Page 341 - Revista da Armada
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de um estado: a nação que controla o mar detém e, porque os quadros das differentes classes, quer (38) Um desenho existente no AGM que representa
o factor decisivo na guerra moderna. Os seus trabalhos se trate d´officiaes, quer se trate d´outras praças, os estragos provocados pelo encalhe, permite ver que
foram de grande importância numa época em que as são insufficientes, não faltaram as passagens feitas não houve rombo, mas as deformações sofridas foram:
potências faziam uma corrida aos armamentos. á ultima hora que tão perniciosas são para o serviço da proa à baliza 21 a BB e entre as balizas 39 a 95 a EB.
(16) Telo, op.cit. e tão incommodas para aquelles a quem cabem (39) … “E é deste feito de armas, de uma grandeza
(17) Os primeiros navios da Marinha com propulsão por sorte”. Annaes CMN, 1901. sem igual, que deve a Marinha de Guerra Portugueza,
por turbinas a vapor. (27) Annaes do CMN, 1902. poder também ufanar-se de terem todos os comboios,
(18) Desta guarnição fazia parte um dos alunos (28) A coroação de Eduardo VII realizou-se dados pelos seus navios, realizado o seu objectivo:
do primeiro curso de engenheiro maquinista na Escola em 9 de Agosto. Portugal esteve representado pelo Não de perdeu um unico transporte de tropas,
Naval (1869-71), o então Maquinista de 1ª classe cruzador "D. Carlos I" na revista naval de Spithead. um unico navio dos que foram confiados á escolta
Francisco António Sequeira. (29) Ainda eram assim as comunicações… dos nossos contra-torpedeiros ou caça-minas”…
(19) Annaes do CMN, 1900. (30) O Mar sempre foi muito democrático: enjoam Anais do CMN, JAN/MAR 1924, A acção da Marinha
(20) 27 de Agosto a 9 de Setembro. príncipes e grumetes … de Guerra Portuguesa na Grande Guerra,
(21) O Cte. Morais e Sousa marcou o cruzador "D.Carlos (31) A decisão de enviar o navio a Argel foi tardia, CFRAG Almeida Henriques
I". Foi o seu comandante de Julho de 1900 a Março pelo que, apesar de ter efectuado a viagem a 17 nós, (40) …”O serviço de comboios é também
de 1903, exonerado do comando por ter sido o navio chegou atrasado. imperiosamente exigido pelo elevado número
promovido a contra-almirante, continuou embarcado (32) Carlos Figueira Rêgo, talvez o único oficial de afundamentos praticados pelos submarinos inimigos.
como chefe da divisão naval de reserva, cargo de marinha dos tempos modernos que nasceu a bordo Da nossa frota mercante, cujos comandantes dão
que exerceu até Abril de 1906. de um navio de guerra. Licenciou-se em medicina sempre prova de grande valentia e elevado espírito
(22) Não participou em 1906 por estar em fabricos em 1931. O Dr. Rêgo ingressou na Armada em 1935. patriótico, “que eloquentemente ressalta da leitura
em Inglaterra. Serviu em diversos navios, no Hospital de Marinha dos seus protestos e relatórios de mar, temos 97 navios
(23) Na edição de 13 de Outubro do DN era referido: e na Escola Naval. Atingiu o posto de capitão afundados, no total de 104142 toneladas” … Anais
“Foi hontem dada ordem para que a bordo do cruzador de mar-e-guerra MN e, entre outros, desempenhou do CMN, 1924, CFRAG Almeida Henriques, op. cit..
“D. Carlos” sejam convenientemente preparados o cargo de Sub-director do Hospital da Marinha. (41) Ambos os registos se encontram no AGM.
aposentos destinados a suas magestades el-rei e rainha, (33) Como já referimos, a situação social e política (42) Numa das últimas navegações o comandante
trabalho a que com toda a urgência se vae do país dava sinais de grande agitação. A Marinha determinou “que sob a minha responsabilidade
proceder.Implicitamente se fica sabendo, pois, que suas não era excepção. o navio sahiria … foi dispensada a destillação
magestades regressarão do Porto a bordo d´aquelle (34) O vice-almirante Moraes e Sousa foi exonerado para os tanques da aguada … desde a sahida
cruzador”… No dia 18 era notícia: … “o sr. ministro do cargo de chefe da divisão de reserva em 11 de Abril. de Lisboa as chapas do contrafundo tem aberto
da Marinha foi a bordo do “D. Carlos” examinar (35) A bandeira foi transportada num cofre em madeira novos furos que se tem tapado com dificuldade”…
as instalações destinadas a suas magestades”… trabalhada, construído no Arsenal de Marinha. (43) A encomenda de novos tubos e distribuidores
(24) O plano Jacinto Cândido permitia alguma Este cofre existe e está em exposição no Museu para as máquinas chegou a ser concretizada.
afirmação da Marinha… de Marinha. Com a Inglaterra, o país originário dos equipamentos,
(25) Pertence-lhe o mais longo reinado da História, (36) Nestes exercícios foi afundado a torpedo o pontão em guerra, todo o esforço da indústria era canalisado
de 1837 até à data da sua morte. "Pedro Nunes" que ainda serviu na Marinha como para a sua Marinha, pelo que se sentiram grandes
(26) A decisão de enviar o navio foi tomada em transporte à vela. Tinha sido anteriormente o clipper dificuldades no reequipamento do navio. Indecisões
Conselho de Ministros. O tempo que decorreu entre “Thermopylae”, um dos navios mais famosos da rota de ordem superior, mas também de carácter técnico,
esta decisão e a largada foi inferior a 24 horas, do chá. foram acentuando o atraso do início da reparação,
“depois de prevenidos de noite os officiaes e mais praças (37) A emigração para a América do Sul era um precipitando o fim do navio.
da guarnição, feitas as requisições necessárias fenómeno crescente. Houve deserções em todos (44) Ou as contaram aos seus netos, aumentando
de combustível e aguada, feitos os diversos ranchos, os navios presentes nas comemorações. a altura das vagas (o SW rijo acaba sempre quando ….).