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EVOCAÇÃO DO RAID AÉREO LISBOA-FUNCHAL

                         1921-2011

Fernando Pessoa escreveu um dia: «Deus des científicas do seu companheiro. Por esse          prevista a sua participação na viagem. Aca-
                                                                                             bou por se optar que ele não integrasse a
quer, o Homem sonha, a Obra nasce»!       motivo convidou-o para se associar a esta em-      mesma, como co-piloto, devido às caracte-
                                                                                             rísticas da aeronave escolhida. No entanto,
Introdução                                presa, ciente que seria a pessoa indicada para     foi ele o co-piloto da viagem de preparação,
                                          resolver os problemas de navegação.                entre Lisboa e o Funchal, em 1921. No cam-
A aviação nasceu no dealbar do século                                                        po da aviação foi Comandante do Centro de
                                          Sacadura Cabral (Celorico da Beira, 23 de          Aviação Marítima. Mais tarde foi deputado
XX. Sacadura Cabral, um dos pioneiros da Maio de 1881 - Desaparecido entre Amester-          e Ministro da Marinha.
aviação em Portugal, teve um sonho. Em dão e Brest em 15 de Novembro de 1924). In-
1922 ocorreu o primeiro centenário da in- gressou na Marinha com 16 anos. Mais tar-                      Roger Soubiran (Pau (França),
dependência do Brasil. Para comemorar de, em 9 de Março de 1916 concluiu as últi-                     ? – Pau (França), 1979). Engenheiro
condignamente essa data, propôs-se                                                                    aeronáutico francês. Possuía tam-
                                                                                                      bém brevet de piloto. Sacadura Ca-
realizar uma viagem aérea entre Lis-                                                                  bral conheceu-o em 1916 quando
                                                                                                      frequentou o curso de pilotagem
boa e o Rio de Janeiro.                                                                               em França. Soubiran veio para Por-
                                                                                                      tugal em 1916, como mecânico dos
A viagem mencionada no pará-                                                                          primeiros hidroaviões da Marinha
                                                                                                      Portuguesa, convidado por Saca-
grafo anterior ficou mundialmente                                                                     dura. No nosso país assumiu um
                                                                                                      papel extremamente importante na
conhecida. No entanto, um dos                                                                         formação dos mecânicos portugue-
                                                                                                      ses da aviação. Participou na viagem
factores principais para o suces-                                                                     aérea Lisboa-Funchal, de 1921, como
                                                                                                      mecânico. Salvou Gago Coutinho
so da mesma foi a cuidada pre-                                                                        das chamas, quando o hidroavião
                                                                                                      se incendiou na viagem de regresso
paração de toda a empresa. Essa                                                                       do Funchal. Participou ainda como
                                                                                                      mecânico na equipa que, a bordo do
preparação implicou, entre outros                                                                     cruzador República, apoiou a viagem
                                                                                                      aérea Lisboa-Rio de Janeiro, de 1922.
aspectos, a realização de uma via-
                                                                                                    A navegação aérea
gem mais curta, no ano anterior. A
                                                                                                         A aviação dava os seus primeiros
viagem serviu para testar um ino-                                                                     passos, nestas décadas iniciais de
                                                                                                      Novecentos. Era necessário «inven-
vador método de navegação aérea,                                                                      tar» praticamente tudo. Não existia
                                                                                                      experiência de grandes viagens so-
desenvolvido por Gago Coutinho.                                                                       bre os oceanos. O alcance dos avi-
                                                                                                      ões era bastante limitado, devido
O Museu de Marinha inaugu-                                                                            à quantidade de combustível que
                                                                                             transportavam. Era fundamental seguir
rou, no passado dia 23 de Março,                                                             um percurso directo. Tal só era possível se
                                                                                             existisse um processo rigoroso de navegação
uma exposição temporária evo-                                                                aérea. Caso contrário, a viagem acabaria no
                                                                                             meio do oceano, quando se esgotasse o com-
cativa dos 90 anos desta primeira                                                            bustível.
                                                                                                Eram inúmeros os problemas a resolver,
viagem, que ficou conhecida como                                                             para levar a cabo esta empresa. A viagem só
                                                                                             poderia ser bem sucedida caso fosse tudo
«Raid Aéreo Lisboa-Funchal». Pre-                                                            planeado detalhadamente. Um dos desafios
                                                                                             mais significativos era o desenvolvimento
sidida pelo Vice-almirante Director                                                          de um processo de navegação que permitis-
                                                                                             se conduzir em segurança a aeronave sobre
da Comissão Cultural de Marinha,                                                             a imensidão do oceano. Na realidade, em
                                                                                             1919 tinha ocorrido uma viagem de aviado-
a cerimónia de inauguração contou                                                            res americanos que atravessaram o Atlântico
                                                                                             Norte. Contudo, estes não tinham utilizado
com a presença de inúmeros convi-                                                            nenhum método especial de posiciona-

dados. A exposição estará patente                                                                 25REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2011

ao público, no Pavilhão das Galeo-

tas até 24 de Junho.

A viagem foi realizada em 22 de

Março de 1921. Nessa data, voaram

de Lisboa para o Funchal, os oficiais  Os protagonistas do Raid Aéreo.
de Marinha Gago Coutinho, Saca-

dura Cabral e Ortins de Bettencourt, acom- mas provas necessárias à obtenção do brevet
panhados do mecânico francês Roger Sou- militar de piloto, em Chartres, França, tendo
biran a bordo do hidroavião Felixstowe F.3. sido classificado como “très bon pilote”. Foi

Os personagens                            o grande dinamizador da Aviação Naval e o
                                          principal mentor do projecto de travessia aé-

Gago Coutinho (Lisboa, 17 de Fevereiro rea do Atlântico Sul. A 6 de Janeiro de 1925,

de 1869 — Lisboa, 18 de Fevereiro de 1959). Sacadura Cabral é oficialmente dado como

Oficial de Marinha. Personagem pluriface- desaparecido na queda e perda do aparelho

tada, distinguiu-se em diversos campos do que pilotava em 15 de Novembro do ano an-

conhecimento: navegação, geodesia e história terior, na viagem aérea de Amesterdão para

da náutica. Dotado de elevado espírito crítico, Brest.

é autor de uma imensa obra sobre os mais  Manuel Ortins de Bettencourt (Gracio-

variados assuntos. Foi ele o responsável pelo sa, 12 de Julho de 1892 – Estoril, 8 de Julho

desenvolvimento dos instrumentos e dos de 1969). Oficial de Marinha, frequentou o

processos de cálculo usados na viagem aé- curso de piloto, nos Estados Unidos, tendo

rea Lisboa-Funchal, de 1921. Gago Coutinho recebido o brevet em Junho de 1920. Partici-

e Sacadura Cabral trabalharam juntos em pou em todas as actividades de preparação

África. Sacadura conhecia bem as capacida- da viagem Lisboa-Rio de Janeiro, estando
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