Page 90 - Revista da Armada
P. 90
lha da casa de navegação que dentemente, tinha tido um deslo- bordo e haveres pessoais. Nos mundial. Aqui os instruendos
tinha que se manter aberta para camento para ESE, tal como se dias seguintes, como que para andaram sempre envolvidos em
que os marinheiros do leme pu- perseguisse o navio. compensar, esteve um Sol inúmeras actividades organi-
dessem governar. Durante o decorrer do dia o radioso e os oficiais aproveitaram zadas pela Câmara Municipal,
Com algum esforço e risco vento foi diminuindo lentamente o ensejo para fazer uma desde passeios a touradas, houve
alguns marinheiros conseguiram de intensidade assim como a exposição na zona de ré com as de tudo. Estas actividades culmi-
recolher o material que se en- vaga e ao fim do dia os cozi- suas roupas, calçado e outros naram com um agradável jantar
contrava espalhado pelo convés nheiros lá tentaram fazer uma objectos pessoais. A exposição de despedida na Casa do Peixe,
e pregar precariamente algumas massa de bacalhau, a primeira encerrou quando já se encontra- tendo sido convidados também
tábuas sobre os vidros partidos refeição (tentativa) após 24 horas va tudo seco. A pouco e pouco a o Comandante e Oficiais, du-
do albói enquanto o restante pes- em que houve quem comesse vida de bordo foi voltando ao rante o qual actuou um grupo de
soal disponível, independente- apenas bolachas ou sandes, ou- normal, mantinham-se apenas folclore da ilha que com os seus
mente do posto, tentava, de tros nem por isso ... algumas avarias: os equipamen- cantares melancolicamente car-
balde na mão ou com qualquer acterísticos da Terceira despertou
outro recipiente utilizável para o em todos os presentes as sau-
efeito, esgotar a água da zona dades de casa, ou a nostalgia da
dos oficiais. Passado pouco partida no dia seguinte. O próxi-
tempo uma vaga enorme sub- mo porto seria Aveiro e o fim da
mergiu toda a popa e casa de viagem.
navegação não dando tempo a Navegou-se com bom tempo
que se fechasse a escotilha desta. rumo ao continente o que fez
A grande quantidade de água com que se chegasse mais cedo
que entrou danificou todos os dando ainda oportunidade de
equipamentos de comunicações, fundear nas Berlengas antes da
de navegação, as suas alimen- chegada a Aveiro. O ambiente
tações eléctricas e o próprio marcadamente marítimo destas
quadro eléctrico, houve mesmo ilhas, dominado pelo farol, que
quem levasse choques de algu- lá do alto despedia feixes de luz
ma intensidade. por entre o nevoeiro, não podia
Para a navegação apenas ser mais adequado para a última
restavam utilizáveis as cartas da Navio no furacão. noite (não o foi, mas foi sentida
navegação ainda que molhadas, como tal) dos instruendos a
uma pequena bússola magnética Finalmente, a partir da meia- tos de comunicações, a girobús- bordo. Trocavam-se moradas,
de escaler, utilizada até ao noite o vento baixou para valores sola, a agulha magnética, entre contactos e abraços, faziam-se
momento apenas para efeitos de normais e a ondulação, apesar outros, continuavam avariados. promessas de visitas, tiravam-se
decoração na câmara de oficiais, de mais renitente, lá ia diminuin- O governo fazia-se a partir do fotografias, saltavam algumas
e o sextante que era inútil com o do também. A tempestade tinha GPS, através de frequentes or- lágrimas rebeldes... Era esta a
céu completamente encoberto. passado... E o “Creoula”, apesar dens de leme para os marinhei- azáfama dos instruendos nessa
Algumas horas se navegou nes- de já velhinho, tinha ultrapassa- ros, ou dando estrelas ou o Sol noite que para eles foi de despe-
tas circunstâncias, com os mari- do um dos obstáculos que 25 como referências, com os neces- dida do “Creoula”. Despediam-
nheiros do leme a governarem anos antes era costume enfrentar, sários acertos temporários. -se do navio no qual viveram
pelas indicações do oficial de enquanto jovem lugre baca- Depois de mais alguns dias de tantas aventuras, no qual atraves-
quarto, a olho, procurando sim- lhoeiro nestes mares da Terra viagem, passou-se pela ilha das saram o Atlântico, no qual tra-
plesmente manter a vaga na Nova! Flores, circundando a costa de balharam algumas vezes com
popa. No dia 5 pelas 0330 uma modo a que se pudesse admirar, prazer, outras nem por isso, no
No entretanto os electricistas estação chamou pelo “Creoula”, ainda que de longe, as belezas qual aprenderam coisas sobre os
tentavam reparar as fontes de ali- em inglês, no VHF, era de espe- desta magnifica ilha açoriana. navios, sobre o mar e sobre a
mentação e restabelecer os rar que após mais de 36 horas Seguiu-se para a Horta onde se vida, e no qual, talvez prin-
equipamentos de navegação e sem comunicar já tivesse sido atracou no dia 8 de Setembro cipalmente, fizeram tantas ami-
de comunicações. Após muito despoletado o sistema de busca e pelo meio-dia. A estadia na zades.
trabalho conseguiu-se recuperar salvamento e que estivessem à Horta caracterizou-se essencial- O dia seguinte já não era para
apenas o GPS e o VHF, e mais nossa procura. De facto, era um mente pela azáfama na repa- o “Creoula”, era tempo de pensar
tarde o radar, que no entanto avião de busca e salvamento ração de equipamentos e outro no regresso, nos pais, nos ami-
não servia para nada por causa canadiano ao qual foi reportado material como a bitácula ou o gos, de reajustar as ideias para a
da forte surriada que envolvia o que todos se encontravam bem a albói, e nas limpezas do navio outra vida que ficou em terra, e
navio. Por volta das 8 horas do bordo e que o navio se encontra- principalmente do exterior com que retomariam em breve...
dia 4 a pressão começou a subir va sem comunicações, para além as inerentes pinturas. Ainda
ligeiramente após ter atingido disto pediu-se-lhe que reportasse houve, no entanto, algum tempo O “Creoula”,... esse fica a
um mínimo de 986 milibares, o estas informações para Lisboa. A para se ir à praia ou ao Peter’s. aguardar por novos instruendos
que correspondia à pressão no viagem prosseguiu (já não com Os instruendos chegaram mes- sedentos de aventura, amantes
centro da depressão segundo as destino à ilha das Flores mas sim mo a ir visitar a ilha do Pico, da brisa e dos largos horizontes
cartas meteorológicas previa- ao Faial tendo em vista o even- utilizando uma das frequentes marítimos, para que lhe soltem
mente recebidas. Efectivamente tual auxilio do pessoal da Estação embarcações que fazem a liga- as amarras, lhe icem as velas, lhe
o furacão estava a passar pratica- Radionaval da Horta na recupe- ção entre a Horta e a Madalena. acariciem o convés e o levem de
mente por cima de nós, apenas ração de alguns equipamentos) Ao fim de dois dias em terra novo por esses mares fora...
ligeiramente a norte (pois não enquanto se fazia o balanço dos largou-se e no dia seguinte pela
houve acalmia, nem mudança danos sofridos, se procurava manhã atracava-se no Porto
brusca da direcção do vento) , o reparar o que fosse possível e se Pipas em Angra do Heroísmo, António Mourinha
que significava que, surpreen- limpava e arrumava o material de belíssima cidade património 2TEN
16 MARÇO 99 • REVISTA DA ARMADA