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mento. Para conhecerem a sua posição ce-se o facto de ele ser uma pessoa com          esta adaptação não consistia na simples
                                                                                      utilização dos instrumentos e métodos de
recorreram a navios que estavam afasta- uma enorme experiência no campo do            cálculo da navegação marítima para a aé-
                                                                                      rea. Ele próprio alerta para esse facto, num
dos 60 milhas uns dos outros, sobre um posicionamento. Desde os seus primeiros        pequeno texto que publicou no nº 14 da
                                                                                      revista O Automóvel, no qual explica a sua
percurso previamente combinado. Bas- tempos de jovem oficial embarcado que            proposta de navegação aérea:

tava aos hidroaviões seguir um caminho ele escrevia textos sobre assuntos relacio-                        «O navegar um aeroplano

que passasse sobre esses navios, para nados com a navegação. Mas foi em terra                         por cima do mar não é pro-

atingirem o seu objectivo.                  firme que ele mais desenvolveu essas                      blema tão fácil, como a muita

Em Portugal, no ano de                                                                                gente poderá parecer, mesmo

1920, também se tentou voar                                                                           que haja boas condições de

pela primeira vez para o Fun-                                                                         tempo, e não falte o Sol para

chal. Foram protagonistas                                                                             as observações astronómicas,

desta aventura outros dois                                                                            nem os instrumentos pró-

pioneiros da nossa aviação:                                                                           prios para o observar.

Brito Pais e Sarmento de Bei-                                                                             Não se julgue que basta

res. Usaram um avião que                                                                              convidar, como se fosse para

tinha combatido na Primeira                                                                           um passeio a Setúbal, um ofi-

Guerra Mundial e que ne-                                                                              cial da marinha ou um capi-

cessitou de uma profunda                                                                              tão da marinha mercante, que

reparação para ter condições                                                                          embarcaria no aeroplano com

para voar. Não se sabe exac-                                                                          um cronómetro, um sextante

tamente quanto tempo voa-                                                                             vulgar, tábuas náuticas e al-

ram e acabaram por amarar                                                             manaque, e, é claro, a sua muita experiência

de emergência, por falta de                                                           de navegação astronómica em navios».
combustível. A distância que O hidroavião Felixstowe F.3.
                                                                                         Quais foram efectivamente esses contri-
percorreram daria para eventualmente che- capacidades. Participou em trabalhos de     butos de Gago Coutinho para a navegação
                                                                                      aérea? Este assunto está amplamente divul-
garem ao Funchal. No entanto, o principal levantamentos geodésicos em diversas        gado, uma vez que os autores da proeza de
                                                                                      1922 deixaram imensos textos, nos quais
problema que levou a que a sua missão não colónias portuguesas de África, assim       explicam o método que usaram e o funcio-
                                                                                      namento dos instrumentos que desenvol-
tivesse sido bem sucedida foi a falta de um como em Timor. Tratava-se de trabalhos    veram para o efeito. A título de exemplo,
                                                                                      refira-se que nos Anais do Clube Militar Naval
processo fiável de navegação.               extremamente exigentes. Os locais onde    publicaram um mesmo artigo, sobre nave-
                                                                                      gação aérea, em quatro línguas diferentes:
Sacadura Cabral, o grande obreiro da efectuavam os levantamentos situavam-            português, francês, inglês e alemão. Estes
                                                                                      relatórios dos protagonistas têm sido repro-
viagem Lisboa-Rio de Janeiro, preocupou- -se, em muitos casos, em zonas inóspitas     duzidos inúmeras vezes, pelo que são de
                                                                                      consulta fácil para quem pretenda conhecer
-se com todos os detalhes de planeamento. e sem qualquer possibilidade de apoio       em detalhe as principais inovações introdu-
                                                                                      zidas na navegação.
Estudou as tentativas anteriores de realizar para fazer face aos problemas que sur-
                                                                                         Apesar do que ficou escrito no pará-
viagens oceânicas mais longas. Procurou giam. O sucesso dessas missões dependia       grafo antecedente, não queremos dei-
                                                                                      xar de mencionar aqui, resumidamente,
conhecer em detalhe as características das muitas vezes da perícia dos participantes  quais foram esses contributos. Em tra-
                                                                                      ços gerais, os problemas colocados pela
aeronaves disponíveis, para perceber se es- para resolver os problemas técnicos que   navegação aérea são os que se indicam
                                                                                      em seguida.
tas apresentavam capacidade para percorrer os instrumentos apresentavam. Por esse

os percursos que permitiriam o sucesso da motivo, Gago Coutinho tornou-se um es-

sua viagem. Para que tudo corresse bem, ele pecialista em instrumentos de observação

entendeu, desde o primeiro momento, que astronómica. Por outro lado, era necessá-

precisava do apoio de alguém com capaci- rio encontrar, muitas vezes no próprio

dade para desenvolver um processo rigoro- terreno das observações, solução para os

so de posicionamento. Conforme afirmado desafios científicos que surgiam.

anteriormente, ele conhecia bem as capaci-  Com esta experiência, não admira que

dades intelectuais de Gago Coutinho. Por Gago Coutinho fosse um conhecedor expe-

esse motivo, decidiu convidar o seu antigo rimentado dos procedimentos de posicio-

companheiro das missões geodésicas em namento em terra e no mar. O seu principal

África para colaborar no seu projecto.      contributo consistiu «simplesmente» em

Gago Coutinho foi o grande obreiro adaptar as técnicas que ele tão bem domi-

desse método de navegação aérea. Real- nava para o novo meio, o ar. No entanto,

 Na Baía do Funchal.

26 JUNHO 2011 • REVISTA DA ARMADA
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