Page 122 - Revista da Armada
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A nova edição do Regulamento Internacional
          A nova edição do Regulamento Internacional

                     Para Evitar Abalroamentos No Mar
                     Para Evitar Abalroamentos No Mar

         ANTECEDENTES                                         lamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar – 1972”,
                                                              geralmente conhecido por  RIEAM-72.
               urante vários séculos, os países marítimos mais desen-  Como era norma na altura, o Regulamento só entrou em vigor
               volvidos foram criando algumas (poucas) regras desti-  quando foi ratificado por um número de Estados a que correspon-
         Dnadas a evitar abalroamentos no mar. No entanto, elas  dia uma tonelagem total superior a 66% da tonelagem Mundial,
         não só não eram universais como também não tinham carácter  o que aconteceu apenas em 1977. Desde essa data, a Organiza-
         de lei. A primeira conferên-                                                     ção Marítima Internacional
         cia marítima internacional a                                                     já fez aprovar várias emen-
         debruçar-se sobre o assunto                                                      das ao RIEAM (nomeada-
         decorreu em Washington,                                                          mente em 1981, 1987, 1989,
         em 1889. Nesse fórum, adop-                                                      1993 e 2001), mas como elas
         tou-se, em grande medida,                                                        não alteraram significativa-
         um conjunto de regras que                                                        mente o texto e o espírito do
         tinha sido desenvolvido,                                                         Regulamento de 1972, é essa
         em 1863, pelos governos                                                          a data que continua a acom-
         francês e britânico. Como                                                        panhar a sua designação.
         curiosidade refira-se que
         essas regras já continham                                                        PARTICULARIDADES
         muitos conceitos que ain-                                                        DESTA NOVA EDIÇÃO
         da hoje, cerca de 140 anos
         depois, estão em vigor, no-                                                        O Instituto Hidrográfico
         meadamente: navios roda                                                          já editou o RIEAM-72 por
         a roda deviam guinar am-                                                         diversas vezes, sendo que a
         bos para EB; um navio que                                                        edição mais recente datava
         visse o outro por EB devia                                                       de Janeiro de 2001 e incluía
         desviar-se do seu caminho;                                                       todas as emendas em vigor
         navios alcançantes deviam                                                        até essa data. Entretanto,
         desviar-se do caminho dos                                                        no final de 2001 a Organi-
         navios que estivessem a ul-                                                      zação Marítima Internacio-
         trapassar; etc.                                                                  nal aprovou uma resolução
           Estas regras mantiveram-                                                       com algumas alterações ao
         se em vigor até 1910, data                                                       texto do Regulamento, as
         em que sofreram pequenas                                                         quais entraram em vigor a
         alterações, numa conferên-                                                       nível internacional em 29
         cia realizada em Bruxelas.                                                       de Novembro de 2003. O
         Em 1948, numa conferência                                                        texto em português dessas
         internacional sobre “Safety                                                      emendas foi oportunamen-
         of Life at Sea”, o Regulamen-                                                    te divulgado através de um
         to foi novamente revisto,                                                        Aviso aos Navegantes Es-
         tendo a nova versão entra-                                                       pecial, mas considerou-se
         do em vigor em 1954. Nes-                                                        importante aproveitar esta
         ta altura, ainda havia muito                                                     ocasião para produzir, em
         poucos navios equipados                                                          conjunto com a Escola Na-
         com radar, pelo que o Regulamento não fazia qualquer referência  val, uma nova edição do Regulamento que integrasse todas as
         a essa revolucionária ajuda à navegação. O aumento dos navios  emendas entretanto aprovadas e que se constituísse simulta-
         equipados com radar e, também, do número de acidentes com  neamente como um manual de formação e como um manual
         esses navios obrigou a uma nova revisão do Regulamento, que  de consulta a bordo.
         ocorreu numa conferência realizada em Londres pela Organiza-  Surgiu assim esta 7ª edição do “Regulamento Internacional
         ção Marítima Consultiva Inter-governamental, antecessora da  para Evitar Abalroamentos no Mar – 1972”, que, além de incor-
         Organização Marítima Internacional. Foi acrescentado um novo  porar as emendas entretanto entradas em vigor, tem como grande
         parágrafo à regra sobre procedimento dos navios em condições  novidade a inclusão de uma explicação das regras uma a uma,
         de visibilidade reduzida, permitindo a tomada de medidas an-  tentando assim torná-las mais facilmente compreensíveis a todos
         tecipadas para evitar um abalroamento quando fosse detectado,  os navegantes. Procura-se, dessa forma, contribuir para um me-
         por radar, um navio para vante do través. Além disso, foi acres-  lhor entendimento daquele que é, para todos os efeitos, o código
         centado um anexo com recomendações relativas ao uso do radar.  da estrada de quem anda no mar. Além dessa novidade relativa
         Este novo Regulamento entrou em vigor em 1965, mas desde 1960  aos comentários às regras, esta edição possui capa dura, com o
         que já se discutiam novas alterações, nomeadamente relativas a  objectivo de se preservar melhor, e possui mais figuras e imagens,
         Esquemas de Separação de Tráfego.                    procurando assim ilustrar melhor o regulamento e facilitar a sua
           A Organização Marítima Consultiva Inter-governamental de-  compreensão. Essas figuras, que na anterior edição integravam
         cidiu, assim, iniciar em 1968 os trabalhos preparativos de uma  um apêndice, passam também a surgir logo a seguir à regra a
         nova conferência destinada a rever o Regulamento. Essa confe-  que se referem, para melhor facilidade de análise e de interpre-
         rência realizou-se em Londres, em 1972, e deu origem ao “Regu-  tação. Finalmente, retirou-se o texto em francês, mas manteve-se

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