Page 165 - Revista da Armada
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gentos a candidatarem-se.          base em indicadores como a autonomia, a mo-  da convoca o seu pessoal, em grupos de cerca de
           A Força Aérea, que adoptou outra estrutura,  tivação, o empenho, os apoios e aptidões, sin-  trinta militares, para sessões de apresentação des-
         tem um sargento ajudante e um cabo que fazem  tetizados numa Apreciação Global para uma  tas NO. Dum grupo a que faltaram umas quan-
         a ponte com o seu Ramo que já totaliza 532  orientação personalizada do aluno, também por  tas praças, entretanto destacadas para o N.R.P.
         militares do Ar com aproveitamento, mais 125  parte do ORF para quem está a ser construído  «Bartolomeu Dias», recentemente incorporado
         em curso, nenhum no estrangei-                                                  na nossa Armada e que com a sua
         ro, dispersos por onze unidades,                                                “irmã”, a «D. Francisco de Almei-
                                                                                           5
         cada uma com o seu ORF.                                                         da» , elevará para cinco o núme-
           Naturalmente, dada a longa                                                    ro de fragatas da nossa Marinha
         história do CNED, desde que nos                                                 de Guerra.
         fins dos anos setenta foi criado o                                                 Vencidas, face ao enérgico ape-
         Centro de Instrução por Corres-                                                 lo ao “seu interesse pessoal em ti-
         pondência (CIC), o total dos mili-                                              rarem partido”, relutâncias que as
         tares da Armada (no Mar,  em Ter-                                               suas circunstâncias cristalizaram,
         ra e do Ar) que recorreram, com                                                 acabaram por levar as fichas que
         êxito, ao EAD, é notoriamente su-                                               reflectidamente preenchidas serão
         perior (1807 com 368 em curso)                                                  objecto, em grupos cada vez me-
         por aquela se ter apercebido mais                                               nores, de uma exploração exaus-
         cedo, face à rapidíssima evolução                                               tiva de experiências passadas que
         tecnológica dos navios da Mari-                                                 possam obter, uma a uma, o Re-
         nha de Guerra, da absoluta ne-                                                  conhecimento, a Validação e a
         cessidade de aumentar o nível de                                                Certificação de Competências
         instrução do seu pessoal.                                                       (RVCC).
           Sejam militares ou civis, na                                                    Este trabalho envolve uma equi-
         óptica do EAD cada aluno é um   Preparando novo material áudio-visual.          pa de dezassete pessoas que se
         caso e cada caso implica, como                                                  reúne para se coordenar e que
         já vimos, um Tutor e um ORF (para os milita-  um Módulo de apoio à sua actividade.  orientará o Desenvolvimento a dar a cada alu-
         res), além da Logística de apoio e da sequente   Em termos gerais, em 2008 e por módulos,  no na identificação de perspectivas futuras, sob
         Avaliação. Tudo isto impõe vários tipos e níveis  ocorreram 2139 novas matrículas e 1625 foram  a égide da Agência Nacional para a Qualifica-
         de relacionamento que foram conduzindo ao  concluídos com aproveitamento. A testemunhar  ção / Sistema Nacional de Qualificação (ANQ/
         desenvolvimento do que hoje é o Sistema Inte-  as dificuldades, apenas 40% dos inscritos podem  SNQ) e segundo um Catálogo.
         grado de Gestão do CNED (SIG-CNED) a que  ser considerados Activos e a comprovar que mui-  No que respeita o Nível Secundário, este cata-
         têm acesso, devidamente ajustado, além das três  tas vezes são factores externos que distraiem a  loga três áreas de Competência; Cidadania (de-
         pessoas directamente interessadas, ainda os cita-  gestão do tempo livre, temos os resultados de  mocrática) e Profissionalidade uma, Sociedade,
         dos órgãos do CNED e naturalmente à totalida-  26/28 aprovações alcançadas pelos militares do  Tecnologia e Ciência outra e, por fim, Cultura,
         de dos dados, individuais ou globais, a direcção  Exército destacados num cenário certamente de  Língua e Comunicação.
         do Centro Naval.                   grande tensão, senão mesmo de… guerra!!!  Todas, um estimulante desafio para quem,
           O SIG-CNED é pois um programa informático   O conceito Novas Oportunidades (NO), re-  em qualquer idade, quizer ir mais longe, um
         que a partir da Ficha de cada aluno, com foto-  centemente lançado pelos Ministérios da Educa-  mais longe que nos chama, que está sempre à
         grafia e dados pessoais (militar – ramo, posto e  ção e do Trabalho e Solidariedade Social, capita-  nossa espera.
         unidade/civil, contactos, etc.) permite acompa-  lizam, além dos clássicos curricula académicos,      Z
         nhar os progressos feitos, lançar alertas quando  todos os outros e ainda a experiência profissio-  Dr. Rui Manuel Ramalho
         o ritmo abranda (Semi-activo ou                                                              Ortigão Neves
         Inactivo), veícular os “SOS”, sa-                                                                   1TEN
         tisfazer os pedidos de testes, ver                                              Notas
                                                                                           1
                                                                                              Tome uma folha de uma Nota cuja
         as classificações obtidas, preparar                                              dimensão é o A4. A sua metade o A5 e
         novos materiais de estudo a enviar                                              assim por diante. O A3 será o dobro da
         e tudo o mais, que sendo impor-                                                 A4, A2 o dobro da A3 e, continuando,
         tante, ficará por referir.                                                       chegará à A0.
                                                                                            Plataforma informática adoptada tam-
                                                                                           2
           Comporta ainda uma «Platafor-                                                 bém pelo Ministério da Educação.
         ma», tanto para auxiliar a apren-                                                 3  O CMG Ferreira da Silva ingressou
         dizagem como potenciar o aluno,                                                 no CNED em 1990 (ex-CIC) de que veio
         onde figuram propostas, ficheiros,                                                a ser director até 2006 e é Licenciado em
         glossários, testes … e até uma                                                  Estudos Portugueses Pela Universidade
                                                                                         Nova e Mestre em Ciências da Educação
         Wiki(pédia) onde são convidados                                                 – Avaliação pela Faculdade de Psicologia
         a participar.                                                                   e Ciências da Educação da Universida-
           Tudo é feito de modo a assegu-                                                de de Lisboa
                                                                                           4
                                                                                            Com Raúl de Cavalho, Maria Sam-
         rar que o Plano Pessoal de Estudos                                              paio e a belíssima jovem estreante, Ma-
         “negociado” (e “renegociável”!)                                                 ria Dulce!
         com o seu Tutor, se cumpra como                                                   5  O vencedor, há exactos 500 anos, da
         consta de cada Ficha Pedagógica                                                 Batalha Naval de Diu, considerada por
         onde ficam, “preto no branco”, os   Um instantâneo no Gabinete de Avaliação.     um conceituado autor americano, a sexta
                                                                                         mais importante batalha naval da história
         objectivos e os intervalos de tempo acordados  nal acumulada ao longo dos anos, o que obri-  e ele o 21º comandante dentre os 50 mais notáveis chefes
         para serem atingidos, com realismo mas também  ga o pretendente a um minucioso reexame da   militares do mundo. Ao largo daquela famosa fortaleza tam-
         com muita força de vontade, de modo que cada  sua vida, suficientemente fascinante pelas “des-  bém combateu em defesa do Estado Português da Índia, em
         aluno mantenha o seu estatuto de Activo.  cobertas” que poderá fazer, ocultas em rotinas   1961, no que foi o primeiro e assustadoramente desigual
           Os professores de cada disciplina em apreço  que não valorizava.    combate aero-naval da nossa História, a heróica guarnição
                                                                               da «Vega» (cujas condecorações estão expostas no Museu
         têm acesso aos relatórios de Avaliação que, de   Nesta perspectiva, para que o CNED foi, pela   de Marinha), sob o comando do malogrado 1TEN (CTEN)
         dois em dois meses, os Tutores elaboram com  sua confirmada fiabilidade, certificado, a Arma-  Oliveira e Carmo.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U MAIO 2009  19
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