Page 47 - Revista da Armada
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que as autoridades nacionais conheçam a for- CTAND e por representantes dos 8 ministérios vez com maior frequência, um pedido de um
ma de actuar em cada situação. que mais directamente se relacionam com esta navio de transporte de produtos químicos no
É, justamente, o que se pretende com os me- matéria - relevando-se que a composição do sentido de lhe ser indicado um local de refúgio
canismos instituídos pela RCM nº 179/2004. XVII Governo Constitucional trouxe alterações sem que o trabalho de casa esteja preparado.
Apesar de ter passado o prazo ali estabelecido àquele diploma porquanto assumiu uma for- Nesta matéria nunca é demais relembrar
para proceder ao trabalho conducente à identi- ma diferente em termos organizacionais. que esta necessidade pode verificar-se mais
ficação deste tipo de locais na costa portugue- Importante, nesta fase, será, pois, não pro- cedo do que alguém possa prever e não obe-
sa, foram já dados os primeiros passos nesse telar mais a realização deste trabalho de fun- dece a qualquer regime estatístico de aconte-
sentido num processo que deverá ser liderado do que, por um lado, servirá de base à even- cimentos análogos. Pode simplesmente acon-
pelo IPTM e que conta com a colaboração das tual identificação de locais de refúgio na costa tecer já amanhã… Ou ainda hoje!
entidades supra-identificadas, seja através da portuguesa, e por outro instituirá os procedi- Z
Comissão Técnica para Acolhimento de Na- mentos a ter em conta quando se verificar uma J. Velho Gouveia
vios (CTAND), seja no âmbito do grupo de destas situações. Houve, aliás, recentemente, CTEN
trabalho que é constituído pelos elementos da receando-se que possa vir a acontecer cada Adjunto do VALM DGAM/CGPM
Inspecção e manutenção técnica à rede de
Inspecção e manutenção técnica à rede de
sinalização marítima de S.Tomé e Príncipe
sinalização marítima de S.Tomé e Príncipe
o âmbito do PROJECTO 5 – APOIO À lação do Serviço de Ajudas à Navegação, no assinalamentos, para além dos trabalhos de
MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE estabelecimento de regras e procedimentos desbaste do arvoredo na zona do farolim da
NAJUDAS VISUAIS À NAVEGAÇÃO, para a condução e manutenção da Rede de Ponta Chindela para melhoria das condições
que integra o programa quadro da COOPE- Ajudas à Navegação, na assistência técnica e do seu avistamento.
RAÇÃO TÉCNICO-MILITAR LUSO – SAN- no fornecimento de sobressalentes nas acções Em S. Tomé, as acções desenvolveram-se
TOMENSE, da responsabilidade da Marinha de manutenção, e na formação do pessoal para com intervenções nos farolins do enfiamento
através da Direcção de Faróis, decorreu no pe- a obtenção das qualificações técnicas adequa- de Ana Chaves e com uma deslocação de emer-
ríodo de 21 de Outubro a 09 de Dezembro de gência ao Ilhéu das Rolas para substituição das
2006 mais uma acção de inspecção e apoio à baterias que se encontravam esgotadas por te-
manutenção da rede de sinalização marítima rem ultrapassado o seu tempo de vida útil.
de S. Tomé e Príncipe, executada por uma equi- Realizaram-se ainda inspecções e rotinas
pa constituída por dois Faroleiros Técnicos. de manutenção a todos os restantes faróis
Herdeiro do SUBPROJECTO 2C - AJUDAS de S. Tomé, tendo-se procedido à substitui-
À NAVEGAÇÃO, que vigorou entre 1993 e ção das baterias dos faróis de S. Sebastião,
1997 e, no âmbito do qual uma equipa da Direc- do ilhéu das Cabras e dos farolins de Ana
ção de Faróis erigiu os novos faróis de S. Tomé e Chaves, e procedido à pintura integral de
Príncipe, em substituição dos antigos que se en- seis dos nove faróis existentes.
contravam bastante degradados, o PROJECTO Os objectivos fixados para esta missão, fo-
5 vem proporcionando à Republica Popular de ram amplamente atingidos, tendo sido reposto
S. Tomé e Príncipe o apoio necessário à garan- o nível de operacionalidade de todos os assina-
tia do fornecimento ininterrupto de um serviço lamentos que se encontravam a funcionar com
público com padrões de qualidade internacio- limitações e efectuada a beneficiação integral
nalmente reconhecidos e no cumprimento das e pintura de mais três estruturas do que o ini-
recomendações e reso luções promulgadas pe- cialmente previsto.
las organizações internacionais IALA (Interna- De realçar a participação empenhada dos
tional Association Of Lighthouse Authorities) elementos santomenses que integraram a mis-
e IMO (International Maritime Organization) são, os quais, até ao último dia, mantiveram um
respeitantes à sinalização e segurança maríti- Ilhéu das Rolas. Trabalhos de beneficiação da pintura. elevado espírito de colaboração e interesse em
mas, constituindo um contributo funda mental participar e aprender, revelando uma evolução
para a segurança da navegação e para a salva- das ao desempenho de funções e execução significativa na percepção e interpretação dos
guarda da vida humana no mar. de tarefas no âmbito do Serviço de Ajudas à princípios de funcionamento dos diferentes sis-
Para assegurar as actividades relativas a Navegação. temas instalados e nos processos de execução
esta missão, que incluíam a inspecção técnica Para a concretização da missão foi consti- das mais diversas acções de manutenção.
dos diversos dispositivos de assinalamento, a tuída uma equipa coordenada pelos técnicos Relação dos assinalamentos em que se pro-
manutenção preventiva e correctiva dos siste- portugueses e integrando quatro elementos da cedeu à pintura integral das estruturas:
mas energéticos e iluminantes instalados e, a Guarda Costeira santomense, nomeadamen-
coordenação e condução dos trabalhos de be- te, o responsável pelo sector de ajudas à nave- S. TOMÉ PRÍNCIPE
neficiação e pintura das estruturas dos faróis gação e único elemento com formação básica Farol de S. Sebastião a) Farol do Focinho de Cão a)
e farolins, a Direcção de Faróis da Direcção- para fazer manutenção, um furriel com algu- Farol do Ilhéu Santana Farol da Tinhosa Grande a)
-Geral da Autoridade Marítima, fez deslocar ma experiência na área da electrónica e dois Farol do Ilhéu das Rolas Farol do Boné do Jóquei
a S. Tomé uma equipa de assessoria técnica soldados para trabalhos de pintura, desmata-
Farol da Lagoa Azul Farolim da Ponta Mina
constituída pelo Far. Téc. Ch. José Coutinho e gem e transporte de cargas.
pelo Far. Téc. S/ch. Arlindo Santos. A missão envolveu acções na região autó- Farol da Ponta de Juntabudo Farolim da Ponta Chindela
Para além das acções de campo levadas a noma do Príncipe, as quais contemplaram Farol do Ilhéu Bombom
efeito, os referidos Faroleiros Técnicos pres- visitas de inspecção e rotinas de manutenção a) Não previsto no planeamento da missão
taram ainda assessoria técnica às autoridades a todos os faróis e farolins da região, proce- Z
de S. Tomé e Príncipe, na organização e insta- dendo-se à pintura integral de seis dos oito (Colaboração da Direcção de Faróis)
REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2007 9