Page 231 - Revista da Armada
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tituindo uma experiência inigualável para
         os motores Diesel, ainda então na sua
         infância, sendo o primeiro navio equipado
         com este tipo de motores a efectuar uma
         travessia de 1 300 milhas sem escolta.
           De imediato se iniciaram os prepara-
         tivos para a viagem, focando a principal
         preocupação na pouca confiança nos
         motores Diesel, pelo que foi estabelecido
         o seguinte procedimento de segurança:
           1.º - Navegar sempre apenas com um
         motor de combustão, mantendo-se o
         outro como reserva;
           2.º - Manter a bateria sempre carrega-
         da para garantir o maior raio de acção
         dos motores eléctricos;
           3.º - Arribar ao primeiro porto logo
         que deixasse de haver motor de reserva;
           4.º - Só prosseguir a viagem com os
         dois motores de combustão disponíveis e  Primeira viagem do “Espadarte”: La Spézia – Lisboa, 1300 milhas, 76 dias.
         a bateria carregada;
           5.º - Escalar Gibraltar para reabastecer  bordo, ficando pronto no dia 18. Foi grande a  te continuou viagem com destino a Gibraltar,
         de combustível, atendendo ao elevado  curiosidade despertada pelo submersível  onde chegou após 40 horas de navegação, a
         preço do combustível em Lisboa.    durante a sua estadia em Barcelona, sendo  uma velocidade média de 8,5 nós, desta vez,
                                            objecto de muitos artigos na imprensa local. E  sem qualquer avaria digna de registo.
           A primeira largada de La Spézia fez-se em  não era caso para menos, afinal o "Espadarte"  Após reabastecido, o "Espadarte" largou no
         4 de Maio de 1913, mas avarias diversas nos  era o primeiro submersível na Península  dia 2 Agosto com destino à baía de Lagos,
         motores de combustão, obrigaram a arribar  Ibérica, após a vizinha Espanha ter abandona-  onde fundeou no dia seguinte. Na manhã do
         novamente a La Spézia. Após a sua reparação  do o projecto "Peral" em 1890.  dia 4 largou de Lagos, fundeando na baía de
         voltou a largar no dia 21 de Maio. No dia 22,  No dia 20 largou de Barcelona. No en-  Sagres ainda durante a manhã com uma
         foi decidido arribar ao porto de Marselha face  tanto, após diversas avarias, ao pôr-do-sol é  avaria num dos motores eléctricos e no com-
         a nova avaria surgida no motor Diesel de BB.  tomada a decisão de entrar no porto de  pressor do motor de combustão de EB. Após
         Na aproximação ao porto o motor de EB tam-  Valência para serem reparadas as embraia-  reparação com recurso aos sobressalentes de
         bém avariou, sendo feita a entrada utilizando  gens dos dois motores e isolar um cilindro do  bordo, suspendeu ferro e seguiu viagem com
         apenas os motores eléctricos. O estaleiro ita-  motor de EB. Durante a estadia neste porto a  destino a Lisboa, onde entrou pela Barra Sul,
         liano enviou a Marselha uma equipa de  guarnição colaborou na extinção dum  subiu o Tejo e ficou amarrado a uma bóia do
         reparação, tendo ficado pronto a 31 de Maio.  grande incêndio que deflagrou a bordo do  Quadro dos Navios de Guerra, em frente ao
         Mas, após uma tentativa de prosseguir  vapor espanhol "Cortés", o que mereceu altos  Terreiro do Paço, às 09h45mn do dia 5 de
         viagem, entendeu-se preferível voltar para  louvores das autoridades espanholas. Largou  Agosto. Dois dias depois o "Espadarte" foi vi-
         Marselha devido ao enorme temporal que se  no dia 30 de Junho, com algumas limitações,  sitado pelo Ministro da Marinha, Comandan-
         fazia sentir no Golfo de Leão. Retomou a  rumo ao cabo Palos. Novas avarias nas em-  te José de Freitas Ribeiro, após o que seguiu
         viagem no dia 8 de Junho, iniciando então a  braiagens obrigam a arribar a Alicante no dia  para a Doca de Belém que passaria a ser,
         travessia do Golfo de Leão em linha recta  1 de Julho, tendo sido solicitado diverso ma-  desse dia em diante, a sua casa e o local
         aproveitando o bom tempo. No dia seguinte  terial sobressalente ao estaleiro construtor  onde nasceria a primeira base de submer-
         o "Espadarte" arribou a Barcelona por nova  para repor os equipamentos operacionais.  síveis portuguesa, com as respectivas oficinas
         avaria nos motores de combustão. As  Este material chegou no dia 8, ficando a re-  e serviços de apoio.
         reparações foram executadas pelo pessoal de  paração concluída no dia 21. No dia seguin-  Concluiu-se, assim, uma viagem que foi
                                                                               uma autêntica odisseia, digna dos perga-
                                                                               minhos da história naval portuguesa, que
                                                                               serviu simultaneamente como uma ver-
                                                                               dadeira prova de resistência aos motores de
                                                                               combustão Diesel, ainda dentro do período
                                                                               de garantia. Foi concluída em 76 dias, não
                                                                               contando com  a 1ª largada de La Spézia.
                                                                                                Batista de Figueiredo
                                                                                                          CFR EMQ
                                                                                                  Barroso de Moura
                                                                                                         CTEN EMQ
                                                                                                       Costa Canas
                                                                                                           1TEN M
                                                                                             (Conclusão na próxima edição)
                                                                               Notas:
                                                                               1) ALBERGARIA, José Maria Soares de, Motores
                                                                               Diesel do Submersível Espadarte: Primeiros “Diesel”
                                                                               em Portugal?, Anais do Clube Militar Naval,
                                                                               Abril-Junho 1995.
         O “Espadarte” em Barcelona. O 1º submersível da Península Ibérica, despertou grande curiosidade   2) A Vacuum Oils era o único fornecedor de óleos
         e entusiasmo entre os locais.                                         e combustíveis que na altura existia em Portugal.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • JULHO 2000  13
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