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EVOCAÇÃO DO RAID AÉREO LISBOA-FUNCHAL
1921-2011
Fernando Pessoa escreveu um dia: «Deus des científicas do seu companheiro. Por esse prevista a sua participação na viagem. Aca-
bou por se optar que ele não integrasse a
quer, o Homem sonha, a Obra nasce»! motivo convidou-o para se associar a esta em- mesma, como co-piloto, devido às caracte-
rísticas da aeronave escolhida. No entanto,
Introdução presa, ciente que seria a pessoa indicada para foi ele o co-piloto da viagem de preparação,
resolver os problemas de navegação. entre Lisboa e o Funchal, em 1921. No cam-
A aviação nasceu no dealbar do século po da aviação foi Comandante do Centro de
Sacadura Cabral (Celorico da Beira, 23 de Aviação Marítima. Mais tarde foi deputado
XX. Sacadura Cabral, um dos pioneiros da Maio de 1881 - Desaparecido entre Amester- e Ministro da Marinha.
aviação em Portugal, teve um sonho. Em dão e Brest em 15 de Novembro de 1924). In-
1922 ocorreu o primeiro centenário da in- gressou na Marinha com 16 anos. Mais tar- Roger Soubiran (Pau (França),
dependência do Brasil. Para comemorar de, em 9 de Março de 1916 concluiu as últi- ? – Pau (França), 1979). Engenheiro
condignamente essa data, propôs-se aeronáutico francês. Possuía tam-
bém brevet de piloto. Sacadura Ca-
realizar uma viagem aérea entre Lis- bral conheceu-o em 1916 quando
frequentou o curso de pilotagem
boa e o Rio de Janeiro. em França. Soubiran veio para Por-
tugal em 1916, como mecânico dos
A viagem mencionada no pará- primeiros hidroaviões da Marinha
Portuguesa, convidado por Saca-
grafo anterior ficou mundialmente dura. No nosso país assumiu um
papel extremamente importante na
conhecida. No entanto, um dos formação dos mecânicos portugue-
ses da aviação. Participou na viagem
factores principais para o suces- aérea Lisboa-Funchal, de 1921, como
mecânico. Salvou Gago Coutinho
so da mesma foi a cuidada pre- das chamas, quando o hidroavião
se incendiou na viagem de regresso
paração de toda a empresa. Essa do Funchal. Participou ainda como
mecânico na equipa que, a bordo do
preparação implicou, entre outros cruzador República, apoiou a viagem
aérea Lisboa-Rio de Janeiro, de 1922.
aspectos, a realização de uma via-
A navegação aérea
gem mais curta, no ano anterior. A
A aviação dava os seus primeiros
viagem serviu para testar um ino- passos, nestas décadas iniciais de
Novecentos. Era necessário «inven-
vador método de navegação aérea, tar» praticamente tudo. Não existia
experiência de grandes viagens so-
desenvolvido por Gago Coutinho. bre os oceanos. O alcance dos avi-
ões era bastante limitado, devido
O Museu de Marinha inaugu- à quantidade de combustível que
transportavam. Era fundamental seguir
rou, no passado dia 23 de Março, um percurso directo. Tal só era possível se
existisse um processo rigoroso de navegação
uma exposição temporária evo- aérea. Caso contrário, a viagem acabaria no
meio do oceano, quando se esgotasse o com-
cativa dos 90 anos desta primeira bustível.
Eram inúmeros os problemas a resolver,
viagem, que ficou conhecida como para levar a cabo esta empresa. A viagem só
poderia ser bem sucedida caso fosse tudo
«Raid Aéreo Lisboa-Funchal». Pre- planeado detalhadamente. Um dos desafios
mais significativos era o desenvolvimento
sidida pelo Vice-almirante Director de um processo de navegação que permitis-
se conduzir em segurança a aeronave sobre
da Comissão Cultural de Marinha, a imensidão do oceano. Na realidade, em
1919 tinha ocorrido uma viagem de aviado-
a cerimónia de inauguração contou res americanos que atravessaram o Atlântico
Norte. Contudo, estes não tinham utilizado
com a presença de inúmeros convi- nenhum método especial de posiciona-
dados. A exposição estará patente 25REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2011
ao público, no Pavilhão das Galeo-
tas até 24 de Junho.
A viagem foi realizada em 22 de
Março de 1921. Nessa data, voaram
de Lisboa para o Funchal, os oficiais Os protagonistas do Raid Aéreo.
de Marinha Gago Coutinho, Saca-
dura Cabral e Ortins de Bettencourt, acom- mas provas necessárias à obtenção do brevet
panhados do mecânico francês Roger Sou- militar de piloto, em Chartres, França, tendo
biran a bordo do hidroavião Felixstowe F.3. sido classificado como “très bon pilote”. Foi
Os personagens o grande dinamizador da Aviação Naval e o
principal mentor do projecto de travessia aé-
Gago Coutinho (Lisboa, 17 de Fevereiro rea do Atlântico Sul. A 6 de Janeiro de 1925,
de 1869 — Lisboa, 18 de Fevereiro de 1959). Sacadura Cabral é oficialmente dado como
Oficial de Marinha. Personagem pluriface- desaparecido na queda e perda do aparelho
tada, distinguiu-se em diversos campos do que pilotava em 15 de Novembro do ano an-
conhecimento: navegação, geodesia e história terior, na viagem aérea de Amesterdão para
da náutica. Dotado de elevado espírito crítico, Brest.
é autor de uma imensa obra sobre os mais Manuel Ortins de Bettencourt (Gracio-
variados assuntos. Foi ele o responsável pelo sa, 12 de Julho de 1892 – Estoril, 8 de Julho
desenvolvimento dos instrumentos e dos de 1969). Oficial de Marinha, frequentou o
processos de cálculo usados na viagem aé- curso de piloto, nos Estados Unidos, tendo
rea Lisboa-Funchal, de 1921. Gago Coutinho recebido o brevet em Junho de 1920. Partici-
e Sacadura Cabral trabalharam juntos em pou em todas as actividades de preparação
África. Sacadura conhecia bem as capacida- da viagem Lisboa-Rio de Janeiro, estando