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O Projecto “In-port Communications”
O Projecto “In-port Communications”
os últimos anos a DITIC-CE, para atin- so a sistemas de informação sedeados em ter- Simulation”, com os navios atracados nas res-
gir o objectivo “Marinha em rede”, ra, designadamente ao NATO General Purpose pectivas bases navais.
Ntem vindo a trabalhar no sentido de Segment Communications System (NGCS) que No final de 2003, estava a decorrer, ainda, no
criar uma rede alargada de elevada largura de lhes permitissem planear, coordenar e controlar âmbito da NATO, o processo de aprovação da
banda à qual têm já acesso a grande maioria operações militares. Capability Package (CP) de suporte à edificação
das unidades em terra. No âmbito deste projecto de comunicações do projecto “IN-PORT COMMUNICATIONS”
O acesso à RCM a partir de navios no mar portuárias (“IN-PORT COMMUNICATIONS”) e a elaboração da respectiva “Target Architectu-
já é possível para os navios com ligações sa- foi aprovada pela NATO uma lista de portos re” e, ao mesmo tempo, a infra-estrutura tecno-
télite e o GPI-MCNAV (Grupo de lógica da Base Naval de Lisboa e
Projecto Integrado para a Moder- do SICOM - Sistema Integrado de
nização das Comunicações Na- Comunicações Militares – (com-
vais) está a trabalhar no sentido ponentes do projecto), encontra-
de conseguir comunicações IP va-se em fase de concurso e, por
através de canais das várias ban- isso, susceptível de ser adjudicada
das de frequência. antes da aprovação do projecto.
Com o objectivo de permitir o Foi decidido avançar com uma
acesso dos navios, quando atra- figura administrativa, no âmbito
cados, às redes nacionais e da da NATO, designada declaração
NATO, foi criado o projecto “IN- de pré-financiamento para in-
-PORT COMMUNICATIONS”. formar a Aliança das intenções
nacionais quanto à prossecução
ENQUADRAMENTO de um objectivo aprovado pela
Em operações navais a ligação NATO e acautelar assim o pos-
de sistemas de comando e con- terior ressarcimento das verbas
trolo entre navios e entre estes e dispendidas.
os seus Comandos Operacionais Esta declaração foi notada em
é assegurada através de sistemas Dezembro desse ano pelo Co-
de radiocomunicações. A corveta NRP “Jacinto Cândido” em comissão na ZMA atracada em Ponta Delgada mité de Infra-estruturas da NATO
e ligada ao IN-PORT.
Contudo, quando os navios com o grau de “minimal warning”
se encontram atracados, as restrições à uti- das várias nações a dotar com esta facilidade, o que era uma indicação de boas perspectivas
lização destes sistemas, devido às acções de entre os quais figuravam os portos nacionais de para a comparticipação daquela organização.
manutenção dos sistemas, fainas de munições Lisboa e Ponta Delgada.
ou outros constrangimentos de compatibili- Com a ligação “IN-PORT COMMUNICA- O “IN-PORT” NACIONAL
dade electromagnética, limitam muito signi- TIONS” será possível aos navios aceder a servi- Tendo-se verificado que a infra-estrutura
ficativamente a capacidade dos do SICOM em implementação
comandos se manterem ligados pelo EMGFA-DICSI, iria asse-
às forças que integram ou às au- gurar a totalidade das compo-
toridades operacionais de que nentes do projecto, foi decidi-
dependem. Os navios atracados do que seria aquela entidade a
tornam-se desta forma incapa- responsável pela concretização
zes de obter informações tácti- do projecto “IN-PORT COM-
cas, como a “Common Opera- MUNICATIONS” em Portugal,
tional Picture” ou de se ligar a nos portos de Lisboa e Ponta
sensores não orgânicos. Delgada. A condução técnica
Ao mesmo tempo, o acesso à da sua implementação seria as-
informação corporativa e aos ser- segurada pela DITIC-CE.
viços existentes nas redes internas Uma vez que, à data, ain-
das Marinhas, é essencial para o da não havia sido aprovada
bom desempenho dos navios, a “Target Architecture” para
na medida em que potenciam a o “IN-PORT COMMUNICA-
utilização de aplicações e outras TIONS”, a Marinha decidiu
ferramentas colaborativas que avançar com a componente
permitem obter ganhos de produ- do projecto para a qual havia
tividade e uma melhor utilização orientações técnicas precisas,
dos recursos que contribuem de- por parte da NC3A, isto é, a
cisivamente para uma maior efi- componente física (camada
cácia na sua condução. física do modelo OSI), cabos,
Pormenor de um PAC da BNL onde se podem ver os 2 compartimentos: um onde fibras, fichas, etc. Comple-
A GÉNESE DO PROJECTO o navio liga o umbilical e o outro a área técnica. mentarmente, avançou tam-
Em Março de 2001 foi estabelecido pela ços tão variados como as comunicações de voz, bém o designado “IN-PORT” NACIONAL,
NATO o requisito operacional de disponibili- videoconferência, correio electrónico, mensa- projecto equivalente de suporte aos meios
zar uma infra-estrutura tecnológica de comu- gens militares formais (MMHS ou ACP127), navais nacionais
nicações portuárias a fim de assegurar que, em acessos a intranets e Internet, etc. Este conceito A Arquitectura para a edificação da infra-
dois portos por nação NATO a identificar, os permite ainda a possibilidade de execução de estrutura tecnológica inerente a este projec-
navios atracados ou fundeados tivessem aces- exercícios internacionais do tipo “War Game to foi aprovada nessa altura e a distribuição
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2008 9