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REVISTA DA ARMADA | 523



          OS GASTOS GLOBAIS NA DEFESA


          NUMA PERSPETIVA GEOPOLÍTICA




          O MUNDO ESTÁ MAIS                 vimento  ou  as  atividades  de  organismos   Estes valores são frequentemente utiliza-
          SEGURO?                           para-militares e de segurança.     dos em alianças de defesa, como forma de
                                              Uma das definições, que tem sido utili-  quantificar e comparar o esforço despen-
            stará o mundo mais seguro? Ante a   zada por diversas organizações, nomea-  dido pelos aliados. Uma das constatações
         Ecomplexidade das relações entre ato-  damente o Stockholm International Peace   possíveis dentro da NATO, por exemplo, é
          res regionais e globais, a par da diferença   Research  Institute  (SIPRI)  tem  consistido   que não obstante os gastos na defesa da
          que se pode observar dentro de uma   na inclusão dos seguintes gastos:  Turquia serem 2,5 vezes superiores aos da
          mesma região de diferentes perceções   •  Forças Armadas;            Grécia, representam um “esforço” de pra-
          de segurança, a resposta dependerá das   •  Ministério da Defesa e outras agências   ticamente metade, em relação ao PIB dos
          perspetivas de análise. Uma das perspeti-  envolvidas em projetos de defesa;  respetivos  países  (dados  estimados  pela
          vas possíveis é através da observação dos   •  forças para-militares treinadas e equipa-  NATO para 2016).
          gastos na defesa.                   das para o desempenho de operações   Saliente-se que a decomposição do valor
           Os valores destes gastos, ainda que não   militares;                de gastos na defesa em componentes,
          sejam determinantes para uma ques-  •  pessoal militar e civil;      como o equipamento, pessoal, infraestru-
          tão tão complexa como a segurança, são   •  pensões de reforma do pessoal militar;  turas e operações, permite depreender
          geralmente  indiciadores  de  múltiplos   •  serviços sociais para militares e familiares;  uma ideia aproximada do output do inves-
          aspetos que a podem degradar ou melho-  •  operações e manutenção;   timento na defesa.
          rar. Numa perspetiva clássica, a segurança   •  aquisições;            Ainda  a  título  de  exemplo,  a  utilização
          consiste em assegurar a independência, a   •  desenvolvimento e investigação;  destas componentes permite estabele-
          soberania, a integridade territorial e a uni-  •  construção e manutenção de infraestru-  cer  comparações,  nomeadamente  entre
          dade do Estado. Outras abordagens mais   turas militares;            os  gastos  na  defesa  da  Bélgica  que  são
          abrangentes incluem adicionalmente a   •  ajuda militar (doações).   distribuídos por 2,17% em equipamento,
          integridade das pessoas e dos bens; o   Por outro lado, não são considerados os   80,80% em pessoal, 0,65% em infraestru-
          bem-estar e a prosperidade, a liberdade   gastos com defesa civil, desmobilização,   turas  (incluindo  as  comuns  da  NATO)  e
          de ação política dos órgãos de soberania   conversão de infraestruturas de produção   16,38% em operação, manutenção, investi-
          e  o  regular  funcionamento  das  institui-  de armamento e despesas com destruição   gação e desenvolvimento, enquanto os do
          ções democráticas. Desta forma, a título   de armamento.             Reino Unido são distribuídos por 23,41%,
          de  exemplo,  referem-se  alguns  fenóme-  A  definição  utilizada  pela  NATO  difere   36,13%, 2,36% e 38,10% respetivamente.
          nos que podem degradar a segurança: o   ligeiramente, na medida em que inclui   Como curiosidade, refere-se que os dados
          crime  organizado,  o  tráfico  de  armas,  o   mais alguns gastos, nomeadamente os   de Portugal são de 9,34% (equipamento),
          terrorismo, a destruição de recursos natu-  relacionados com  o  desmantelamento   77,98% (pessoal), 0,06% (infraestruturas) e
          rais e conflitos armados ou não armados.  de infraestruturas, equipamento militar   12,53% (operação, manutenção, investiga-
           Tirando-se  uma  “fotografia”  global  dos   e  a  comparticipação  em  infraestruturas   ção e desenvolvimento).
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          gastos na defesa, podem-se tentar extrair   comuns da NATO .           As atuais orientações da NATO são para
          algumas deduções relativamente a diver-  Não  obstante  as  definições  adotadas,   que  os seus membros despendam 2%
          sos aspetos de segurança e defesa.  será naturalmente imprescindível que, na   do  PIB  na  defesa  e  20%  desse  valor  na
           Antes de aprofundar a análise, importa   comparação ou análise destes dados, se   componente de equipamento, conforme
          estabelecer,  por  rigor  metodológico,  o   tente utilizar a mesma referência.  consta na declaração da cimeira da NATO
          que se entende por gastos na defesa.   Daqui  se  pode  concluir  que  os  valores   de Gales (2014).
                                            dos gastos na defesa, para um mesmo   Um  valor  baixo  de  gastos  na  defesa
          O QUE SÃO OS                      Estado podem variar substancialmente   relativamente às ameaças percecionadas
          “GASTOS NA DEFESA”                consoante as definições aplicadas.  pode fazer comprometer o efeito dissua-
          E O QUE REFLETEM?                   Este  valor  representa,  assim,  a  quanti-  sor ou tornar todo o potencial de defesa
                                            ficação  numérica  do  esforço  monetário   muito reduzido perante ameaças iminen-
           Diferentes Estados, organismos e organi-  que um Estado despende na sua defesa,   tes. Por outro lado, um valor elevado pode
          zações podem contabilizar para os gastos   refletindo  um  input no “mecanismo de   levar a uma militarização, com impacto na
          na defesa, também chamados de despe-  defesa”, podendo não haver uma corres-  vida económica do Estado ou indicar uma
          sas militares, dados divergentes.  pondência direta no  output ao nível de   potencial ameaça causada pelo esforço
           Há a possibilidade de utilizar um menor   capacidades ou segurança.  de equipamento e preparação para uma
          número de dados, como por exemplo uni-  Da  relação  entre  os  gastos  na  defesa   eventual agressão, que poderá induzir a
          camente os orçamentos dos Ministérios   com o Produto Interno Bruto (PIB) de um   uma reposta dos potenciais contendores
          (ou Departamentos) de Defesa, ou diferen-  país ou o crescimento económico, pode-  com um aumento recíproco de gastos na
          temente, maximizar os dados e elementos   -se inferir qual o compromisso político de   defesa.  Estas  ações,  podem  consubstan-
          que concorrem efetivamente para a com-  um país com a defesa em relação a outras   ciar  o  designado  “dilema  de  segurança”
          ponente de defesa, onde se podem incluir   atividades do Estado, como sejam, a título   ou  “espiral  de  segurança-insegurança”,
          investimentos em investigação e desenvol-  de exemplo, a educação ou a saúde.  na qual um Estado, ao aumentar a sua


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