrutura or-
                                                           gânica e competências.  OBJECTIVOS

                                                           DESENVOLVIMENTO       • Redução racionalizada das carreiras
                                                                                  terrestres, através da integração dos
                                                           DOS PROJECTOS          diversos dispositivos existentes na
                                                                                  Grande Lisboa;
                                                            Desde Agosto de 1998  • Redução dos quantitativos da frota
                                                           a Direcção de Trans-   automóvel;
                                                           portes desenvolveu estu-  • Redução das actuais necessidades de
                                                           dos e procedeu à análise  recompletamento da frota;
                                                           e ao levantamento exau-  • Redução da verba necessária para re-
                                                           stivo das existências e  novação anual da frota;
                                                           necessidades em trans-  • Redução da verba necessária para
                                                           portes de todas as Uni-  manutenção anual do 3.º escalão de
                                                           dades e Organismos da  viaturas;
                                                           Marinha, incluindo os  • Redução das necessidades em condu-
                                                           pequenos Organismos    tores e também em pessoal que exerce
                                                           com dotações aprovadas,  funções relativas à utilização e ma-
                                                           tendo sido realizadas  nutenção de viaturas;
                                                           algumas acções inspec-  • Redução de carreiras fluviais;
                                                           tivas e visitas de trabalho  • Redução das necessidades em UAM
                                                           que permitiram a análise  colectivas de passageiros;
                                                           conjunta com os Co-   • Melhor aproveitamento de transportes;
                                                           mandos e Serviços das  • Maior equidade na utilização das car-
                                                           Unidades envolvidas,   reiras;
                                                           estudos esses que le-  • Maior uniformização dos horários das
                                                           varam à produção dos   carreiras e seu melhor ajustamento ao
                                                           projectos do Sistema   horário genéricamente estabelecido
         Rede de Transportes Terrestres e Fluviais (AM).   Integrado de Transportes  para a Marinha.
         12 NOVEMBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA
   333   334   335   336   337   338   339   340   341   342   343