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REVISTA DA ARMADA | 487
DIREÇÃO DO SERVIÇO DE PESSOAL
LIGAÇÃO ÀS PESSOAS
A Direção do Serviço de Pessoal (DSP) tem por missão a administração dos militares, militarizados e civis da Marinha, com exceção dos
quadros e mapas privativos de outros organismos.
Para que possa executar a sua missão de administração dos recursos humanos e, de facto, ser uma mais-valia tanto para a instituição
como para as pessoas, é indispensável que comunique com cada um dos organismos que serve, e com cada um dos militares, militari-
zados e civis que lhe compete gerir.
Com os organismos – para poder antecipar necessidades cada Neste momento, com o indispensável apoio da Superintendên-
vez mais dinâmicas; com as pessoas – para, ouvindo-as, co- cia dos Serviços de Tecnologias da Informação, encontra-se em
nhecer os seus anseios. Só assim será possível otimizar recursos desenvolvimento uma nova aplicação para recolha e tratamento
progressivamente mais escassos, ajustando as necessidades da dos dados das entrevistas e dos questionários a serem preenchi-
organização aos objetivos dos seus servidores, a todos os níveis. dos online, afigurando-se próxima a data em que será disponibi-
lizada a possibilidade de atualização da entrevista, online, em ja-
Nem sempre será possível compatibilizar os interesses indivi- nelas da carreira dos militares, de modo a que as colocações e as
duais com os da instituição! Nesses casos prevalecerá a soberania escolhas para cursos e estágios tenham cada vez mais em conta o
da missão. Contudo, o envolvimento das pessoas na decisão faci- perfil de carreira ambicionado pelo militar.
lita o encontro de plataformas de interesse comum e, não menos
importante, diminui a litigiosidade. A segunda iniciativa resulta da criação do Gabinete de Perspeti-
va de Género (GPG) que se destina a assegurar que o género seja
Tendo em conta o universo gerido pela DSP, cerca de 10 000 também um fator sustentado de otimização de desempenho na
pessoas, foram sendo encontradas, ao longo dos tempos, as fer- Marinha. Para tal, o GPG pretende ser um “espaço” na organiza-
ramentas mais apropriadas para comunicar decisões, difundir ção onde os militares, militarizados e civis, de ambos os sexos, pos-
normas e procedimentos, transmitir ordens e, mais recentemen- sam colocar as suas questões, sugerir possíveis alterações e rece-
te, aconselhar e ouvir. A evolução tecnológica tem sido um pre- ber orientação no âmbito da sua vida profissional, a par com a sua
cioso auxiliar do aumento da proximidade entre a DSP e as pes- vida pessoal. Paralelamente, funcionar como uma “ferramenta” da
soas que gere, sendo agora possível incrementar o envolvimento gestão para conhecer e potenciar os seus recursos humanos, in-
dos próprios nas decisões que sobre si impendem, através de um dependentemente do seu género, em prol da missão da Marinha.
conjunto de iniciativas de aproximação e ligação direta da admi-
nistração às pessoas que importa divulgar para que mais depres- São objetivos do GPG:
sa atinjam os seus objetivos. • Introduzir a perspetiva de género nas áreas onde se possa
verificar discriminação;
A primeira é a reformulação e alargamento do conceito do Ga- • Colaborar no desenvolvimento de estudos relativos à pers-
binete de Gestão de Carreiras (GGC). petiva de género;
• Apoiar a decisão da DSP nas temáticas relativas ao género,
O GGC foi uma iniciativa inovadora e louvável que levou a cabo, tendo como pressuposto a valorização positiva da diferença entre
até dezembro de 2012, 822 entrevistas presenciais a oficiais até géneros com vista ao cumprimento da missão da Marinha;
ao posto de capitão-de-fragata. • Propor ou apresentar medidas que permitam transpor as
disparidades entre géneros que subsistem na estrutura e dinâmi-
No âmbito da reestruturação da DSP, o GGC foi integrado na ca da organização;
Secção de Planeamento e Carreiras da Repartição de Gestão de • Apoiar e informar os militares, militarizados e civis relativa-
Pessoal, de modo a que os resultados das entrevistas pudessem mente às medidas de apoio à parentalidade no âmbito da Marinha;
mais facilmente ser tidos em conta na gestão corrente dos en- • Acolher e fazer o encaminhamento dos processos em que
trevistados. Por outro lado, havendo uma organização mais ro- seja sentido que a dignidade foi posta em causa devido a fatores
busta, poder-se-ia imaginar um alargamento crescente do uni- de género.
verso entrevistado. Neste início de atividade o GPG irá privilegiar o contacto com as
pessoas através de visitas a grandes unidades, mas já está dispo-
Assim, em 2013, com o envolvimento dos oficiais com forma- nível para contactos, incluindo presenciais, na DSP, sobre assun-
ção superior em Psicologia, foi: tos do seu âmbito.
A terceira iniciativa tem o sugestivo nome de “A Minha Página” e
• reformulado o questionário de orientação de carreira; tem como finalidade ligar, a distância, a DSP a todos os militares, milita-
• criado um guião para as entrevistas presenciais; rizados e civis da Marinha, de forma direta e permanente, disponibili-
• efetuadas 48 entrevistas de carreira aos oficiais oriundos zando serviços e informação de caráter pessoal de forma segura e sem
dos cursos da EN que ingressaram nos QP nos últimos dois anos; necessidade de deslocação, permitindo a interação a distância para
• criado um questionário para preenchimento online, acessível aos atualização de dados pessoais, interesses e perspetivas de carreira.
militares que já tenham realizado a “entrevista de carreira”, oferecen-
do-lhes a hipótese de atualizar a informação anteriormente prestada.
Durante o ano corrente está previsto alargar a entrevista pre-
sencial aos sargentos que terminaram o CFS e, a breve trecho,
também aos sargentos que terminarem o CPSC.
14 JULHO 2014