Page 349 - Revista da Armada
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Dados os inúmeros indícios geograficamen-  Em jeito de resumo diremos que o que expli-  onde eu dormia em cima de um pedaço de ta-
         te difusos, não existe actualmente um consenso  ca a maior capacidade de bolinar por parte de  pete velho, à luz das estrelas. Os sete homens
         generalizado quanto à sua origem. Embora nos  uma vela latina é tão-somente a forma como se  da tripulação dormiam em cima da carga. […]
         pareça a nós, até pelo confronto das diferentes  encontra envergada e a maior relação entre os  Não tinha luzes, nem cartas, nem barquilha [sic],
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         escolas, que o aparecimento deste tipo de vela  dois lados da vela, gurutil e valuma .  nem linha de barquilha, nem âncora, excepto
         terá tido um carácter essencialmente empírico.   Já o local da sua primazia é assunto que ali-  um gancho e um pedaço de pedra fácil de ma-
         Pela simples constatação de que fazendo baixar  menta acesas discussões com argumentos de  nobrar. […] O sol assava-nos de dia, e as noites
         a extremidade mais a vante da verga da vela re-  prova igualmente fortes de parte a parte. Parece  eram frias, mas julgo que foi a água para beber
         donda a um plano inferior – ficando a verga a  não existir, no entanto, qualquer dúvida quanto  que me deitou abaixo. […] O pequeno dhow
         fazer cerca de 45º com o mastro –, e bracean-  à precocidade da sua utilização pelos Poliné-  – tinha 55 pés de comprimento – corria como
                                                                                      um pássaro e a vela latina impelia-o
         na direcção proa-popa, seria possí-                                          lindamente. […] Estava estupidamente
         vel ao navio navegar mais chegado                                            convencido de ser pessoa à prova de
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         ao vento . Admitindo como vero-                                              todas as dificuldades do mar, simples-
         símil o que afirmámos, logo trans-                                            mente por ter sido caçador de baleias
         corre que com a verga nessa nova                                             no Antárctico e ter navegado algumas
         posição a superfície vélica da vela                                          vezes nas águas do cabo Horn. Mas
         redonda seria exagerada. O que se                                            aquele pequeno dhow de duas proas
         do-a até esta ficar aproximadamente  Foto Herbert Böhm, Hamburgo
         nos afigura como o passo neces-                                               desenganou-me» .
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         sário para dar à nova vela a forma                                             Não obstante os progressos a que
         triangular . Este novo feitio viria a                                        nos referimos, e que foram sendo al-
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         contribuir definitivamente para uma                                           cançados separadamente no norte da
         melhoria da estabilidade e equilíbrio                                        Europa e no Mediterrâneo, tanto ao
         do navio. A maior estabilidade era   Dhows numa regata que recentemente teve lugar no Kuwait.  nível da construção naval como da
         conferida pela diminuição em altu-                                           navegação à vela, estes mantiveram-
         ra da área vélica, fazendo por isso                                          -se estanques. Até ao momento em
         baixar o centro de gravidade. Por                                            que estes dois mundos foram obri-
         sua vez, o facto de a maior parte da                                         gados a comunicar. O principal pre-
         área da vela se desenvolver para ré                                         Foto CTEN António Gonçalves  texto foram muito provavelmente as
         do mastro proporcionava também                                               Cruzadas com destino à Terra Santa,
         um melhor e menos exigente go-                                               que de permeio constituíram uma im-
         verno por parte do marinheiro do                                             portante ajuda nalgumas das fases da
         leme, na medida em que através de                                            reconquista que se iniciara na penín-
         uma pequena afinação na escota da                                             sula Ibérica. Os habitantes das póvoas
         vela se atingia o equilíbrio vélico de-                                      marítimas, do litoral do território que
         sejado. A este factor de si favorável,                                       viria a ser Portugal, beneficiaram, de
         somava-se, quando desejável, uma                                             uma forma ainda hoje mal compre-
         certa tendência para a orça, o que                                           endida, desses contactos preciosos.
         consequentemente favorecia a nave-  A caravela Boa Esperança navegando à vela ao largo de Porto Rico. Destaque   O que de alguma maneira poderá
                                    para o botaló à popa onde faz retorno a pouco caçada escota da mezena.
         gação numa bolina um pouco mais                                              também ajudar a explicar a primazia
         cerrada. Em nossa opinião, a descoberta desta  sios. A questão em aberto é saber se o seu apa-  marinheira dos Portugueses como protagonistas
         acção de equilíbrio terá conduzido ao posterior  recimento no Mediterrâneo se encontra associa-  na Era dos Descobrimentos. De resto é com a
         aparecimento de um mastro mais a ré denomi-  do à sua difusão pelos Árabes, cujos navios a  colaboração das Cruzadas que são feitas algu-
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         nado mezena , com vista a conferir, através de  terão eventualmente utilizado em primeira-mão  mas conquistas do território português: II Cru-
         um pequeno ajuste da respectiva vela, o efeito  no Índico, no golfo Pérsico e no Mar Vermelho.  zada (1147-1149) é conquistada a cidade de
         pretendido. Pelo que conseguimos apurar a ori-  Ou se, como alguns vestígios aparentam indi-  Lisboa (1147); III Cruzada (1189-1192) é feita a
         gem do nome deste mastro/vela radica na pa-  car, a vela latina conheceu um desenvolvimen-  tomada de Silves por Sancho I (1189); VII Cru-
         lavra árabe mizaan, que significa balança, ou  to autónomo no Mediterrâneo, mais ou menos  zada (1248-1254) dá-se a conquista definitiva
         equilíbrio. Nem mais.              na mesma época, tendo os Árabes, a posteriori,  do Algarve (1249).
           Atendendo ao facto de não ser fisicamente  contribuído decisivamente para uma dissemina-  Minimizada que foi a insegurança pela re-
         possível caçar a bordo a escota da nova vela,  ção em larga escala da sua utilização.  dução do corso, seguiu-se um intenso período
         visto a respectiva esteira exceder o comprimen-  Ainda hoje faz parte do quotidiano de mui-  de trocas comerciais que manteve em estreito
         to do navio à popa, foi desenvolvido um expe-  tos países, outrora intimamente ligados ao flo-  contacto os marinheiros do Norte e do Sul da
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         diente como forma de ultrapassar o problema.  rescente comércio árabe no Índico , um tipo  Europa. Nesta conjuntura foram reciprocamente
         Assim, surgirá na popa da caravela uma verga  de navio denominado dhow . Muitos estudos  assimilados os conhecimentos técnicos mútuos,
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         disparada horizontalmente para ré, à guisa de  indicam até, levando em conta os achados ar-  com especial realce para a utilização do leme
         gurupés. Num moitão do seu lais a escota da  queológicos e a abundante iconografia, que es-  de cadaste e a inclusão de castelos, nomeada-
         mezena faz retorno permitindo a sua manobra  tes navios ainda hoje possuem exactamente as  mente à popa , pelos navios mediterrânicos.
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         a partir do tombadilho, sem dificuldade maior.  mesmas características de há mais de mil anos,  Por sua vez os nórdicos passaram a ver a cons-
         Nesta verga chamada botaló era amarrado por  tanto ao nível do casco como do aparelho. Em  trução dos seus navios assente numa sólida qui-
         vezes o batel quando o navio se encontrava fun-  nosso entender, o célebre escritor Alan Villiers  lha com balizas travadas sendo abandonado o
         deado – evitando que este devido ao vento ou à  escreveu sobre o dhow aquilo que melhor o de-  forro de costado trincado – topos sobrepostos
         vaga se danificasse de encontro ao costado do  fine: «Assim, pela primeira vez, parti para uma  –, a favor do método em que o tabuado apenas
         navio –, ou durante os pequenos trajectos em  espécie de viagem experimental no mar Verme-  se encontra junto topo a topo, devidamente
         que seguia rebocado . Compete referir que a  lho com um dhow de duas proas, muito fino e  calafetado .
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         vela de mezena veio permitir que, quando fun-  muito belo e que quase me matou. Como todos   Estamos plenamente convencidos de que esta
         deado, o navio manter-se-ia aproado ao vento,  os verdadeiros dhows árabes, não tinha acomo-  preciosa troca de conhecimentos se encontra na
                                                                                                          22
         minimizando assim a possibilidade de o navio  dações de qualquer espécie. Havia à popa, junto  génese da famosa caravela portuguesa , onde,
         ir à garra por ocasião do virar da maré.  da cana do leme, uma coberta muito pequena,  aliás, não temos qualquer dificuldade em iden-
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