Page 348 - Revista da Armada
P. 348

Setting Sail
                                         Setting Sail


                                  2. Tempo Unificador – 1ª parte


               o Norte da Europa, por alturas do final  levou os construtores a aumentar grandemente  concretamente àquilo que hoje designamos
                                                                                                           8
                                                                                     6
                                                                                              7
               do primeiro milénio, os navios mais  o respectivo pontal, tornando ineficaz o antigo  por vaus , esquadros  e pés de carneiro .
         Nevoluídos e com maior capacidade  leme colocado a estibordo. Com o consequente   Em termos vélicos o novo navio denomi-
                                                                                       9
         de carga encontravam-se baseados no tipo de  aumento do pontal surge o primeiro pavimento  nado coga , dispunha de um mastro a meio
         construção desenvolvida pelos Vikings. Com  totalmente coberto. Como corolário desta alte-  solidamente aguentado por um conjunto de
         o advento de uma maior                                                              três ovéns para cada bor-
         proliferação das trocas                                                             do, com esticadores do
         comerciais, tanto no Mar                                                            tipo bigota, e ainda dois
         Báltico como com os po-                                                             contra-estais que ligavam
         vos do Sul, estas últimas                                                           Arquivo CTEN António Gonçalves  a base do cesto da gá-
         em grande parte dina-                                                               vea ao castelo de popa,
                                                                                                         10
         mizadas pelo espírito de                                                            ou tombadilho . À proa
         cruzada contra os muçul-                                                             existia um pequeno gu-
         manos, houve necessida-                                                              rupés no prolongamento
         de de proceder a altera-                                                             da roda de proa, onde fa-
         ções nos navios para que                                                             ziam arreigada o estai que
         estes pudessem transpor-                                                             aguentava o mastro para
         tar mais carga, mais gente   Cena de combate num manuscrito c. 1330. Atente-se na forma dos castelos e na existência de enxárcias.  vante e o amante de boli-
         e em melhores condições                                                              na. O movimento vertical
                                                                            3
         de habitabilidade. Recordamos que muitos  ração o navio viu aumentado o seu bordo livre ,  da verga era propiciado por uma adriça, mas
         dos que seguiam para combater o «infiel»  passando o convés a situar-se num plano mais  contava com a preciosa ajuda dos amantilhos,
         eram frequentemente destacados membros  elevado relativamente à linha de água, logo mais  um a cada bordo, responsáveis ainda pela afi-
         da nobreza. Desta feita, ao célebre casco de  protegido dos efeitos do mau tempo, melhoria  nação, dependendo do grau de adornamento
         costado trincado dos maiores navios foram  essa reforçada agora pela existência de uma  do navio. Terá sido também o primeiro navio
                                                                                               11
         adicionados dois castelos, um à proa e outro  borda falsa . Tanto quanto sabemos, este avan-  a dispor de enfrechates  – facilitando a subida
                                                    4
         à popa. Aliás, as ameias aplicadas a estas su-  ço encontra-se intimamente ligado à expressão  dos marinheiros sempre que necessário largar
         perstruturas de bordo, para além das eviden-  «navios de alto bordo», que doravante se acha  ou ferrar a respectiva vela –, bem como de um
         tes afinidades com as fortificações medievais,  por toda a documentação da Idade Média.  rudimentar cabrestante utilizado nas manobras
         tinham em vista conferir maior protecção aos   Relativamente aos castelos introduzidos, e  de içar e bracear a pesada verga.
         homens nos frequentes combates que trava-  uma vez que de acordo com os estudos efectua-  A coga, cuja réplica foi há poucos anos cons-
         vam com a pirataria, encontrando-se assim  dos estes cedo passaram a constituir espaços  truída em Bremerhaven, na Alemanha, com
         plenamente justificada a génese da sua desig-  fechados, resta acrescentar que, muito prova-  base nos achados arqueológicos, era um navio
         nação. Simultaneamente, a posição elevada  velmente sem os construtores nesta época des-  com um comprimento de cerca de 35 metros, 8
         destes dois novos pavimentos assegurava uma  confiarem, a sua presença veio adicionar uma  metros de boca, 3 de metros calado, uma super-
         preciosa vantagem aos combatentes, quando  reserva de flutuabilidade aos novos navios .  fície vélica na ordem dos 220 metros quadrados
                                                                            5
         em presença de navios de menor porte.  Para que fosse possível desenvolver este tipo  e com uma capacidade de carga que rondaria
           Estes primeiros espaços fechados ao nível do  de estruturas a bordo, com a necessidade de  as 240 toneladas.
         convés, tanto à proa como à popa, cedo se re-  utilizar os novos pavimentos superiores, vários   A adopção das melhorias citadas, nomeada-
         velaram particularmente úteis ao proporcionar  reforços ao nível dos requisitos da construção  mente convés corrido, castelos, leme de cadaste
         abrigo em caso de mau tempo, privilegiando  naval foram implementados. Referimo-nos  e gurupés, transformaram o antigo navio viking
         prioritariamente, como é óbvio, o capitão, o   Foto Herbert Böhm, Hamburgo  na designada coga, ou seja, um protótipo com
         piloto, o mestre, o homem do leme e os passa-                         características e potencial de evolução para os
         geiros de origem social mais abastada.                                800 anos subsequentes. A sua principal limi-
           Terá sido igualmente por esta altura que foi                        tação era imposta pelo tipo de construção do
         introduzido o que vulgarmente denominamos                             próprio casco. É que, dadas as suas importantes
         por leme de cadaste, ou centrado na linha de                          dimensões, com tempo rijo não oferecia a indis-
         mediania. Ou seja, o leme tal como hoje o co-                         pensável rigidez estrutural, verificando-se uma
         nhecemos, fixo por intermédio de ferragens por                         torção excessiva de todo o conjunto. Por isso,
                              1
         ante-a-ré do cadaste posterior , que através de                       apesar dos esforços dos construtores, os grandes
         um movimento de rotação da respectiva cana                            navios de costado trincado nunca conseguiram
         permite de uma forma simples a manobra do                             ultrapassar com êxito a existência de mais de
         navio. Ainda assim, e porque as forças presen-                        um mastro a bordo.
         tes nem sempre se coadunavam com a resis-                               No século XII, como vimos, havia já muito
         tência humana, cedo foi aplicado um conjunto                          tempo que existiam navios de dois e três mastros
         de dois cabos, um em cada bordo, com vista                            no Mediterrâneo. Além disso, a denominada vela
         a tornar mais fácil o seu manejo. Referimo-nos                        latina, quer por influência árabe, quer por desen-
         ao par de gualdropes  que ainda hoje encon-                           volvimento regional, era também comummente
                        2
         tramos em uso em muitas embarcações, com                              utilizada. A principal característica da vela latina
         o mesmo propósito.                                                    reside na forma como esta se encontra envergada
           Ao que tudo indica, a adopção deste tipo                            a bordo – no sentido proa-popa –, contrariamen-
         de leme ter-se-á ficado a dever à exigência de   Uma coga de costado trincado há poucos anos construí-  te ao que sucede com a designada vela redonda,
         navios com maior capacidade de carga, o que   da pelo Deutsches Schiffahrtsmuseum de Bremerhaven.  que trabalha no sentido bombordo-estibordo.

         22  NOVEMBRO 2005 U REVISTA DA ARMADA
   343   344   345   346   347   348   349   350   351   352   353