Page 348 - Revista da Armada
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Setting Sail
Setting Sail
2. Tempo Unificador – 1ª parte
o Norte da Europa, por alturas do final levou os construtores a aumentar grandemente concretamente àquilo que hoje designamos
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do primeiro milénio, os navios mais o respectivo pontal, tornando ineficaz o antigo por vaus , esquadros e pés de carneiro .
Nevoluídos e com maior capacidade leme colocado a estibordo. Com o consequente Em termos vélicos o novo navio denomi-
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de carga encontravam-se baseados no tipo de aumento do pontal surge o primeiro pavimento nado coga , dispunha de um mastro a meio
construção desenvolvida pelos Vikings. Com totalmente coberto. Como corolário desta alte- solidamente aguentado por um conjunto de
o advento de uma maior três ovéns para cada bor-
proliferação das trocas do, com esticadores do
comerciais, tanto no Mar tipo bigota, e ainda dois
Báltico como com os po- contra-estais que ligavam
vos do Sul, estas últimas Arquivo CTEN António Gonçalves a base do cesto da gá-
em grande parte dina- vea ao castelo de popa,
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mizadas pelo espírito de ou tombadilho . À proa
cruzada contra os muçul- existia um pequeno gu-
manos, houve necessida- rupés no prolongamento
de de proceder a altera- da roda de proa, onde fa-
ções nos navios para que ziam arreigada o estai que
estes pudessem transpor- aguentava o mastro para
tar mais carga, mais gente Cena de combate num manuscrito c. 1330. Atente-se na forma dos castelos e na existência de enxárcias. vante e o amante de boli-
e em melhores condições na. O movimento vertical
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de habitabilidade. Recordamos que muitos ração o navio viu aumentado o seu bordo livre , da verga era propiciado por uma adriça, mas
dos que seguiam para combater o «infiel» passando o convés a situar-se num plano mais contava com a preciosa ajuda dos amantilhos,
eram frequentemente destacados membros elevado relativamente à linha de água, logo mais um a cada bordo, responsáveis ainda pela afi-
da nobreza. Desta feita, ao célebre casco de protegido dos efeitos do mau tempo, melhoria nação, dependendo do grau de adornamento
costado trincado dos maiores navios foram essa reforçada agora pela existência de uma do navio. Terá sido também o primeiro navio
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adicionados dois castelos, um à proa e outro borda falsa . Tanto quanto sabemos, este avan- a dispor de enfrechates – facilitando a subida
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à popa. Aliás, as ameias aplicadas a estas su- ço encontra-se intimamente ligado à expressão dos marinheiros sempre que necessário largar
perstruturas de bordo, para além das eviden- «navios de alto bordo», que doravante se acha ou ferrar a respectiva vela –, bem como de um
tes afinidades com as fortificações medievais, por toda a documentação da Idade Média. rudimentar cabrestante utilizado nas manobras
tinham em vista conferir maior protecção aos Relativamente aos castelos introduzidos, e de içar e bracear a pesada verga.
homens nos frequentes combates que trava- uma vez que de acordo com os estudos efectua- A coga, cuja réplica foi há poucos anos cons-
vam com a pirataria, encontrando-se assim dos estes cedo passaram a constituir espaços truída em Bremerhaven, na Alemanha, com
plenamente justificada a génese da sua desig- fechados, resta acrescentar que, muito prova- base nos achados arqueológicos, era um navio
nação. Simultaneamente, a posição elevada velmente sem os construtores nesta época des- com um comprimento de cerca de 35 metros, 8
destes dois novos pavimentos assegurava uma confiarem, a sua presença veio adicionar uma metros de boca, 3 de metros calado, uma super-
preciosa vantagem aos combatentes, quando reserva de flutuabilidade aos novos navios . fície vélica na ordem dos 220 metros quadrados
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em presença de navios de menor porte. Para que fosse possível desenvolver este tipo e com uma capacidade de carga que rondaria
Estes primeiros espaços fechados ao nível do de estruturas a bordo, com a necessidade de as 240 toneladas.
convés, tanto à proa como à popa, cedo se re- utilizar os novos pavimentos superiores, vários A adopção das melhorias citadas, nomeada-
velaram particularmente úteis ao proporcionar reforços ao nível dos requisitos da construção mente convés corrido, castelos, leme de cadaste
abrigo em caso de mau tempo, privilegiando naval foram implementados. Referimo-nos e gurupés, transformaram o antigo navio viking
prioritariamente, como é óbvio, o capitão, o Foto Herbert Böhm, Hamburgo na designada coga, ou seja, um protótipo com
piloto, o mestre, o homem do leme e os passa- características e potencial de evolução para os
geiros de origem social mais abastada. 800 anos subsequentes. A sua principal limi-
Terá sido igualmente por esta altura que foi tação era imposta pelo tipo de construção do
introduzido o que vulgarmente denominamos próprio casco. É que, dadas as suas importantes
por leme de cadaste, ou centrado na linha de dimensões, com tempo rijo não oferecia a indis-
mediania. Ou seja, o leme tal como hoje o co- pensável rigidez estrutural, verificando-se uma
nhecemos, fixo por intermédio de ferragens por torção excessiva de todo o conjunto. Por isso,
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ante-a-ré do cadaste posterior , que através de apesar dos esforços dos construtores, os grandes
um movimento de rotação da respectiva cana navios de costado trincado nunca conseguiram
permite de uma forma simples a manobra do ultrapassar com êxito a existência de mais de
navio. Ainda assim, e porque as forças presen- um mastro a bordo.
tes nem sempre se coadunavam com a resis- No século XII, como vimos, havia já muito
tência humana, cedo foi aplicado um conjunto tempo que existiam navios de dois e três mastros
de dois cabos, um em cada bordo, com vista no Mediterrâneo. Além disso, a denominada vela
a tornar mais fácil o seu manejo. Referimo-nos latina, quer por influência árabe, quer por desen-
ao par de gualdropes que ainda hoje encon- volvimento regional, era também comummente
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tramos em uso em muitas embarcações, com utilizada. A principal característica da vela latina
o mesmo propósito. reside na forma como esta se encontra envergada
Ao que tudo indica, a adopção deste tipo a bordo – no sentido proa-popa –, contrariamen-
de leme ter-se-á ficado a dever à exigência de Uma coga de costado trincado há poucos anos construí- te ao que sucede com a designada vela redonda,
navios com maior capacidade de carga, o que da pelo Deutsches Schiffahrtsmuseum de Bremerhaven. que trabalha no sentido bombordo-estibordo.
22 NOVEMBRO 2005 U REVISTA DA ARMADA